Dicas do Rivaldo: Barça tem que melhorar se quiser vencer a Champions

Mauricio Pochettino defrontou muitas vezes o Barcelona como jogador e técnico do Espanhol...
Ver mercado

O Embaixador Betfair Rivaldo reflete sobre os recentes problemas do Barcelona e sugere que o Tottenham pode causar surpresa em Wembley nesta quarta-feira, assim como dá uma olhada na situação do Manchester United antes do confronto com o Valência...

"Mesmo que Dele Alli, Hugo Lloris ou Christian Eriksen não se recuperem a tempo do jogo, o Tottenham tem bons jogadores como Lucas Moura, com quem joguei no São Paulo em 2011. Se trata de um grande jogador que tem se destacado neste início de temporada e o Barcelona precisa se cuidar também com ele."

Momento complicado do Barcelona


Nesse momento, a única coisa que posso dizer é que há motivos para preocupar pois há bastante tempo que o time não passava tanto tempo sem vencer. Sim, isso é bom para o futebol espanhol, mas o Barcelona não tem mais esse costume de perder tantos pontos para times intermediários.

E o time precisa se preocupar porque a Liga dos Campeões é muito mais difícil que o campeonato espanhol, e se na liga está perdendo esses pontos, na Champions vai ser ainda mais difícil, então é preciso abrir os olhos para o que falta de campeonato e Liga dos Campeões.

Quando se está três jogos sem vencer, eu acho que tanto jogadores como treinador têm de dividir a responsabilidade. O Barcelona tem grandes jogadores e um grande treinador, mas as coisas não estão acontecendo nesse momento, é preciso preocupar, mas sabendo sempre que a responsabilidade é de todos, e não individualizada.

Se o Barcelona quer ser campeão da Champions, não pode estar jogando como jogou nesses três últimos jogos!

Dependência de Messi não pode continuar


Isso é uma situação que não deveria acontecer. Toda a gente sabe que o Messi é um jogador importante e que muitas vezes decide os jogos, mas o Barcelona tem outros grandes jogadores, e ficar dependendo do Messi fazer gol a cada jogo é prejudicial.

O Barcelona precisa que outros jogadores sejam decisivos, porque o Messi não vai durar para sempre, e pela idade que já tem é normal que vá decaindo um pouco de ano para ano, então tem que aparecer outros que façam diferença.

Claro que o Barcelona tem outros grandes jogadores que podem decidir, mas isso não vem acontecendo, e por mais qualidade que Messi tenha, ele não pode resolver tudo sozinho.

Favoritismo injustificado contra o Tottenham


É claro que o Barcelona é um time forte, mas por esses três jogos sem vencer, e pela maneira que está jogando sem se impor, eu acho que há possibilidades de sair de Londres com a derrota. Assim, para esse jogo eu não coloco o Barcelona como favorito.

Como eu já falei na semana passada, quando se perde para times não considerados tão fortes, isso dá força para os times que enfrentam o Barcelona, e agora na Champions o Barça não vai defrontar um time qualquer, o Tottenham tem boa equipe, vai brigar para tentar se classificar e chega com essa motivação, então os jogadores dos Spurs vão entrar para tentar ganhar.

Ligação de Pochettino ao Espanhol pode ser trunfo


Por ser rival e conhecer muito bem o Barcelona enquanto jogador e treinador, Mauricio Pochettino vai querer ganhar do Barcelona. Mas não só por isso, afinal ele é um bom treinador - além de bom jogador - e de futuro. Então, ele vai passar essa experiência como jogador e treinador do Espanhol para os seus jogadores no Tottenham para tentar tirar vantagem nesse jogo e quem sabe bater o Barcelona.

Eu joguei contra o Pochettino e o que posso dizer é que era um grande jogador, um típico guerreiro argentino, e já dava para entender que ele seria treinador por ser líder do seu time dentro de campo, e não surpreende que hoje seja um grande treinador.

Tottenham tem várias armas atacantes


Além do Harry Kane, que é sempre o mais falado, eu acredito que o Tottenham tem várias ameaças na frente que podem ferir a defesa do Barça. Eles vão querer se aproveitar de estar jogando em casa, e também do momento complicado do Barcelona para conseguir essa vitória.

Mesmo que Dele Alli, Hugo Lloris ou Christian Eriksen não se recuperem a tempo do jogo, o Tottenham tem bons jogadores e eu destaco o Lucas Moura, com quem joguei no São Paulo em 2011. Se trata de um grande jogador que tem se destacado neste início de temporada e o Barcelona precisa se cuidar também com ele.

Difícil momento para José Mourinho


Se trata de uma situação difícil para um time dessa dimensão, pois está mal colocado no campeonato inglês e já afastado dos primeiros lugares.

Para um treinador como José Mourinho, e num clube tão grande como o Manchester United, estar longe das disputas da frente é triste, mas isso é o futebol e às vezes as coisas não saem com o esperado. É uma situação difícil para o Mourinho, mas acredito que tem ainda muito campeonato pela frente para reverter esse momento.

Quando as coisas estão ruins, sempre a pressão cai sobre o treinador e começa se pedindo a sua demissão. Eu espero que isso não aconteça e que ele consiga dar a volta por cima.

O United é um time de grande tradição na Champions, que já venceu a competição em algumas ocasiões, e joga com um Valência que também já foi finalista por duas vezes e que dificultará a tarefa para o United, porém acredito que o Manchester United é favorito para esse jogo e conseguirá conquistar os três pontos.

Rivaldo,