Dicas do Rivaldo: Ausência da Bola de Ouro guiará Messi a mais altos voos

Lionel Messi parece se firmando como candidato à briga pela próxima Bola de Ouro...
Ver mercado

O Embaixador da Betfair Rivaldo analisa as fortes atuações europeias de Real Madrid e Barcelona e as sortes altamente contrastantes de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo...

"Lionel Messi parece estar bem ligado neste início de temporada e começar a Champions com um hat-trick é importante para ele após ficar fora dos três nomeados para a Bola de Ouro pela primeira vez em dez anos. Essa época ele irá provar que continua merecendo figurar entre os melhores do mundo e sua estréia na Liga dos Campeões foi perfeita."

Messi determinado em provar seu valor


Como havia mencionado em minha previsão na segunda-feira, o Barcelona deveria vencer confortavelmente contra um grande time holandês - que não tem tanta tradição na Champions League - e foi exatamente isso que acabou acontecendo. O Barça está apostado em erguer o troféu da Champions League nessa temporada e fez um belo começo de campanha mostrando já ao que vem - com uma boa exibição e resultado.

Lionel Messi parece estar bem ligado neste início de temporada e começar a Champions com um hat-trick é importante para ele após ficar fora dos três nomeados para a Bola de Ouro pela primeira vez em dez anos. Essa época ele irá provar que continua merecendo figurar entre os melhores do mundo e sua estréia na Liga dos Campeões foi perfeita.

Injusto vermelho para Ronaldo - mas continuo contra o VAR


Enquanto Lionel Messi teve um brilhante início de campanha na terça-feira, Cristiano Ronaldo acabou expulso em sua partida de estréia com a camisa da Juventus na Champions League. O astro português teve um pequeno conflito com um defesa do Valência, porém me parece que o árbitro acabou errando ao sancionar CR7 com o cartão vermelho. Talvez um amarelo fosse a melhor decisão, pois se é verdade que Ronaldo foi tocar no adversário, também é verdade que não houve agressão.

Eu não sou um defensor do Árbitro de Vídeo (VAR) e se nessa situação até poderia ter sido útil, essa ferramenta já provou que não resolve todos os problemas como ficou claro na Copa do Mundo - onde houve vários erros. Eu defendo que o futebol deve seguir sem VAR pois se trata de um desporto humano que gera imensas polêmicas e discussões um pouco por todo o mundo e é isso que torna esse desporto tão especial.

Por vezes você pode se sentir frustrado por uma decisão errada do juiz ou por uma simulação de falta de um jogador, porém será isso que você irá debater nos dias seguintes e eu acredito que as coisas devem continuar dessa forma.

Messi pode agora abrir vantagem na Artilharia da Champions com Ronaldo ausente, porém eu não acredito que o argentino esteja pensando nisso. Seu foco é ajudar o Barcelona a atingir seus objetivos e não rivalizar com Ronaldo como muitos pensam.

Mudança de sistema no Real Madrid após Ronaldo


Eles iniciaram com uma boa vitória em cima da AS Roma - um time que fez uma grande campanha na época passada e até eliminou o Barcelona nas Quartas de Final - numa boa exibição que parece indiciar que eles podem voltar a ir bem na competição caso consigam manter este nível de jogo.

Eles estão jogando bem como um grupo - sem jogadores individualizando ou se querendo mostrar - e estão tocando bem a bola o que os torna num time forte com esse estilo de jogo. Quando as partidas mais importantes na competição chegarem veremos se esse sistema irá funcionar ou se vão necessitar que algum jogador assuma responsabilidade como Cristiano Ronaldo tão bem fazia.

Teremos que aguardar pelas partidas de mata-mata para obter uma resposta sobre a real força do time, mas para já estão indo bem.
Esse sistema mais coletivo que o time de Lopetegui vem adotando deverá originar uma maior distribuição dos gols pelos elementos do ataque, ao contrário do que vinha sucedendo, com Ronaldo a concentrar grande parte dos gols do time.

Favoritos do Costume, com alguns começando melhor que outros


Sempre temos crônicos candidatos ao título da Champions com Real Madrid, Barcelona ou Bayern mostrando já suas qualidades na primeira rodada, enquanto Atlético de Madrid e Liverpool iniciaram com ótimas vitórias contra rivais franceses e têm de ser considerados sérios candidatos esta época.

O Manchester City foi surpreendido em sua casa, porém tem uma boa equipe com grandes jogadores e um excelente treinador e terá tempo para reverter essa situação durante a fase de grupos.

Mas se tivesse que escolher um dos favoritos nesse momento, eu iria para o Barcelona pois começou com um bom triunfo de 4-0. Além disso, eles têm uma motivação extra de parar o domínio recente do seu rival Real Madrid na prova e isso deverá leva-los a deixar tudo dentro das quatro linhas a fim de travar esse atual pesadelo para os torcedores do Barcelona na Champions League.

Ver mercado