Dicas do Rivaldo: Barcelona deve acreditar que é possível conquistar o Campeonato Espanhol

Lionel Messi fez mais dois gols na vitória sobre o Elche

Em sua coluna semanal, nosso Embaixador Rivaldo comenta a atualidade do Barcelona e suas chances de recuperar o título espanhol, abordando ainda o futebol europeu e brasileiro...

"Com o Grêmio visando vaga direta na CONMEBOL Libertadores e o Palmeiras mais relaxado nesse quesito por já ter assegurado com a conquista da competição sul-americana, talvez o Grêmio entre mais focado na Final da Copa do Brasil."

É certo que a situação continua algo difícil no Campeonato Espanhol, porém o Atlético Madrid vem deixando alguns pontos importantes e reabrindo um pouco essa briga, então, o Barcelona precisa tirar partido disso para ainda tentar buscar esse título.

Além disso, ainda falta muitos jogos por disputar e muita coisa pode acontecer. O Barcelona ainda tem boas chances de ser campeão espanhol, afinal o time vem tendo grande tradição nessa competição com muitos títulos nos últimos 10 anos.

É tempo de os mais velhos darem o exemplo para os mais novos


O Ronald Koeman voltou a valorizar a importância de os veteranos do time darem o exemplo nessa fase da temporada, mostrando sua qualidade e experiência quando mais é necessário e eu sou totalmente de acordo.

É certo que o clube está numa fase de transição e precisa seguir apostando em alguns jovens jogadores, porém, eu sempre digo que a grande responsabilidade tem que ficar com os mais experientes pois são eles que mais estão acostumados aos grandes jogos.

Pedri tem um grande futuro pela frente


O jovem Pedri voltou a ser destaque na vitória em cima do Elche no meio da semana e ele vem realmente se comportando muito bem. Se trata de uma grande oportunidade para ele estar jogando regularmente e isso mostra que o técnico está confiando em suas qualidades, o que é excelente pois torna tudo mais fácil.

pedri_barcelona.jpg

Ele está sendo uma grande surpresa esta temporada e mostra que terá grande futuro, inclusive na seleção espanhola, mas como sempre falo a responsabilidade precisa seguir nos mais veteranos e naqueles que foram contratados para fazer a diferença.

Zidane segue dando mostras de sua qualidade


Apesar das críticas e de estarem duvidando de que Zidane poderá guiar o Real Madrid a mais sucessos, a verdade é que ele continua fazendo seu trabalho, se aproximando do topo no Campeonato Espanhol e somando importante vitória pela Champions contra a Atalanta.

Eu continuo tendo dificuldades em entender todas essas críticas que ele vem recebendo, afinal já provou ser capaz de conquistar três Champions em sucessão, e até conseguiu conquistar o Campeonato Espanhol na temporada anterior num ano de retorno após uma curta saída, então, não há como duvidar dele em minha opinião.

A imprensa e torcedores deve aguardar pelo final de temporada, e aí sim, se ele não conseguir sucessos, cobrar para a diretoria do clube caso considere que tal se justifica.

Real Madrid sabe da qualidade de Vinícius Júnior


O Zidane voltou a apostar no jovem Vinicius pela Champions, porém ele não teve uma atuação de grande destaque. Muitos seguem desconfiando que ele estará perdendo demasiadas chances de se afirmar, perdendo assim protagonismo no time.

Em minha opinião, ele é um jogador diferenciado e já o mostrou no clube, então, não há como seguir duvidando dele pois será certamente um dos grandes jogadores do futuro.

Para mim, ele só precisa melhorar sua capacidade de finalização pois marcando mais frequentemente será certamente mais notado e apreciado. Sua técnica e capacidade de fazer a diferença é notória, então, só falta o mais importante no futebol que é marcar gols.

Richarlison já é peça muito importante para a seleção brasileira


A torcida do Everton continua rendida a seu atacante brasileiro Richarlison e isso não é surpresa para mim. Se trata de um excelente jogador com muita personalidade para ir para cima e assumir o jogo, então, essa boa fase que está passando só vem confirmar sua capacidade.

everton_richarlison_run.jpg

Ele é um jogador que assume muito destaque dentro de campo e com certeza é hoje um elemento importante na seleção brasileira e continuará sendo caso mantenha seu atual rendimento na Premier League.

Manchester City com Messi seria um caso sério


O time comandado pelo Pep Guardiola tem um grande elenco e vem se destacando muito nas últimas semanas chegando a 19 vitórias em sucessão, saltando para 10 pontos acima na Liga Inglesa e seguindo bem na Champions.

É um clube com muito dinheiro para contratar e isso lhe dá a possibilidade de trazer os melhores jogadores para o seu clube. Assim, eles sempre são um destino possível para o Lionel Messi pois podem pagar um grande salário para ele.

MessiGuardiola1280.956x544.jpg

Olhando ao grande momento da equipe atualmente e ao fato de Guardiola já ter treinado o Messi com muito sucesso, eu acredito que caso essa transferência venha a acontecer no verão, o time inglês ficará ainda mais forte e certamente será favorito em qualquer competição que dispute.

Coragem de Giroud possibilitou golaço de bicicleta


O atacante francês Olivier Giroud marcou um golaço pela Champions contra o Atlético de Madrid numa bicicleta perfeita que deliciou os torcedores. Não é fácil fazer isso pois se trata de uma decisão do momento onde a coragem e improviso do jogador precisa estar muito apurada.

O Giroud já mostrou ser um jogador muito creditado para os grandes momentos, e também para os grandes gols pois não é o primeiro de destaque que faz, então, ele está de parabéns não só pela beleza do gol, mas especialmente por ter sido obtido numa partida de grande importância para o time.

Experiência de Abelão não ficou longe de surpreender Rogério Ceni


Num dos jogos do ano no futebol brasileiro tivemos um confronto de gerações entre treinadores com Abel Braga trazendo a experiência e o jovem Ceni comandando o melhor elenco do Brasil. Na verdade, eu penso que o Abel Braga trouxe a lição estudada e conseguiu equilibrar a partida acabando traído por aquela expulsão do Rodinei que, em minha opinião foi injustificada.

Apesar de ter acertado no adversário, o jogador do Inter não teve qualquer intenção de magoar e se tratou de uma jogada muito rápida onde fica difícil tirar o pé. O juiz da partida acabou revisando no VAR com câmara lenta e aí acabou decidindo por uma expulsão que condicionou o restante da partida.

O Flamengo até poderia ter vencido na mesma, mas nunca saberemos como teria sido noutras condições de igualdade dentro do campo...

Grêmio sairá na frente na Final da Copa do Brasil


Confrontos entre Palmeiras e Grêmio sempre são difíceis e eu penso que ambos os times chegam motivados para buscar esse importante título brasileiro.

Com o Grêmio visando vaga direta na CONMEBOL Libertadores e o Palmeiras mais relaxado nesse quesito por já ter assegurado com a conquista da competição sul-americana, talvez o Grêmio entre mais focado nessa decisão.

palmeiras_gremio_rony_kannemann.jpg

Por isso, eu acredito que o time gaúcho vai sair na frente no jogo de ida lá na Arena do Grêmio e vou até arriscar num 2-1 para o time de Renato Gaúcho, o que não significa que o Palmeiras não possa reverter o resultado na partida de volta no Allianz Parque.

Grandes do Brasileirão rebaixados para a Série B vão ter dificuldades em retornar


Depois do Cruzeiro, também Vasco da Gama e Botafogo irão se juntar à Série B em 2021 numa competição que assim contará com três grandes do nosso futebol.

Todos eles acabaram rebaixados fruto de erros anteriores que comprometeram a estabilidade financeira e competitiva dos times, então, eu considero que se trata de uma situação mais interna do que propriamente de um crescimento de outros clubes ditos menores.

Em minha opinião, a Série B está se tornando muito renhida nos últimos anos e isso tornará mais difícil ver esses grandes times retornarem para a elite, então, precisam se acertar dos erros do passado para poderemos almejar um futuro mais de acordo com seu histórico.

Todos eles são times de Série A e precisam retificar seu atual momento o quanto antes, pois fazem falta ao futebol brasileiro na sua máxima força.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva