Dicas do Rivaldo: Ainda acredito na renovação de Messi

Lionel Messi terá um ano para ponderar seu futuro...

O Embaixador da Betfair Rivaldo avisa que Messi pode ficar no Barcelona até perto dos 40 anos, antecipa a temporada da La Liga e elogia mais uma grande marca de Cristiano Ronaldo...

"Ele tem um grande carinho pelo clube e no futebol de hoje o Messi poderia perfeitamente jogar até aos 37-38 anos no Barcelona."

Em sua recente entrevista, Lionel Messi anunciou que iria cumprir seu contrato para não entrar na justiça com o Barcelona, deixando a ideia de que irá sair no final de 2020-21 quando seu contrato expirar. Ainda assim, muita coisa pode acontecer nesse ano pois o Barcelona vive um período de mudança com novo técnico, novos elementos na diretoria e eleições agendadas para março de 2021.

Nessa entrevista, o Messi deu a entender não estar satisfeito com a postura do presidente Josep Bartomeu em todo esse processo, então se tiver novo presidente em março quem sabe ele não muda de opinião e até considera ficar mais alguns anos?

O Messi tem sua vida na cidade de Barcelona, toda sua família gosta de viver por lá e os torcedores têm um carinho enorme por ele, então, sempre haverá motivos para ele continuar no clube, e com um presidente que o valorize mais ou lhe ofereça um bom projeto de futuro eu ainda acredito que ele possa renovar até ao final de seu contrato.

Ele tem um grande carinho pelo clube e no futebol de hoje o Messi poderia perfeitamente jogar até aos 37-38 anos no Barcelona.

Lionel Messi é um grande profissional e vai provar


Muitos podem estar duvidando do que Messi poderá valer nessa temporada tendo em conta sua vontade de abandonar o clube, porém eu não tenho dúvidas de que ele continuará sendo o mesmo jogador de sempre mostrando todo seu profissionalismo em prol de um clube pelo qual tem tanto carinho.

É certo que ele pode entrar um pouco tocado por tudo o que aconteceu e não render 100% logo de cara, mas nas temporadas em que ele não jogou tão bem acabou marcando ao menos 30 gols, então continuará sendo decisivo para o Barcelona.

Não tenho razões para duvidar de seu profissionalismo e acredito que voltará a fazer muitos gols nessa temporada ajudando o Barcelona da melhor forma possível. Claro que a cobrança do torcedor será grande por tudo o que ele tem feito e pelo que passou nesse verão, porém estou confiante de que ele irá responder muito bem dentro do gramado.

Real Madrid sai na frente no Campeonato Espanhol


A La Liga começa já nesse fim-de-semana e embora times como Barcelona e Real Madrid só entrem em ação daqui por umas duas semanas, é claro que no momento o time de Zidane parte em vantagem.

casemiro_pointing_realmadrid.jpg

O ambiente no Madrid é bem mais tranquilo após uma temporada boa, com títulos e onde seu elenco permaneceu quase intacto, então o time de Zidane pode ser considerado favorito a vencer o Campeonato Espanhol.

Mas isso é futebol e tudo pode mudar muito rápido. Com a permanência do Lionel Messi e algumas contratações que ainda estarão por vir, o Barcelona poderá se fortalecer e muito brevemente voltar a ser aquele time temível que facilmente poderá brigar pelo título espanhol e pela Champions. Em minha opinião, o Real Madrid terá de brigar com o Barcelona e o Atlético de Madrid para renovar seu título, mas talvez largue um pouco na frente.

Ronald Koeman precisa de tempo para impor seu futebol


O Barcelona está passando por uma fase de transição com novo técnico e muitos jogadores chegando e outros saindo, então, Koeman irá necessitar de algum tempo e só com o decorrer dos jogos poderá ir evoluindo seu sistema.

A temporada passada não foi fácil e o melhor para esquecer tudo isso é voltar a (ao) campo e focar em novos objetivos. O Barcelona continua tendo grandes jogadores e o ambiente irá melhorar com essas mudanças, então há o que olhar em frente e ser positivo em relação ao futuro.

Sem Suárez, o Barça precisa de um grande centro-avante


No momento, é difícil analisar as possíveis consequências da saída de um atacante tão eficiente e trabalhador quanto era o Suárez, então precisamos esperar para ver quem o irá substituir e qual o rendimento que irá ter. Mas é claro que será muito difícil fazer igual ou melhor que ele e sempre é arriscado vender um jogador que tem números muito sólidos e trazer alguém novo que você não sabe se vai resultar no Barcelona.

suarez_barcelona_starring.jpg

De qualquer forma, com o Suárez de saída é claro que a posição de centro-avante deveria ser a prioridade do Barcelona no mercado e eu acredito que ainda chegará um grande jogador para o seu lugar.

De momento, se fala que o Barcelona está buscando a contratação do Memphis Depay. Ele é um grande jogador com muita experiência e qualidade em seus pés, porém não é um centro-avante pelo que poderá não ser a última contratação para o ataque. Por outro lado, não sabemos qual será o sistema de Koeman e ele até poderá optar por jogar sem um nº9. Ainda assim, sigo acreditando que a chegada de um centro-avante será de grande importância para o clube.

Ansu Fati será importante, mas não lhe podemos colocar muita responsabilidade


O jovem Ansu Fati se destacou na seleção espanhola jogando muito bem e fazendo gol, então, é normal que a imprensa o esteja colocando como futura estrela do clube que rapidamente poderá ganhar seu lugar na escalação inicial do Barcelona.

Eu acredito que o Koeman lhe irá dar muitas chances de jogar nessa temporada para que ele possa mostrar todo seu futebol, no entanto, ele ainda é um menino que irá completar 18 anos e é importante não o colocar sob muita responsabilidade.

O clube vem de uma temporada muito dura que deixou marcas, então é importante não o pressionar muito nessa fase em que está evoluindo. Ele tem um futuro enorme pela frente, mas é preciso ir devagar e não precipitar sua afirmação. É preciso ter cuidado com ele.

Vinícius Júnior mais próximo de se firmar como estrela em Madrid

vinicius_real.JPG

Ao contrário do Fati em Barcelona, o Vinícius está mais avançado no Real Madrid após uma boa temporada onde mostrou sua personalidade se tornando decisivo em várias partidas importantes. Ele é um pouco mais velho, já tem 20 anos, e acredito que essa será mais uma temporada onde o veremos dar passos em direção a sua afirmação enquanto uma das novas estrelas do futebol mundial.

Situação Madrid-Bale difícil de resolver


Não está fácil encontrar uma solução para um grande jogador com o Gareth Bale. Ele até afirmou recentemente que gostaria de voltar a ter sua oportunidade no Real Madrid, porém há problemas internos que o Zidane não deverá esquecer tão cedo, então fica difícil.

Era importante que ele retomasse como parte integrante do grupo pois é um excelente jogador e que custou caro ao clube, porém, se tal não for possível ambos deveriam procurar uma solução que permitisse ao Bale sair para jogar num outro clube onde pudesse mostrar seu futebol.

Cristiano Ronaldo é um exemplo para os mais novos


O Cristiano atingiu essa semana a marca dos 100 gols com Portugal, se tornando o primeiro jogador da Europa a o conseguir com seu país, e na verdade ele nasceu para isso. Ele adora estar presente e se superar a cada jogo, lutando sempre por seu clube e seleção, e nunca virando a cara pra seus companheiros.

Ele quer deixar a sua marca e está fazendo história, então está de parabéns por tudo o que está conseguindo. É um excelente profissional que ama seu trabalho e um verdadeiro exemplo para as novas gerações. Sua ambição e dedicação ao futebol é extraordinária e torço para que possa continuar batendo esses recordes ao mesmo tempo que mostra o fantástico profissional que é.

Flamengo ganhando forma antes do recomeço da Libertadores

flamengo_torrent.jpg

As coisas mudam muito rápido no futebol brasileiro por conta de sua grande competitividade e o Flamengo está crescendo muito nas últimas semanas se situando já na briga pelo título do Brasileirão. Assim, eles vão chegar bem mais confiantes no recomeço da Libertadores e continuam sendo os favoritos a conquistar o título, embora se espere uma grande luta entre vários times brasileiros e argentinos que também são muito fortes.

Final no Maracanã pode motivar clubes brasileiros


Chegar numa Final de Libertadores sempre é motivante para qualquer clube, mas nesse ano os clubes brasileiros têm esse incentivo especial da final estar agendada para o Estádio do Maracanã em jogo único. Ser campeão da Libertadores no seu país é admirável, mas não acredito que isso acabe influenciando o andamento dos clubes ao longo da competição, pois eles sempre iriam dar seu máximo em cada jogo.

Times peruanos com menos chances de brilhar na Libertadores


O Allianza Lima e o Binacional são os participantes peruanos na competição e claro que será difícil para eles competir contra os brasileiros, argentinos, colombianos, etc, mas se conseguirem fazer valer o fator local poderão chegar longe.
Em minha opinião, eles têm suas chances, mas não no mesmo nível de clubes argentinos ou brasileiro que estão bem mais acostumados na competição e a chegar aos jogos de decisão.

***

Acesse os Guias de Equipe para a CONMEBOL Libertadores aqui