Análise e Dicas do Renato Varges: Rodada 20 do Cartola - Canal Cartola Cartoon Brasil

Artur é Unanimidade da Rodada 20 no Cartola

Temos uma rodada entre duas semanas de disputa de Copas. Isso sempre traz dificuldades para a nossa análise dos confrontos e também na previsão dos elencos que os times vão levar a campo para disputar os seus jogos, podendo inclusive dificultar as nossas escalações.

"Até por isso, o atacante Artur, dono de muitas bolas paradas do time do Bragantino, é para mim uma Unanimidade na Rodada. Justamente por isso ele é o dono da Supercotação da Betfair para rodada 20 para participar de gol ou assistência."

É importante ficar de olho se os times mais favoritos da rodada vão colocar os seus principais jogadores em campo. A grande exceção é o Bragantino, um dos maiores favoritos da Rodada e com foco total no Brasileirão. Quem quiser fazer o simples nessa rodada, o caminho é explorar os grandes favoritos.

ANÁLISE DOS CONFROTOS E DICAS DE ESCALAÇÃO


Ceará x Palmeiras | Sáb 30.07 - CASTELÃO - 16h30 - Abertura da rodada, Mercado do Cartola fecha às 16h.

O jogo que abre a rodada é Ceará e Palmeiras, um jogo de análise bem difícil, no qual eu vejo um leve favoritismo do Palmeiras. O alviverde paulista teve uma semana inteira para descansar e treinar e que agora joga para manter a liderança do campeonato enfrentando o Ceará, que, por sua parte, não vem rendendo tanto como mandante.

Não imagino um jogo fácil, nem um placar elástico, mas acredito em vitória do Palmeiras e até com possibilidade de não sofrer gols no confronto. Por isso, como sempre, os defensores do Palmeiras são excelentes opções.

Destaque: Scarpa (MEI); Marcos Rocha (LAT); Gustavo Gomez (ZAG); Weverton (GOL)


Goiás x Coritiba | Sáb 30.07 - SERRINHA - 16h30

Goiás e Coritiba fazem um jogo de pouco interesse para nós cartoleiros. Pela situação das equipes na tabela de classificação este é um "jogo de seis pontos" onde imagino um Coxa jogando pra buscar um pontinho fora de casa e o Goiás tentando manter a boa fase ofensiva e vencer o jogo.

Pensando em escalações, vejo duas opções nesse jogo, o goleiro Tadeu, que vem mantendo uma excelente média no campeonato independente do adversário e o atacante Pedro Raul, grande destaque do time do Goiás e que vem participando de praticamente todos os gols da equipe. O atacante foi o grande responsável pelo empate do Goiás fora de casa contra o time do São Paulo no Morumbi.

O Coxa vem de uma boa vitória em casa contra o Cuiabá, mas é um dos piores visitantes do campeonato. O time não consegue manter o mesmo padrão de jogo dentro e fora de casa, o que torna bastante difícil escalar jogadores do Coxa quando o time visita algum adversário.

Destaques: Tadeu (GOL); Pedro Raul (ATA)


Corinthians x Botafogo| Sáb. 30.07 - NEO QUÍMICA ARENA - 19h

Corinthians e Botafogo fazem o primeiro jogo onde eu enxergo um franco favoritismo de um dos times. O Corinthians jogando em casa conquistou a maioria dos seus pontos no campeonato e sofreu apenas três gols durante o campeonato brasileiro. Com a chegada do atacante Yuri Alberto a tendência é que o time cresça bastante na sua produção ofensiva, ponto fraco da equipe nas primeiras 19 rodadas.

O Botafogo é um time bastante imprevisível e que não tem um padrão de atuação, por isso é sempre um time de difícil analisar, pois pode sempre nos surpreender com o que apresenta. Vejo um jogo muito mais para fazermos apostas na defesa do Corinthians do que propriamente do meio para frente.

Destaques: Cássio (GOL); Gil e Raul Gustavo (ZAG); Adson (MEI); Yuri Alberto (ATA).


Flamengo x Atlético GO | Sáb 30.07 - MARACANÃ - 20h30

Outro grande favorito para a rodada 20 é o Flamengo, mesmo com o time ainda disputando a Copa Libertadores, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, os reforços do rubro-negro credenciam o time a manter o bom desempenho nas três frentes que disputa e isso vem se demonstrando ao longo dos jogos. O Flamengo tem quatro vitórias nos últimos cinco jogos e oito vitórias nos últimos 10 jogos em sequência, mostrando uma grande recuperação dentro do campeonato.

Como mandante, o time tem sofrido pouquíssimos gols enquanto o Dragão vem de cinco derrotas em sequência. Justamente por essa disparidade entre as equipes eu vejo Flamengo como o maior favorito da rodada, independente do elenco que for a campo, até porque, o Flamengo reserva tem feito excelentes partidas inclusive sem sofrer gols.

É importante observar quem o técnico Dorival Júnior colocará em campo nesse confronto, pois pode entrar com time bastante mesclado em vista do confronto pela Libertadores da América contra o Corinthians na próxima semana.

Destaques: Santos (GOL); Rodinei (LAT); Arrascaeta (MEI); Everton Ribeiro (MEI); Pedro (ATA) e Gabriel (ATA).


Internacional x Atlético MG | Dom 31.07 - BEIRA-RIO - 16h

Inter e Galo fazem um jogo de equilíbrio. O Internacional vem de um bom jogo fora de casa contra o Palmeiras, de onde saiu derrotado, mas conseguiu apresentar um bom futebol, fazendo frente à força do Palmeiras como mandante. O time de Mano Menezes vem oscilando bastante nas últimas rodadas e já não tem mais a mesma solidez defensiva que tinha há algumas rodadas.

O time do Galo conta novamente com a presença do técnico campeão brasileiro de 2021, Cuca, que retorna ao time nessa rodada para tentar recuperar as boas atuações do Galo dentro do Campeonato Brasileiro. Justamente por isso vejo um jogo aberto e de gols. Por isso, é importante olharmos muito mais para os bons jogadores do meio para frente do que para as opções defensivas das duas equipes.

Destaques: Hulk (ATA); Edenilson (MEI); Zaracho (MEI), Pedro Henrique (ATA).


Athletico PR x São Paulo | Dom 31.07 - ARENA DA BAIXADA - 16h

Athletico PR e São Paulo fazem um jogo de dois times com foco dividido, pois os dois times ainda estão em três frentes de disputa e isso pode levar os técnicos a poupar jogadores e reduzir o foco e a concentração no Brasileirão.

Pelo momento e forma dos times, Athletico é favorito, mas acredito num jogo de gol pros dois lados aqui. Minha dica é ficar de olho nas prováveis escalações para ver até que ponto podemos explorar esse confronto em nossos times do Cartola.

Destaques: Terans (MEI); Vitor Roque (ATA); Luciano (ATA); Calleri (ATA).


América MG x Avaí | Dom 31.07 - INDEPENDÊNCIA - 18h

América Mineiro e Avaí fazem mais um jogo sem grande interesse para nós cartoleiros. Ambas as equipes "namorando" a zona de rebaixamento e precisando muito da vitória para jogar o adversário no Z4 do campeonato. Pensando em Fantasy games é um jogo do qual ficarei de fora tendo pouquíssimas peças do meu interesse.

Destaques: Cavichiolli (GOL);


Cuiabá x Fortaleza | Dom 31.07 - ARENA PANTANAL - 18h

Cuiabá e Fortaleza fazem um jogo parecido com o confronto analisado anteriormente. Também é um jogo entre duas equipes necessitadas da vitória para fugir da zona de rebaixamento e, portanto, é um outro jogo de seis pontos. Conhecendo os elencos e acompanhando os jogos, diria que o Fortaleza pode surpreender, mas o time não vem entregando o desempenho que nós esperamos.

No entanto, o Cuiabá também vem melhorando seu desempenho desde a chegada do técnico Antônio Oliveira e pode acabar tirando vantagem da necessidade do Fortaleza e explorando os contra-ataques. Considero um jogo com tendência de gols pros dois lados, mas em nada me surpreenderá se esse jogo acabar num zero a zero sem graça.

Destaques: Walter (GOL); Joaquim (ZAG).


Bragantino x Juventude | Dom 31.07 - NABI ABI CHEDID - 19h

Bragantino e Juventude fazem o terceiro jogo da Rodada em que eu gostaria de destacar um grande favorito. Portanto, a rodada 20 tem Flamengo, Corinthians e por fim o Bragantino como grandes favoritos. Estas são equipes nas quais podemos concentrar os esforços das nossas escalações, pois é em torno delas que se encontram a maior parte dos jogadores com maior probabilidade de pontuar bem na rodada.

O Juventude tem a pior defesa do campeonato e o Bragantino é um time de característica muito ofensiva, especialmente quando joga em casa.

Apesar da ausência dos seus melhores atacantes, o Bragantino conta com a presença de Artur, atacante que sempre municia muito bem os atacantes de área da equipe. Um fato a se destacar nesse jogo é a extrema dificuldade na bola aérea defensiva que o time do Juventude tem apresentado, sofrendo dezenas de gols com essa característica ao longo do campeonato.

Até por isso, o atacante Artur, dono de muitas bolas paradas do time do Bragantino, é para mim uma Unanimidade na Rodada. Justamente por isso ele é o dono da Supercotação da Betfair para rodada 20 para participar de gol ou assistência.

bragantino_x_juventude_ob_1200x627.jpg

Destaques: Luan Cândido (LAT); Artur (ATA); Miguel (MEI).


Santos x Fluminense | Seg 01.08 - VILA BELMIRO - 20h

Fechamos a rodada 20 na segunda-feira com Santos e Fluminense, um jogo em que eu vejo leve favoritismo do Fluminense pelo momento que o time vive. No entanto, esse favoritismo se contrasta com o fator casa do time do Santos e com a motivação do elenco com a chegada do técnico Lisca, que pode mudar bastante o desempenho do Peixe.

Este é mais um jogo em que eu vejo possibilidade de ambos os times marcarem e, justamente por isso, ser um jogo no qual devemos fugir um pouco dos jogadores de defesa e focar mais nos jogadores de meio e ataque dos dois times.

Destaques: John Arias (MEI); German Cano; Léo Batistão (ATA); Marcos Leonardo (ATA).


Saiba mais sobre o Professor Renato Varges aqui


bragantino_x_juventude_ob_1200x627.jpg