Dicas do Rivaldo: Barcelona perdeu grande chance de ser Campeão Espanhol

Após o empate em Levante, Rivaldo considera muito difícil o Barcelona chegar a Campeão Espanhol

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo comenta os desenvolvimentos no futebol europeu e sul-americano, e ainda responde a seus fãs que deixaram perguntas em seu Instagram...

"Com a possibilidade de trazer o Kun Aguero 1.364/11 e caso o Lionel Messi continue 1.201/5, eu acredito que o Barcelona pode rapidamente voltar a ser aquele time temível capaz de vencer em qualquer campo e conquistar todos os troféus em disputa."

O Barcelona teve uma grande recuperação no Campeonato Espanhol, porém quando teve chance de passar para a liderança acabou perdendo as oportunidades e após esse empate contra o Levante (3-3) ficou muito mais difícil, pois o time passa a precisar que Atlético de Madrid e Real Madrid também percam alguns pontos nas três rodadas que faltam para terminar a competição.

Empatar no Levante quando podia pressionar seus rivais antes de suas partidas acaba sendo um resultado que o time não poderia permitir e agora, mesmo sendo ainda possível, tudo ficou muito complicado. É uma pena.

Mas precisamos contextualizar essa temporada, pois o clube entrou no Campeonato Espanhol sem ninguém acreditando que poderia ser campeão já que o mesmo vivia um período de muitas dificuldades internas com eleições, novo técnico e tudo isso.

Então, apesar do Campeonato parece ter escapado 14.0013/1 é preciso ver o lado positivo das coisas e o Barcelona acabou conquistando a Copa do Rei e tendo uma boa performance nesse final de liga com o Ronald Koeman encontrando o melhor sistema tático.

Ronald Koeman vem justificando permanecer no clube


Numa temporada tão turbulenta com muitas mexidas no elenco e até mesmo na presidência do clube, o técnico holandês do Barça acabou fazendo um bom trabalho de potenciar alguns jovens jogadores ao mesmo tempo que mantinha a competitividade da equipe, portanto eu considero que o presidente Juan Laporta deve manter a confiança no atual técnico.

barcelona_koeman.jpg

Na próxima temporada, e já com todas essas confusões resolvidas, o Barcelona terá condições de estabilizar o seu jogo e brigar em todas as frentes com Koeman assumindo novamente o comando da equipe.

Com a possibilidade de trazer o Kun Aguero 1.364/11 e caso o Lionel Messi continue 1.201/5, eu acredito que o Barcelona pode rapidamente voltar a ser aquele time temível capaz de vencer em qualquer campo e conquistar todos os troféus em disputa.

APOSTE AGORA NO CAMPEÃO ESPANHOL

Edinson Cavani é um grande artilheiro


Essa semana ficamos sabendo que o Edinson Cavani renovou por mais uma temporada com o Manchester United numa prova de confiança do clube inglês no atacante uruguaio.

cavani_manutd_1205.jpg

Sua adaptação ao futebol inglês não foi fácil no começo da temporada, mas acabou se integrando e está terminando a campanha em grande forma fazendo muitos gols.

Eu gosto muito dele enquanto jogador e com certeza terá sucesso no clube tal como aconteceu em todos os anteriores clubes por onde passou.

Juventus precisa focar em cumprir os serviços mínimos


A temporada da Juve acabou virando pesadelo com o time perdendo um título da Serie A que lhe pertencia há muitos anos e agora correndo até o risco de falhar uma vaga na Liga dos Campeões.

Tudo isso vem gerando muitos rumores de que Cristiano Ronaldo não irá continuar no clube, no entanto, eu penso que tanto o time como o próprio Ronaldo precisam se focar para ao menos garantirem uma colocação entre os quatro primeiros e só depois pensar no futuro.

O Cristiano continua sendo um jogador decisivo apesar de sua idade e com certeza pode continuar atuando num grande clube europeu, mas quando você joga ao mais alto nível nem sempre pode vencer e conquistar seus objetivos, então, o atacante português precisa refletir se ainda acredita poder buscar a Champions com a Juventus na próxima temporada ou sair para um outro clube.

Paulistão sempre tem suas surpresas, mas favoritos chegam fortes


Historicamente, o Campeonato Paulista vai tendo suas surpresas com times do interior causando sensação na fase de mata-mata, porém é claro que times como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos sempre serão mais favoritos.

O Peixe já está fora de competição, mas eu vejo o São Paulo bem forte nesse começo de campanha e o mesmo pode se dizer de um Palmeiras ou Timão.

Apesar de já não ser um desconhecido, também vejo o RB Bragantino como um potencial time a brigar nessa fase de decisão, então, espero por uma grande semifinal contra o Palmeiras.

Times brasileiros dominando na Libertadores


Todas as equipes brasileiras estão fazendo boas campanhas na Copa Libertadores e uma grande maioria delas deverá mesmo classificar para a fase seguinte.

Até o Santos que estava em dificuldades conseguiu uma grande vitória contra o Boca Juniors e agora só depende de si para conseguir vaga nas Oitavas de Final.

santos_liberta_1205.jpg

Como eu sempre digo, esse tipo de competições só começa realmente na fase de mata-mata onde um mau jogo pode ser fatal em suas ambições, então, eu espero que os times brasileiros se confirmem na fase seguinte, mas só a partir das Oitavas poderemos ver quais deles estão realmente em condições de brigar pelo tão desejado título da América do Sul.

brazil_hlob_600x234.jpg

Santos pode se reerguer com Fernando Diniz


O Peixe não está começando bem sua temporada e quase acabava rebaixado no Paulistão, porém o time deu a volta por cima se salvando na rodada final e agora até ganhou nova vida na Libertadores com uma grande vitória sobre o Boca Juniors na estreia de Fernando Diniz.

O técnico brasileiro viveu uma grande fase com o São Paulo na temporada anterior e também fez bom trabalho no Fluminense, então, se trata de um bom técnico com muito conhecimento do futebol brasileiro que pode ajudar a reerguer o Santos e o lançar para uma forte campanha em 2021.

PERGUNTAS DOS FÃS

Qual a maior dificuldade para se adaptar no futebol espanhol?

- Na verdade, eu não encontrei nenhuma dificuldade na minha chegada a Espanha. Tive a sorte de ser muito bem recebido no La Coruña e de ter alguns companheiros brasileiros como o Mauro Silva e o Donato que me ajudaram muito. Além disso, me dei muito bem com a comida lá na Galiza, então, tudo correu muito bem para mim. Penso que até terminei como 4º artilheiro da La Liga logo na primeira temporada com 22 gols.

Qual o título mais emocionante que conquistou no exterior?

- Vencer a Champions é o sonho de qualquer jogador e foi fantástico conseguir isso no Milan, porém também considero que conquistar o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei logo na minha primeira temporada no Barcelona também foi algo incrível e inesquecível.

milan_rivaldo_1205.jpg

Como foi jogar naquele time incrível do Milan em 2003?

- Foi impressionante fazer parte daquele elenco que só tinha grandes jogadores muito reconhecidos mundialmente. Os treinamentos eram repletos de espetáculo e você sabia estar junto dos melhores naquele grande grupo. Foi muito gratificante estar naquele elenco campeão de champions.

Qual o campeonato tinha a marcação mais dura, espanhol ou italiano?

- Naquela época, com certeza o italiano era mais difícil pois os times menores marcavam muito forte e homem a homem, não deixando jogar os jogadores mais talentosos. Os jogadores de times menores faziam 100% o que o treinador pedia e isso tornava nossa vida bem mais difícil do que em Espanha onde os times menores também gostavam de jogar ao ataque.

Você acha a Premier League a melhor liga em qualidade técnica no mundo?

- Isso muda de ano para ano, mas de momento sim, eu considero que o futebol inglês é o mais falado e aquele que tem jogadores de maior qualidade técnica em vários times proporcionando grandes partidas com regularidade.

brazil_hlob_600x234.jpg