Dicas do Rivaldo: Alemanha pagou excesso de confiança; México não será fácil se for humilde

O Brasil precisa se manter focado no objetivo...

Após o final da fase de grupos, Rivaldo analisa o desempenho do Brasil, antevê o embate contra o México nas Oitavas e ainda comenta a eliminação da Alemanha...

"Apesar de ser difícil, o México tem suas chances de vencer o Brasil, mas só jogando da maneira certa, pois se jogar como no último jogo pode levar outra goleada…"

Melhor jogo do Brasil contra a Sérvia


Eu acho que o jogo do Brasil contra a Sérvia foi o melhor até esse momento, e salvo erro, até previ que o Brasil ia ganhar de 2-0.

Apesar disso, de ter jogado bem, o Brasil ainda deu chance para a Sérvia que teve duas boas oportunidades de fazer gol e complicar um pouco a vida de nosso time.

Mas o Brasil foi superior quase todos os 90 minutos e venceu, então foi bom, com os jogadores se empenhando bem e ganhando confiança a cada jogo.

Tite vem mantendo o time - fazendo poucas mudanças - e isso ajuda bastante no entrosamento e também dando confiança para os jogadores e fica mais fácil para jogar.

É certo que o time não vem brilhando muito, porém tem jogado certinho como conjunto, tocando a bola com paciência. É claro que todo o mundo quer espetáculo, mas nem sempre isso acontece.

O time não conseguiu vencer os dois primeiros jogos para classificar - como eu esperava - e isso ainda levou o time um pouco tenso para o terceiro jogo porque uma derrota podia levar o Brasil para casa, mas agora já ganhou confiança. Agora, ou vai, ou vai! E eles vão jogar mais solto contra o México.

Excesso de confiança alemão os botou fora da Copa do Mundo


Quando uma seleção entra muito confiante numa Copa e pensando que as coisas vão ser fáceis, mesmo sem alguns dos campeões em 2014, mas com uma base boa com grandes jogadores, isso se torna muito perigoso, se achando que podia repetir o título conquistado no Brasil.

As outras seleções se preparam bem, jogando na retranca como o México, foram lá e conseguiram a vitória, e eu acredito que eles foram surpreendidos pelo excesso de confiança que traziam.

Após a Copa 2014, aqui no Brasil todo o mundo - povo e imprensa - falava na Alemanha e no seu planejamento a 10-12 anos. Mas a verdade é que aqui no Brasil não existe essa mentalidade, porque o time a cada quatro anos sempre tem que ser campeão. Nem uma campanha boa é suficiente, só o título de Campeão do Mundo satisfaz.

O Brasil foi muito criticado em 2014, mas muita seleção de tradição gostaria de ter tido oportunidade de disputar a Copa até ao fim como o Brasil - fez 7 jogos durante um mês e outras foram pra casa mais cedo.

Não podemos esquecer que o Brasil foi campeão em 94, vice-campeão em 98 e campeão em 2002, então aqui no Brasil não tem todo esse tempo para planejamento e quando ganhou essas copas ninguém falou desse planejamento.

Se todas tivessem esse planejamento superior, então quem seria campeão? Eu tive a sorte de disputar 14 jogos em duas Copas do Mundo, disputando esses torneios até ao final e ninguém falava de planejamento.

México pagou confiança extrema contra os suecos


O México foi surpreendido perdendo de 3-0 para a Suécia, e eu acredito que esses três golos que eles tomaram foi porque estavam com muita confiança.

Quando uma seleção está com muita confiança, se achando que já pode chegar longe na prova, aí está cometendo um erro. Quando pensa que vai ganhar da Suécia porque ela não é uma Alemanha, e que vai ganhar fácil então pode acabar muito bem surpreendida.

Agora, o México vai dar um passo atrás e perceber que tem suas limitações - não pode achar que é um time com muita tradição em mundiais - e saber de seu limite, tentando jogar mais nos contra-ataques sem sair muito para o jogo com o Brasil.

Apesar de ser difícil, o México tem suas chances de vencer o Brasil, mas só jogando da maneira certa, pois se jogar como no último jogo pode levar outra goleada...

Se jogar na retranca e esperar que o Brasil dê abertura para contra-atacar, o México pode dificultar e se tornar num perigo. Já se jogar de igual para igual, terá pouca possibilidade e o Brasil pode ganhar fácil...

Assim, eu acredito em mais uma partida difícil para o Brasil que sairá vitorioso por 2-1.


Prognóstico do Rivaldo:
Brasil para Vencer o México de 2-1 @ 8.6015/2