Dicas do Rivaldo: Após lesão de Fati, Barcelona precisa urgentemente de se reforçar

Rivaldo espera por um Barcelona ativo no mercado de Janeiro após a lesão de Ansu Fati...

Em sua coluna semanal, a lenda do Barcelona Rivaldo avisa da necessidade de contratar atacantes em Janeiro após a lesão de Ansu Fati, e ainda parabeniza Ronaldo Koeman pela gestão de vestiário que vem fazendo...

"Todo mundo sabe que o Atlético é um excelente time, muito bem orientado e com um elenco de muita qualidade, então com certeza irá estar na briga pelo campeonato espanhol, especialmente com o Barcelona e o Real Madrid ainda buscando a melhor forma."

O Barcelona ficou sabendo essa semana que o jovem Ansu Fati perderá pelo menos quatro meses de competição após se machucar num joelho esquerdo e precisar de cirurgia. Essa é uma grande perda para o time pois o menino estava jogando bem, pegando confiança e aumentando sua influência dentro do campo, então é mais uma dor de cabeça para o Barcelona.

Eu já pensava que o Barcelona deveria reforçar o seu ataque no mercado de transferências de Janeiro e com essa notícia a necessidade de buscar por um ou dois jogadores atacantes ganha ainda maior relevância.

Se o clube quiser brigar pela Champions essa temporada precisa se reforçar para ter opções suficientes para os jogos de maior exigência que chegarão mais adiante, então, considero que é muito importante que o time busque reforços que possam acrescentar e tornem a equipe mais competitiva para brigar pelo título da Champions, além do Campeonato Espanhol.

Ansu Fati precisa ser paciente nesta fase difícil


Nunca é fácil para um jovem jogador que está começando sua carreira ao mais alto nível se machucar gravemente, porém, ele precisa entender que isso faz parte do futebol e focar nos tratamentos à sua lesão para que possa retornar mais forte.

Acredito que seja um momento de grande tristeza para ele, pois vinha jogando bem, sendo chamado para a seleção e pegando muita confiança, mas agora ele precisa ter paciência e superar essa fase com sucesso, pois todo mundo já sabe de suas qualidades e quando retornar voltará a ter suas chances de brilhar no futebol mundial.

Ronald Koeman está comunicando bem com o grupo


Foi uma surpresa ver o Lionel Messi começar no banco contra o Betis, mas a verdade é que ele não pareceu chateado com isso e até entrou muito bem em campo marcando dois gols. O fundamental de um treinador de um clube grande é saber levar o grupo, comunicar abertamente com todos e ganhar a sua confiança.

Nunca é fácil convencer alguém do nível do Messi, que sempre quer mais, a começar no banco, mas isso acabou sendo positivo pois ele entrou muito fresco e também não se desgastou em demasia para partidas futuras.

Se o treinador conseguir mostrar para o jogador que essa decisão é benéfica para o grupo tudo fica mais fácil, e isso poderá ser importante mais adiante na competição quando for importante gerir o elenco para jogos decisivos da Champions. O Koeman parece estar trabalhando bem nesse quesito.

Atlético Madrid pode brigar pelo campeonato espanhol até ao fim

atleti_suarez_felix.jpg

Todo mundo sabe que o Atlético é um excelente time, muito bem orientado e com um elenco de muita qualidade, então com certeza irá estar na briga pelo campeonato espanhol, especialmente com o Barcelona e o Real Madrid ainda buscando a melhor forma.

As coisas estão saindo bem nesse começo de campeonato, o Luís Suárez e o João Félix estão combinando bem lá na frente, então, há que contar com o Atleti até final este ano numa briga que deverá ser a três.

Pode ser momento de Sergio Ramos sair, mas nunca para o Barcelona


O Sergio Ramos está em seus últimos meses de contrato com o Real Madrid e, para já, ainda não parece haver negociações para renovar, então, se vem falando de seu futuro e de possíveis clubes.

Naturalmente, eu reconheço que ele é um grande jogador - uma lenda do Real Madrid - contra quem tive o privilégio de jogar em 2005 na Champions quando ainda atuava no Olympiakos, mas não imagino que ele pudesse optar pelo Barcelona.

Até pode estar no seu pensamento sair para outro clube no final da temporada, mas penso que nunca para outro clube espanhol, afinal ele está há 15 anos no clube e é capitão e referência do Madrid. Talvez possa acontecer uma saída para outro campeonato europeu, porém, chegar no Barcelona é algo praticamente impossível. Seria o equivalente a ter o Pique assinando pelo Real Madrid.

Superliga Europeia poderia ser a morte do futebol tradicional


Existem rumores de que uma Superliga Europeia pode estar sendo pensada num futuro próximo, mas em minha opinião é claro que quem está pensando nesse projeto são pessoas que nunca jogaram futebol ou tiveram contato próximo com a realidade do mesmo.

Isso iria aumentar as diferenças entre clubes grandes e pequenos e colocar em risco o futuro do futebol tradicional.

Acredito que essas conversas continuem surgindo pois envolveriam muito dinheiro, mas no final não penso que algum dia possa ir avante. Seria algo prejudicial para o futebol com o único objetivo de gerar dinheiro para alguns organizadores e clubes poderosos.

Brasil tem condições de seguir vencendo, mesmo sem Neymar


O Brasil vai ter mais duas partidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo e eu acredito que nossa seleção irá somar mais duas vitórias, mostrando que está numa boa fase e caminhando para a primeira colocação nas eliminatórias.

Sim, o Neymar não deve jogar contra a Venezuela e dificilmente poderá participar no segundo jogo no Uruguai, mas o Brasil tem um grande time e parece suficientemente entrosado para vencer mesmo sem a presença de sua estrela.

Tudo muda rapidamente no futebol brasileiro


O Flamengo anunciou a demissão do Domènec Torrent após duas goleadas em uma semana, e como eu sempre digo, isso é o normal no futebol brasileiro. Não adianta pensar a longo prazo se você ficar perdendo de modo embaraçoso no presente.


Nesse aspeto, preciso tirar o chapéu para o Grêmio e para Renato Gaúcho que mantêm sua ligação há quatro anos, pois isso é algo muito difícil de acontecer no futebol brasileiro.

ceni_gabigol_flamengo.jpg

Eu acredito que o Dome esteve mal ao sempre arranjar desculpas para as goleadas que foi tomando, pois isso nunca poderia acontecer quando você está treinando o melhor elenco do Brasil. Honestamente, penso que acabou sendo um grande erro contratar um técnico com pouco conhecimento do futebol brasileiro. É como você estar conduzindo um Ferrari, mas não conhecer os mecanismos e as peças.

Com o elenco que o Flamengo tem, é impensável tomar goleadas regularmente. E isso se vai aplicar também ao Rogério Ceni que terá um grande desafio pela frente.

Rogério Ceni é a grande contratação do Flamengo


O Rogério Ceni falou em sua apresentação que com o time que terá em mãos, irá jogar para ganhar em todos os jogos, pois o time tem mais alegria quando joga ao ataque.

Ele precisará ser inteligente no modo como irá montar o time, mas terá de pensar dia-a-dia. E ele sabe disso, pois tem grande conhecimento do futebol brasileiro e certamente estará mais habilitado a levar o time avante do que estaria o Dome.

Ele é um profundo conhecedor do que passa no Brasil, vem fazendo bom trabalho noutros clubes e caso tenha sucesso em sua passagem pelo Flamengo, com certeza será selecionador brasileiro num futuro próximo. Eu apostaria que até poderia assumir após a Copa do Mundo de 2022 no caso do Tite sair.

Fiquei feliz por ver um jovem técnico ter essa chance de treinar um grande clube brasileiro, algo que acontece muito na Europa. Ex-jogadores terem chance de treinar em clubes por onde passaram ou onde são conhecidos. Não acredito que com o Rogério Ceni no comando do Flamengo, o clube volte a tomar goleadas esta temporada.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"