Dicas do Rivaldo: Ainda acredito que o Barcelona vai entrar nos eixos

Rivaldo pede mais qualidade ao sistema de Quique Setién
Abrir Conta
Ver mercado

O Embaixador da Betfair Rivaldo discute o nível de atuações do Barcelona desde a retoma da La Liga e ainda comenta sobre a polêmica envolvendo a arbitragem em Espanha e sua posição sobre o VAR...

"A ferramenta do VAR parece ser algo muito claro e por vezes faz alguma confusão como é que quem está olhando pela tela consegue se equivocar num impedimento, numa bola na mão ou num penalti – não entendo como isso ainda é possível."

O Barcelona perdeu recentemente a liderança da La Liga e teve mais uma partida sofrida frente ao Ath.Bilbao em que venceu por 1-0 numa atuação mediana, porém eu vou dar mais algum tempo de desconto aos jogadores para melhorarem seu rendimento por conta do longo período de paragem que tiveram.

Mas é claro que acredito que o Barcelona precisa de melhorar sua forma de jogar, que o técnico Quique Setién terá de melhorar seu sistema e criar algo diferente para extrair o melhor dos excelentes jogadores que tem à sua disposição.

Há muitos jogadores ainda buscando a melhor forma e não é fácil jogar sem torcida, no entanto, acho que o time precisa fazer um pouco mais se quiser ser campeão espanhol nessa temporada.

Tanto os torcedores do clube como a imprensa se acostumaram a ver o Barcelona dar espetáculo e ao verem esses jogos começam duvidando do time atual, mas eu quero acreditar que esse fraco rendimento se deve a esta fase específica e que dentro de dois ou três jogos teremos o Barcelona jogando bem melhor.

Jovens são importantes, mas não podem ser a solução


É claro que tanto o Riqui Puig como o Ansu Fati entraram bem no último jogo do Barcelona e ambos são importantes e podem ter um brilhante futuro pela frente, mas não acredito que sejam eles quem vai fazer a diferença nesse momento, especialmente numa fase decisiva da temporada.

barcelona_fati_celebrando.jpg

São jogadores importantes para entrar em alguns momentos, com muita vontade e sangue novo, mas a responsabilidade tem de recair nos mais velhos e experientes que precisam dar um pouco mais.

Eu sei que se fala que a idade do elenco do Barcelona pode ser um problema porque vários jogadores já estão acima dos 30 anos, mas eu não concordo com isso porque quase todos eles estão ainda em idade muito boa de mostrar seu melhor futebol.

Na verdade, me lembro que o Milan venceu a Champions em 2006/07 contra o Liverpool com um time bem experiente onde ainda brilhavam jogadores acima dos 30 anos como o Paolo Maldini, Dida, Alessandro Nesta, Filippo Inzaghi ou Clarence Seedorf.

seedorf_CL2007_rivaldo.jpg

Então, eu acho que esse elenco do Barcelona ainda tem condições de dar mais e voltar a ser aquele time muito forte de outros anos. Claro, é importante ir dando chance para os mais novos e preparando o futuro, mas são os mais experientes que têm de assumir.

Arthur tem futebol para o Barcelona; será uma pena se sair


Se vem falando com mais força na imprensa que o Arthur poderá assinar com a Juventus nesse verão por troca com o Pjanic e algum dinheiro, mas como eu sempre disse, o Arthur tem futebol e um estilo de jogo que se adapta bem ao Barcelona, então ficarei triste se ele sair.

Mas se todas as partes chegarem a acordo e for bom para todos, então, é claro que o Arthur estará assinando por outro grande da Europa como a Juventus, um clube do mesmo patamar que o Barcelona.

Pode ser uma boa oportunidade para ele finalmente ser indiscutível num clube europeu e terá ainda a curiosidade de em pouco tempo poder jogar com o Lionel Messi e o Cristiano Ronaldo, embora nenhum deles tenha que ver com esse assunto das transferências, acredito eu.

Vinícius Júnior está marcando sua posição no time


O Vinicius Júnior abriu o placar na vitória dessa quarta-feira do Real Madrid em cima do Mallorca e mais uma vez mostrou ser um jogador importante para o Zidane e o modo como está jogando sempre que é chamado está entusiasmando.

Claro, quando você tem a felicidade de fazer gol também pega confiança e isso é muito importante para um atacante, pois fazendo gols você terá maior tranquilidade para jogar as partidas seguintes.

Agora, o importante é dar continuidade a esse seu bom momento nos próximos jogos, e mesmo não fazendo gol continuar a jogar bem e dar muito trabalho para as defesas dos times adversários.

Pouco compreensível ver tanto erro com o VAR


Se vem debatendo muito nas últimas semanas sobre situações que terão beneficiado o Real Madrid por parte das equipes de arbitragem, e isso mais uma vez reforça minha ideia de ser contra o VAR.

Infelizmente, essa ferramenta não veio para eliminar todos os erros de arbitragem dos jogos e sempre vamos assistindo a alguns erros, o que por vezes pode ser frustrante para os jogadores, pois mesmo com VAR muitos árbitros continuam errando e as reclamações do Piqué podem até se justificar nesse momento, mas no futuro poderá ser ele a ser beneficiado.

Eu não acredito que esses lances favoráveis ao Real Madrid sejam propositados por parte dos árbitros e noutro dia poderá ser o Barcelona a ter essa sorte.

realmadrid_benzema_braço.jpg

Claro, a ferramenta do VAR parece ser algo muito claro e por vezes faz alguma confusão como é que quem está olhando pela tela consegue se equivocar num impedimento, numa bola na mão ou num penalti - não entendo como isso ainda é possível.

Ainda assim, não vejo que esses erros sejam com a intenção de prejudicar o time adversário ou beneficiar o Real Madrid. Mas, por exemplo, se não validassem o gol que eu marquei no último minuto no Bernabéu em 2000/01 com o VAR à disposição, então sim, seria muito estranho e de desconfiar, mas felizmente não são casos tão claros quanto esse em que era visível que a bola tocou num jogador do Real Madrid.

Quero acreditar que não existe premeditação


Com tudo isto quero dizer que não vejo favorecimento premeditado porque o futebol espanhol é muito respeitado mundialmente e se chegarmos ao ponto de as pessoas duvidarem que existem forças externas trabalhando para um clube em particular - seja Madrid ou Barcelona - acho que isso seria muito triste e nada bom para o campeonato espanhol.

Em minha opinião, a La Liga é uma competição muito profissional e não penso que tanto árbitros como vídeo-árbitros possam ir já com uma intenção de puxar para um dos times.

Esse profissionalismo tem de ser evidente em partidas do Real Madrid ou Barcelona contra times pequenos ou intermediários, ajuizando independentemente das camisas e sancionando de acordo com as regras e não com o peso das camisas. Não pode existir dúvidas sobre o profissionalismo de quem está ajuizando as partidas.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Rivaldo,