Dicas do Rivaldo: Atlético foi melhor no jogo de ida e pode ter vantagem contra o Palmeiras

Quem seguirá para a Final da CONMEBOL Libertadores nessa semana?

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo comenta a atualidade da Libertadores e do futebol brasileiro, analisando ainda jogadores em destaque na Europa...

"Guardiola está utilizando Gabriel Jesus numa posição mais afastada do centro onde ele tinha dificuldades pois estava mais quieto no meio dos zagueiros. Assim, partindo da ala e surgindo inesperadamente está conseguindo ser mais influente no time."

Essa será uma semana de decisões da CONMEBOL Libertadores com os times brigando por vaga na Grande Final do torneio.

Palmeiras e Atlético Mineiro não saíram do nulo em São Paulo com o Galo dominando mais e gerando melhores chances, inclusive perdendo um pênalti, então, vejo o time de Hulk com alguma vantagem que poderá confirmar na partida de volta nessa terça-feira à noite.

PROGNÓSTICO DO RIVALDO: ATLÉTICO 2-1 PALMEIRAS @ 10.40 no Exchange

Já o Flamengo cumpriu sua missão de sair na frente com vitória de 2-0 no Maracanã sobre o Barcelona-ECU e agora só necessita de entrar focado lá no Equador para não permitir que seu oponente sonhe com uma virada.

O Mengão tem grande qualidade ofensiva e apesar das dificuldades esperadas em Guayaquil eu espero que o time de Renato Gaúcho marque ao menos um gol para praticamente definir a classificação.

PROGNÓSTICO DO RIVALDO: Barcelona 1-1 Flamengo @ 7.807/1 no Exchange

Dificuldades de times tradicionais brasileiros é histórica e quase todos já passaram por isso


Como eu já disse em outras ocasiões, o futebol brasileiro é muito emocionante por ter muitas equipas com grande tradição que podem brigar por títulos a cada ano, mas isso também contribui para que muitas acabem não o conseguindo pois há muitos clubes brigando por poucos títulos.

Então, por vezes temos essas situações de times históricos como o Cruzeiro, Vasco da Gama ou Botafogo atuando na Série B após terem campanha menos conseguidas no Brasileirão ou quando acabam enfrentando alguns problemas financeiros.

gremio_scolari_2709.jpg

Na presente temporada isso está acontecendo com o Grêmio que parece estar sofrendo com a saída de seu técnico Renato Gaúcho que comandou o clube por vários anos. A equipe está na zona de rebaixamento e precisa reagir e eu acredito que tem elenco para o conseguir, bem como um técnico capacitado como o Felipão.

O Santos também não vive uma grande fase e precisa se focar mais para não acontecer derrotas como aquela que teve para o Juventude na rodada anterior, pois continuando assim também vai acabar passando trabalho para evitar um rebaixamento.

DESIGNS-83630_FBD_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg

James Rodriguez ainda pode ir muito bem num clube como o PSG


O atacante colombiano James Rodriguez acabou se mudando da Inglaterra para o Qatar numa transferência algo polêmica na qual muitos dizem que podem ser simplesmente uma passagem para assinar com o PSG brevemente.

Aos 30 anos e após todo o futebol que já demonstrou anteriormente, eu considero que o James tem qualidade e condição de seguir atuando num clube de topo europeu como o PSG, então, considero que esse pode mesmo ser o caso de ele fazer essa transição antes de retornar na Europa.

Suas qualidades são inegáveis e mesmo tendo enfrentado problemas internos no time do Everton ele segue sendo um jogador diferenciado que ainda adicionaria mais qualidade a um time francês que já está recheado de grandes valores.

Presença de Cristiano Ronaldo reforçou debate sobre pênalti perdido de Bruno Fernandes


Na Inglaterra, Bruno Fernandes perdeu um pênalti nos acréscimos que custou a derrota ao Manchester United, porém isso talvez não fosse tão polêmico se o Cristiano Ronaldo não estivesse no gramado.

manutd_cristiano_bruno_2709.jpg

Eu considero que o jogador teve uma boa atitude em pedir desculpas publicamente por seu falhanço, no entanto, ele só fez o que lhe competia por ser o cobrador oficial do time, algo que Cristiano respeitou mostrando toda sua humildade.

Agora, caberá ao técnico Solskjaer e aos dois jogadores, que são amigos, discutir quem irá marcar nas próximas vezes buscando que toda essa situação não crie mal-estar dentro do grupo.

Gabriel Jesus é um jogador de movimento e pode beneficiar partindo da ala


O atacante da seleção brasileira Gabriel Jesus foi decisivo na vitória do Manchester City em Stamford Bridge apontando o gol da vitória por 1-0 frente ao Chelsea e ele está recolhendo muitos elogios por suas atuações recentes.

mancity_gabrieljesus_2709.jpg

Pep Guardiola o está utilizando numa posição mais afastada do centro do ataque onde ele tinha dificuldades pois estava mais quieto no meio dos zagueiros. Assim, partindo da ala e surgindo inesperadamente está conseguindo ser mais influente no time e eu penso que essa posição favorece mais suas características enquanto jogador móvel e muito rápido no ataque ao gol.

Isso pode ser muito benéfico para sua confiança também lhe retirando pressão pois jogando mais longe do gol não será tão cobrado se não fizer gols, se sentindo até mais livre e confiante para mostrar todo seu futebol.

Eu acredito que Tite estará tomando notas sobre isso pensando já na Copa do Mundo e na possibilidade que terá de usar o menino em mais do que uma posição caso seja necessário.

Ele sofreu muito na posição de centro avante na última Copa do Mundo terminando sem marcar qualquer gol e talvez o libertando para essa função na ala o acabe favorecendo no Qatar.

DESIGNS-83630_FBD_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg

Raphinha terá oportunidade de ouro para convencer Tite


Um dos destaques na convocação brasileira para os próximos jogos das eliminatórias 2022 foi o extremo Raphinha que vem atuando muito bem no Leeds United na Premier League.

Ele já marcou três gols em seis partidas essa temporada dando sequência a suas boas campanhas anteriores tanto na Inglaterra, como em França ou Portugal.

Se trata de um jogador muito irreverente e rápido, que possui um bom cruzamento e chute podendo assim contribuir de muitas formas no ataque dos times que representa.

Ele terá agora sua grande chance de provar para o selecionador Tite que merece vaga na próxima Copa do Mundo, porém precisa manter seu bom nível de atuações por mais tempo para se firmar definitivamente como opção a ter em conta na seleção brasileira.

Lucas Moura sofrendo com má fase do Tottenham


O time dos Spurs está vivendo uma fase negativa da temporada e sua derrota de 3-1 para o rival Arsenal no Derby de Londres gerou muitas críticas com Lucas Moura sendo um dos visados por sua fraca atuação.

Eu penso que quando uma equipe não está bem todos os jogadores tendem a sentir maiores dificuldades e até uma pressão acrescida para jogar melhor o que por vezes até prejudica.

spurs_lucas_2709.jpg

Além disso, o talentoso jogador brasileiro ficou de fora da convocação do Brasil novamente e estará lidando com alguma frustração pois após aquela noite mágica em Amesterdão há algum tempo atrás ele terá criado expetativas de que poderia jogar mais regularmente tanto em seu clube como na seleção e isso não vem acontecendo.

Mas ele é um grande jogador e uma excelente pessoa com quem tive a oportunidade de jogar no São Paulo, então, com certeza irá se focar novamente e rapidamente retornar a seu melhor nível junto com o time do Tottenham que tem mais qualidade do que vem demonstrando.

DESIGNS-83630_FBD_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg