Dicas do Rivaldo: Ausência de Luís Suárez são boas notícias para o Barcelona

Suárez deve perder a chance de reencontrar seus antigos companheiros

É uma semana importante para o Barcelona pois enfrentará um rival ao título sem a presença de um ex-amado em Camp Nou, mas a grande notícia é o limite salarial imposto pela La Liga que Rivaldo acredita poder ser sinônimo de adeus para Lionel Messi...

"Acredito que só vencendo uma Champions League ou a La Liga esta temporada, ou vendo o Koeman colocar o time a jogar um grande futebol é que o Messi poderia reconsiderar sua decisão. Infelizmente, esse pode mesmo ser o último ano do Messi em Barcelona..."

O Barcelona terá um confronto bem difícil já nesse Sábado na casa do Atlético de Madrid pelo Campeonato Espanhol, e apesar das dificuldades esperadas, a verdade é que a notícia do Luís Suárez estar infetado com o Covid-19 e não poder alinhar será positiva para o time de Ronald Koeman.

Eu digo isso não apenas pela qualidade do jogador que é bem conhecida na Catalunha, mas também pelo modo como ele foi 'dispensado' do clube e que certamente o levaria a querer provar que o clube errou nessa decisão. Estou certo de que ele teria muita vontade de disputar essa partida e mostrar para a diretoria Blaugrana que havia cometido um grande erro, mas infelizmente acabou contraindo o vírus e não deverá poder enfrentar seus antigos companheiros.

Esse é um desfalque importante para o Atlético, mas eles estão atuando bem e com certeza continuará sendo uma partida bem dura. Eu já disse na semana anterior que eles vão brigar pelo título espanhol e não imagino o Barcelona chegando ao Wanda Metropolitano e vencendo com facilidade, bem pelo contrário.

Pedri é talentoso, mas eu apostaria em Coutinho contra o Atlético


Para o embate de Sábado, existe a dúvida sobre quem irá atuar de início - Pedri ou Coutinho - e mesmo sendo um jogador muito promissor de apenas 17 anos eu considero que deve jogar aquele que estiver mostrando mais nos treinamentos.

Claro, em termos de experiência e respeito para o oponente em campo Philippe Coutinho será sempre uma ameaça mais considerável e, se estiver bem fisicamente, seria minha escolha para uma partida dessa importância.

coutinho_barcelona_focused.jpg

Teto salarial na La Liga pode dificultar vida do Barcelona...


Na semana passada, eu disse que o Barcelona precisa se reforçar após saber da grave lesão do Ansu Fati, e claro que essa restrição salarial imposta pela Liga irá levar a diretoria a pensar duas vezes antes de apostar num nome sonante que possa auferir um grande salário.

Isso dificulta as escolhas para o mercado de Janeiro, mas o clube precisa realmente de se reforçar pelo que terá de buscar alguém menos conhecido e de qualidade, ou um jogador disposto a ter um ordenado menor só para jogar no Barcelona.

...Lionel Messi incluído


O Barcelona já vinha negociando algumas baixas salariais com jogadores e tentando cortes adicionais com todo o elenco, então, isso não é uma grande surpresa para os jogadores, porém, acabará reforçando a ideia de que será difícil acertar uma renovação de contrato com o Lionel Messi quando sua margem negocial baixou substancialmente.

Com certeza, ele terá ofertas salariais bem mais vantajosas, portanto se ele já estava desejando sair no final da temporada anterior não vejo que vá ser fácil convencer o astro argentino do contrário daqui por uns meses.

messi_eyesclosed.jpg

Acredito que só vencendo uma Champions League ou a La Liga esta temporada, ou vendo o Koeman colocar o time a jogar um grande futebol é que o Messi poderia reconsiderar sua decisão, então, infelizmente esse pode mesmo ser o último ano do Messi em Barcelona. Fico triste, é claro.

Difícil a volta do Neymar para o Barcelona


Temos ouvido alguns candidatos à presidência do Barcelona descartar um eventual retorno do Neymar ao clube após sua conturbada saída, e embora eu considere que seria possível esse regresso, também concordo que esse pode ser um momento onde vai ser difícil tal acontecer.

O novo presidente não desejará tomar uma decisão potencialmente polêmica logo de cara e, além disso, o Barcelona terá poucos recursos financeiros para o trazer de volta. Juntando a tudo isso, Neymar parece estar feliz em Paris e até está considerando uma extensão de seu contrato, então, não me parece que sua transferência de volta para o Barcelona venha a ser assunto nos próximos tempos.

Brasil mostrou superioridade, mesmo sem Neymar e companhia


O Brasil confirmou minhas expectativas e somou mais duas vitórias pelas eliminatórias da Copa do Mundo, mesmo não contando com jogadores importantes como Neymar, Coutinho ou Casemiro. Honestamente, eu considero que o Brasil é o time mais forte de entre as dez seleções disputando vaga na Copa do Mundo pois é superior a todas as restantes dez equipes.

BRASIL_RICHARLISON2.jpg

Com a qualidade do elenco que tem, o Brasil continua muito forte mesmo sem algumas peças importantes e eu acredito que o time pode mesmo terminar as 18 partidas de classificação invicto, inclusive contra a Argentina.

Sou um grande admirador do Éverton Ribeiro


Um dos destaques brasileiros lá no Uruguai acabou sendo o Éverton Ribeiro e isso não é uma surpresa para mim pois considero que ele tem muita qualidade e grande personalidade dentro de campo. Isso pode ser provado pelo facto de ter dado certo em quase todos os clubes por onde passou em sua carreira, tendo feito uma grande campanha com o Flamengo na temporada anterior, e dando sequência já na presente temporada.

Ele vem justificando essas convocações para a seleção e acabou tirando bom partido das ausências do Neymar e Coutinho para se mostrar com a camisa 10, então com certeza estará brigando por vaga na Copa América e Copa do Mundo nos próximos anos.

Inter, Athletico e Flamengo com vida mais dificultada na Libertadores


A CONMEBOL Libertadores retorna na próxima semana com o começo das Oitavas de Final e é claro que os confrontos de times brasileiros contra argentinos devem gerar maior interesse e dificuldade para os brasileiros.

gremio_internacional_everton_cuesta.jpg

O Athletico terá vida difícil contra o River Plate, assim como o Internacional frente ao Boca Juniors, e inclusive o Flamengo diante do Racing Avellaneda.

De qualquer forma, nessa fase da competição já não há muitos jogos fáceis, então, Santos, Palmeiras e Grêmio precisam se cuidar em suas eliminatórias para não acabar surpreendidos. Serão seis confrontos renhidos onde tudo pode acontecer e essa é a beleza da Libertadores.

Derrota de 6-0 da Alemanha totalmente inesperada


Ninguém esperaria que num confronto decisivo pela Copa das Nações entre dois times de grande tradição como a Espanha e a Alemanha se assistisse a uma goleada dessa grandeza.

É aquele tipo de jogos onde o jogador derrotado só quer esquecer, tentando se focar já no próximo para sarar as feridas abertas. Mas eu acredito que esse foi um acidente que pode acontecer no futebol, um pouco lembrando aquele 7-1 que o Brasil tomou precisamente dos alemães.

Mas são essas surpresas que tornam o futebol num desporto tão bonito e emocionante. Há dias em que tudo corre bem para um lado e mal para o outro, e acabam acontecendo esses resultados inesperados tendo em conta a qualidade similar das duas equipes.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva