Análise e Dicas do Renato Varges: Rodada 5 do Cartola - Canal Cartola Cartoon Brasil

Gabriel pode ser um dos destaques na rodada 5 do Brasileirão

O Brasileirão vai ganhando forma e aos poucos vamos entendendo um pouco melhor as pretensões e o potencial de cada time no campeonato em um momento em que o foco da maioria dos times está dividido com a Copa do Brasil e as competições sul-americanas.

"Justamente por isso, é desse jogo que vem a nossa UNANIMIDADE DA RODADA – GABRIEL BARBOSA! Artilheiro do time e cobrador oficial de penalidades do time, tem tudo para brilhar na rodada 5 do Brasileirão."

A rodada 5 tem alguns clássicos, muitos confrontos parelhos e praticamente nenhum time com saldo de gols (SG - bonificação de 5pts para defensores cujo time não sofre gols) confiável.

É uma rodada perigosa, pois os maiores favoritos da rodada jogam clássico, caso de Flamengo e Galo e o Palmeiras pega um Fluminense com técnico novo e motivação renovada. Esse seria um bom resumo de cenário da Rodada 5.

ANÁLISE DOS CONFROTOS E DICAS DE ESCALAÇÃO


Atlético MG x América MG | Sáb 07.05 - INDEPENDÊNCIA - 16h30 - Abertura da rodada, Mercado do Cartola fecha às 16h.

Confronto entre dois times que vêm de uma sequência de enfrentamentos pelo campeonato estadual, pela Libertadores e agora jogam pelo Brasileirão. O Galo tem levado vantagem nos confrontos desse ano e também nas últimas três partidas pelo Brasileirão.

O que pode nos preocupar como Cartoleiros e apostadores que desejamos de uma forma ou de outra apostar no Galo é que o time de Mohamed tem sofrido bastante defensivamente. Seja pelo Brasileirão, seja pela Libertadores, o Atlético sofreu gols nos últimos 4 jogos até mesmo contra adversários de quem não se esperava tanto, como Coxa e Goiás.

Independente do cenário defensivo preocupante, o Atlético segue como favorito na rodada, favorito ao título e tem no elenco excelentes nomes para escalarmos:

Destaques do Galo: Hulk (ATA) C$21.06; Ademir (ATA) C$12.72; Nacho (MEI) C$10.45; Alonso (ZAG) C$13.17


Athletico PR x Ceará | Sáb 07.05 - ARENA DA BAIXADA - 20h30

O Furacão chega pra esse confronto ocupando a 16ª posição na tabela, vindo de três derrotas, apenas um gol marcado no campeonato, uma derrota humilhante por 5x0 no meio de semana pela Libertadores e a demissão de Fábio Carille com apenas 21 dias de trabalho.

Portanto, será um jogo importante para o Furacão conseguir uma boa vitória e amenizar o clima que ronda o time.

Por outro lado, temos um Ceará que não está numa situação tão melhor. O time vem de duas derrotas no campeonato e ocupa uma posição acima do adversário na tabela.

A tendência é de um jogo aberto com favoritismo para o time da casa, que costuma jogar com muita intensidade diante de sua torcida, porém, vale destacar que é esse o tipo de jogo que o Ceará gosta, pois tem jogadores de velocidade para puxar contra-ataques.

Prevejo um jogo de poucos gols e muito trabalho para os goleiros.

Destaques do Furacão: Terans (MEI) C$8.16; Canobbio (ATA) C$4.17 e Bento (GOL) C$5.06

Destaques do Ceará: Vina (MEI) C$3.84; Lima (MEI) C$10.55 e João Ricardo (GOL) C$3.24


Flamengo x Botafogo | Dom 08.05 - MANÉ GARRINCHA - 11h

O Clássico carioca, que será disputado em Brasília, é um dos jogos mais visados pelos cartoleiros na Rodada, tanto pelo potencial dos jogadores do Flamengo, como pelas dificuldades que o time do Botafogo ainda apresenta nesse começo de trabalho de Luís Castro. De fato, o jogo tem tudo para corresponder às expectativas, mas farei algumas ponderações.

flamengo_botafogo_0505.jpg

O Flamengo teve um jogo desgastante no meio de semana pela Libertadores, tendo de viajar à Cordoba, Argentina, onde jogou com time titular e teve um duro confronto no empate de 2x2 com o Talleres. Já o Botafogo tem semana cheia dedicada aos treinamentos. Além disso, o time do Botafogo já demonstrou nos jogos contra Ceará e Atlético GO que se sente mais confortável quando não precisa propor o jogo e tem contra-ataques à disposição para explorar a velocidade de seus meias e atacantes.

Portanto, o favoritismo do Flamengo se justifica, mas é preciso tomar muito cuidado com os defensores do Flamengo, pois é um jogo de risco para quem busca SG do Flamengo. Vale lembrar que o Botafogo é um dos cinco times que marcou gols em todos os jogos que disputou no Brasileirão até agora.

Falando sobre o momento ofensivo, o Flamengo contou com Bruno Henrique em seus últimos três jogos, quando foi notória a evolução do time nesse setor e a forma como Gabigol se destaca ao lado de seu melhor companheiro de ataque, que municiados por Arrascaeta e Everton Ribeiro são o pesadelo de qualquer sistema defensivo.

Justamente por isso, é desse jogo que vem a nossa UNANIMIDADE DA RODADA - GABRIEL BARBOSA! Artilheiro do time e cobrador oficial de penalidades do time, tem tudo para brilhar na rodada 5 do Brasileirão.

flamengo_x_botafogo_1200x627_2.jpg

Destaques do Flamengo: Gabigol (ATA) C$10.98; Bruno Henrique (ATA) C$17.97 e Arrascaeta (MEI) C$19.48

Destaques do Botafogo: Chay (MEI) C$12.07


Palmeiras x Fluminense | Dom. 08.05 - ALLIANZ PARQUE - 16h

Palmeiras e Fluminense chegam com moral para esse confronto depois de conseguirem boas vitórias no meio de semana em seus compromissos nas competições sul-americanas. Sempre muito visado pelos Cartoleiros, o Palmeiras mais uma vez aparece cotado como grande favorito na rodada, mesmo depois de decepcionar os cartoleiros contra o Ceará e Goiás.

Além de ser um time cotado para não sofrer gols na rodada, o time tem nas laterais e na zaga excelentes nomes para essa rodada, além do meia Zé Rafael, antigo conhecido dos cartoleiros e dono de uma média espetacular de pontos, sem falar do artilheiro do time e cobrador de penalidades Raphael Veiga.

Pelo lado do Fluminense, Ganso vem em grande forma, com três gols nos últimos três jogos e ainda conta com o atacante German Cano que anda devendo gols pra torcida e para os cartoleiros nesse Brasileirão. Será o primeiro jogo do Flu pelo Brasileirão sob o comando de Fernando Diniz.

palmeiras_veiga_1102.jpg

Promessa de um jogo com domínio do Palmeiras e perigosos contra-ataques do Fluminense, que nas últimas três vezes que visitou o Palmeiras pelo Brasileirão não conseguiu balançar as redes do adversário.

Destaques do Palmeiras: Veiga (MEI) C$18.76; Zé Rafael (MEI) C$14.58, Gomez (ZAG) C$17.17 e Piquerez (LAT) C$7.06

Destaques do Fluminense: Ganso (MEI) C$9.14


Atlético GO x Goiás | Dom. 08.05- ANTÔNIO ACCIOLY - 16h

Temos mais um clássico na rodada, confronto que reedita a final do estadual, vencida pelo time da casa. Apesar de ser um jogo menos visado, o confronto traz boas peças que podem render pontos preciosos numa rodada cheia de jogadores óbvios.

Com o meio campo recheado de boas opções, o Dragão pode ser a salvação para aqueles cartoleiros que tem menos patrimônio para investir e precisam de bons jogadores de preço mais baixo para equilibrar os gastos do time. Marlon Freitas, Shaylon, Jorginho e Wellington Rato tem tudo para pontuar bem contra a pior defesa do campeonato.

Difícil é saber quem vai pontuar mais. Vejo o melhor custo x benefício do time no meia Shaylon, pois custa pouco e é muito participativo nos gols do time. O time do Goiás não tem grandes destaques para o Cartola, apenas o goleiro Tadeu e o ponteiro Apodi que podem surpreender na rodada.

Destaques do Atlético GO: Shaylon (MEI) C$3.88; Marlon Freitas (MEI) C$6.99, Jorginho (MEI) C$6.30 e Welington Rato (MEI) C$9.23

TAMBÉM QUER JOGAR NO CARTOLA FC? SE CADASTRE E JOGUE CONNOSCO!


Red Bull Bragantino x Corinthians | Dom 08.05 - NABI ABI CHEDID - 18h

Confronto ente líder e vice-líder do campeonato, este é mais um confronto na rodada que promete ser bem parelho e com forte tendência de ambas as equipes marcarem.

O Bragantino quando joga em casa é sempre um time extremamente ofensivo e que dificilmente passa em branco. Hyoran, Ytalo, Helinho e companhia sempre são opções excelentes quando jogam como mandantes e dessa vez não será diferente. Resta saber se Barbieri colocará em campo seu elenco titular ou se vai poupar algumas peças visando os jogos, pois o time joga contra o Vélez nesse meio de semana pela Libertadores.

Já o Corinthians chega para esse confronto para defender sua liderança no campeonato. O time costuma ter muita solidez defensiva, mas a sequência de jogos e a filosofia de trabalho de Vítor Pereira sempre deixam dúvidas sobre que time vai a campo nos jogos pelo Brasileirão. Roger Guedes, sempre utilizado pelo técnico no campeonato brasileiro deve jogar e é uma opção interessante para o ataque, bom como Cássio, goleiro que vive excelente fase.

Destaques do Bragantino: Ytalo (ATA) C$9.17; Hyoran (MEI) C$7.68

Destaques do Corinthians: Cássio (GOL) C$11.69; Roger Guedes (ATA) C$16.88


Santos x Cuiabá | Dom 08.05 - VILA BELMIRO - 18h

Enquanto os holofotes se voltam para Galo, Palmeiras e Flamengo, o Santos corre por fora e tem um confronto de onde podemos tirar bons valores nessa rodada.

Dono de excelentes opções defensivas e ofensivas, o Peixe torna-se uma alternativa importante para quem deseja fugir dos mais óbvios nessa rodada. Santos em casa tem sido um time que propõe jogo, agride os adversários e busca rápida recuperação de bola. Se mantiver esse padrão pode até surpreender conquistando um SG na rodada.

Já o Cuiabá, time que costuma fazer jogos com lentos e com poucos gols, tem no seu goleiro Walter a única peça que merece realmente grande destaque.

Destaques do Santos: João Paulo (GOL) C$14.36; Lucas Pires (LAT) C$9.98; Maicon (ZAG) C$14.38; Zanocelo (MEI) C$9,17; Marcos Leonardo (ATA) C$11.77

Destaques do Cuiabá: Walter (GOL) C$14.05

ACESSE DICAS ADICIONAIS PARA O CARTOLA FC


Juventude x Internacional| Dom 08.05 - ALFREDO JACONI - 19h

Confronto de análise difícil e com tendência de poucos gols.

O Juventude vem de um bom resultado fora de casa contra o Botafogo e tem sempre uma força muito grande diante de sua torcida. Nos jogos contra Bragantino e São Paulo o time provou como o fator casa será um diferencial grande na temporada. Mesmo não vencendo, o time marcou 4 gols nessas duas partidas e a tendência é que o time também vá pra cima do Inter com a velocidade de seus pontas Capixaba e Mocellin para municiar seu goleador do momento: Pitta!

No entanto, o Inter chega para esse confronto sem ter sofrido gols sob o comando do novo técnico Mano Menezes. São dois confrontos pelo Brasileirão e um pela Sulamericana sem que o goleirão Daniel fosse vazado. Justamente por isso eu comecei a análise dizendo que imagino um jogo de poucos gols, pois o Juventude costuma ser muito mais perigoso em jogos cujos adversários propõe o jogo, o que não é tanto a característica do Inter.

Destaques do Juventude: Pitta (ATA) C$3.59

Destaques do Inter: Daniel (GOL) C$7.78; Renê (LAT) C$8.03


Fortaleza x São Paulo | Dom 08.05 - CASTELÃO - 19h

Jogo de análise bem difícil, pois o Fortaleza ocupa a lanterna do campeonato e o São Paulo tem sido um visitante de baixíssimo aproveitamento.

O Fortaleza começou muito mal o campeonato brasileiro, muito pela atenção dividida com outras competições. O time claramente tem elenco e futebol para subir muito ainda na tabela de classificação e mostrou isso em seu último jogo contra o Corinthians fora de casa, quando promoveu um verdadeiro massacre ao time paulista no primeiro tempo. Mesmo saindo derrotado, os números do jogo mostraram o potencial do Fortaleza.

Esse confronto contra o São Paulo pode marcar uma virada de chave no campeonato para o Leão do Pici e a torcida conta com isso.

Já o São Paulo, cujo trabalho do Ceni é reconhecidamente fraco em seus jogos como visitante, procura mudar esse padrão e já em seu último jogo fora de casa contra o Bragantino mostrou uma postura muito diferente e dominou as ações do jogo.

Vejo um jogo bastante indefinido e imprevisível em termos de resultado, mas acredito que ambos farão e sofrerão gols.

Destaques do Fortaleza: Pikachu (MEI) C$8.31

Destaques do São Paulo: Calleri (ATA) C$27.64


Avai x Coritiba | Seg 09.05 - RESSACADA - 20h

Avai e Coxa fecham a rodada 05 na segunda-feira e não pensem que esse jogo deve ser deixado de lado.

O Avai começou o Brasileirão com rendimento acima do esperado e vem dando trabalho pros adversários quando joga em casa. Contra o Coritiba o time conta com o retorno do atacante Morato, que aumenta e muito a força ofensiva do time.

Já o Coxa, time queridinho dos cartoleiros conta com um elenco recheado de boas opções ofensivas. O time tem um padrão de jogo que agrada demais quem gosta de futebol jogado em busca de gols e finalizações. Igor Paixão, Manga, Gamalho, Andrey e William farias são jogadores que caíram nas graças dos cartoleiros nesse início de campeonato e com razão. São jogadores que entregam pontos e jogam com o mesmo nível de intensidade dentro e fora de casa.

Destaques do Avai: Morato (ATA) C$11.88

Destaques do Coxa: Igor Paixão (ATA) C$14.12; Alef Manga (ATA) C$9.59; Gamalho (ATA) C$16.96; Andrey (MEI) C$16.22

Saiba mais sobre o Professor Renato Varges aqui


DESIGNS-93345_BB_FBD_Flamengo_x_Botafogo_Affiliate_1200x628_BR.jpg