Dicas do Rivaldo: Atlético-MG chega um pouco melhor que o Palmeiras nas semifinais da Libertadores

Hulk vem sendo um dos destaques da Libertadores com a camisa do Galo

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo antecipa as semifinais da Copa Libertadores e ainda comenta sobre os mais recentes desenvolvimentos no futebol europeu e mundial...

"Mesmo considerando essa ligeira vantagem do time mineiro atualmente, eu estou torcendo pelo Palmeiras e tenho a confiança de que o time vai responder bem em campo nessa terça-feira e levar uma pequena vantagem antes da viagem a Belo Horizonte."

As semifinais da CONMEBOL Libertadores se iniciam essa semana com um grande confronto entre Palmeiras e Atlético Mineiro e embora eu esteja torcendo pelo Verdão acredito que é o Galo quem chega um pouco mais forte nessa partida.

A equipe do Cuca vem muito bem em todas as competições e talvez por isso tenha um pouco mais de vantagem pois sua confiança está muito alta no momento.

Mas isso não significa que eles sairão na frente da eliminatória no Allianz Parque pois o Palmeiras também tem um grande time e ostenta o estatuto de campeão da Libertadores, então tudo vai fazer para contrariar esse teórico favoritismo do Galo nessas duas partidas que vêm pela frente.

Mesmo considerando essa ligeira vantagem do time mineiro atualmente, eu estou torcendo pelo Palmeiras e tenho a confiança de que o time vai responder bem em campo nessa terça-feira e levar uma pequena vantagem antes da viagem a Minas Gerais.

PROGNÓSTICO DO RIVALDO: Palmeiras 2-1 Atlético Mineiro @ 13.0012/1

Flamengo favorito, porém, não pode esperar por facilidades


Na outra semifinal, o Flamengo é super favorito para se superiorizar ao Barcelona do Equador e eu concordo totalmente com isso, mas no futebol sempre é preciso estar alerta contra possíveis surpresas.

flamengo_gabigol_2009.jpg

O time equatoriano não tem qualquer responsabilidade na eliminatória e jogará em seu favor com o time buscando se superar para colocar problemas inesperados no Mengão, então o Fla precisa pensar que só dentro do gramado se pode confirmar essa diferença entre times e nunca antes da partida.

Na verdade, o time de Renato Gaúcho tomou uma surpresa no final de semana perdendo em casa para o Grêmio alguns dias depois de ter batido o rival gaúcho, então, a missão do Flamengo passa por entrar 100% focado para não abrir quaisquer chances pra seu rival que vai estar espreitando sempre que possível.

Assim, esperando por um time do Barcelona bem fechadinho lá atrás acredito que o Flamengo acabará por vencer, porém sem golear num placar de 2-0.

PROGNÓSTICO DO RIVALDO: Flamengo 2-0 Barcelona-ECU @ 7.6013/2

Final 100% brasileira na Sul-Americana perfeitamente possível de ocorrer


Na CONMEBOL Sul-Americana, o futebol brasileiro também está bem representado com Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino brigando com Peñarol e Libertad respetivamente por vagas na Final.

Com todo o respeito para com dois bons oponentes vindos do Uruguai e Paraguai, eu penso que ambos os times brasileiros podem acabar garantindo sua vaga na Final e assim aumentando o domínio do futebol brasileiro na América do Sul nos anos mais recentes.

Manchester United e Barcelona ainda vão a tempo de classificar na Champions


A Liga dos Campeões é uma competição muito intensa e difícil e isso ficou visível para alguns clubes fortes como Barcelona, Manchester United ou PSG que registaram placares negativos na rodada inicial, porém eu penso que todos eles vão acabar se firmando na fase seguinte.

barcelona_pique_2009.jpg

O Manchester United foi surpreendido por um time suíço que tirou bom partido da superioridade numérica para neutralizar aquele gol inicial do Cristiano Ronaldo, mas o time inglês tem condições de reverter a situação nas partidas seguintes.

Já o Barcelona, voltou a não ter resposta para um Bayern muito forte e terá agora um jogo chave quando visitar o Benfica na segunda rodada. Uma vitória em Lisboa recolocará o Barcelona em boa situação para seguir adiante na Champions.

Clubes não vão gostar de Copa do Mundo a cada dois anos...


A FIFA está estudando a possibilidade de ter Copa do Mundo a cada dois anos, no entanto, eu acredito que não será fácil convencer os clubes dessa nova situação pois as temporadas estão cada vez mais sobrecarregadas de partidas e isso acaba prejudicando os clubes, que são quem paga os salários para os jogadores.

Em minha opinião, essa solução irá colocar ainda mais sobrecarga sobre os jogadores e prejudicar a preparação de clubes de topo que têm muitos jogadores nas seleções por isso tenho minhas dúvidas de que isso acabe indo avante.

Se existir uma plataforma de entendimento entre FIFA e maioria dos clubes tudo certo, porém eu desconfio que não será possível chegar nesses entendimentos pois já hoje o tema das seleções é polêmico e mais ficaria com jogos adicionais de Copa do Mundo e respetivas eliminatórias.

Há muitos países onde a sobrecarga é evidente e o Brasil é um bom exemplo. Com Estaduais, Brasileirão, Copas nacionais e continentais, além de compromissos de seleções, as temporadas são muito longas e mais ficariam com Copa do Mundo a cada dois anos...

Kayky é um jovem promissor que precisará de um período de adaptação no Man City


O jovem ala do Fluminense, Kayky, é a nova promessa do futebol brasileiro a assinar pelo Manchester City e suas qualidades vêm sendo muito elogiadas na imprensa brasileira. Ele pode se tornar num grande jogador, porém chegar no futebol inglês aos 18 anos irá o obrigar a um período de adaptação onde seu tempo de utilização poderá ser reduzido.

A presença de Gabriel Jesus no time será muito importante nessa fase de adaptação e estou confiante de que num espaço de 1-2 anos ele poderá se tornar peça importante no clube de Pep Guardiola jogando com maior regularidade e contribuindo com gols e assistências.

Grande começo de Cristiano Ronaldo no Man Utd não é uma surpresa


O Cristiano Ronaldo iniciou forte no Manchester United anotando quatro gols em suas primeiras três partidas e honestamente isso não me surpreendeu pois ele é o tipo de jogador que com sua grande personalidade consegue causar esse impacto.

manutd_cristiano_2009.jpg

Como eu sempre disse, ele tomou uma boa decisão em assinar com o Manchester United em vez do Real Madrid pois na Inglaterra a imprensa gosta dele, os torcedores do United o idolatram e sua história no clube é linda.

Apesar de seus 36 anos, ele continua em muito boa forma e acredito que acabará fazendo muitos gols em sua segunda aventura no Manchester United, inclusive contribuindo para títulos no clube. Ele é um exemplo de dedicação e profissionalismo no futebol e em qualquer área.

E com o Cristiano Ronaldo no clube, eu acredito que todos os outros jogadores vão ter um maior compromisso e motivação por estarem partilhando o gramado com um campeão que sempre ganha nos clubes por onde passa.

Isso pode ser o clique que faltava no Manchester United para voltar a brigar pelo título do Campeonato Inglês e até mesmo ir bem adiante na Liga dos Campeões.

É um prazer assistir ao Thiago Silva atuando tão bem no Campeonato Inglês


É uma alegria ver o Thiago Silva jogando tão bem com a camisa do Chelsea, na melhor liga europeia, aos 36 anos de idade e isso só mostra que hoje muitos jogadores conseguem prolongar suas carreiras ao mais alto nível como são exemplo Dani Alves, Cristiano Ronaldo ou o próprio Thiago.

Com a qualidade com que está atuando numa competição tão difícil eu não ficaria surpreendido se ele fosse convocado para a Copa do Mundo do Qatar em 2022. Sua experiência será um bônus no time, além de que ele está enfrentando alguns dos melhores atacantes mundiais na Premier League e isso o prepara muito bem para as dificuldades de uma Copa do Mundo.

Claro, tudo dependerá do que ocorrer no próximo ano pois podem surgir novos zagueiros brasileiros de grande qualidade, no entanto, considero que é reconfortante para Tite saber que pode sempre contar com um zagueiro de tanta experiência e qualidade como Thiago Silva nessa fase.