Dicas do Rivaldo: Barcelona sairá na frente para o encontro no Bernabéu

Será Lionel Messi a decidir se joga El Clasico, afirma Rivaldo
Ver mercado

Teremos um El Clasico a meio da semana, com o Barcelona recebendo o Real Madrid no jogo de ida da semifinal da Copa do Rei e Rivaldo está do lado do seu ex-clube para vencer o desafio...

"Com ele em dúvida, e provavelmente não a 100%, eu acho que a decisão vai estar mais do lado do jogador do que do treinador, afinal Messi tem seu estatuto no clube."

O Barcelona chega em melhor momento nessa partida, pois vai liderando o Campeonato com folga, vem bem em todas as competições e goleou o Sevilha na ronda anterior dessa competição numa boa reviravolta.

Sim, empatou no fim-de-semana com o Valência, mas é normal isso acontecer quando você joga contra boas equipas como Los Che.

Mas o Real Madrid também está se recuperando e está pegando confiança por isso será um jogo difícil para o Barcelona, como é habitual nessas ocasiões, mas eu acredito que nesse momento o time catalão está bem melhor e poderá vencer essa partida e ficar perto de se garantir na Final da Copa.

O Barcelona vem tendo um percurso mais estável essa temporada, jogando um futebol mais alegre e não sendo criticado como o Real já foi, com os merengues inclusive trocando de técnico bem cedo.

Utilização de Messi depende da vontade do jogador


É claro que com Messi jogando o time entra mais confiante em campo e os próprios torcedores também, porém ele está em dúvida para essa partida e ainda é uma incógnita se jogará.

Ele é muito importante no time e os resultados da equipe sem ele comprovam-no, embora também seja verdade que no último 'El Clasico' o Messi não jogou e mesmo assim o Barcelona goleou o Real Madrid, então é claro que ele é importante, mas caso não jogue não será o fim do mundo para o Barcelona.

Com ele em dúvida, e provavelmente não a 100%, eu acho que a decisão vai estar mais do lado do jogador do que do treinador, afinal Messi tem seu estatuto e acredito que quer muito jogar essa partida, então eu acho que só se estiver realmente machucado à séria é que ele não jogará. Ele já não jogou o El Clasico para a Liga Espanhola no Camp Nou e não vai querer perder outro jogaço por lesão.

Todo o jogador gosta de jogar os grandes jogos, e o Messi está numa grande fase, então mesmo que o técnico lhe aconselhe descanso, será difícil o demover de alinhar nessa partida.

Valverde deve ir com tudo para essa partida


Se eu fosse o treinador do clube, e ao contrário do que aconteceu nas outras eliminatórias, não entraria em campo com um time misto, mas sim na máxima força pois esse é um jogo especial que ninguém quer perder, e por outro lado, ter de resolver a eliminatória no Bernabéu pode ser perigoso, então é importante entrar com tudo para conseguir um bom resultado em Camp Nou.

Além disso, uma eliminação para o Real Madrid pode complicar a vida para o treinador e retirar alguma confiança aos jogadores numa fase em que estão muito bem, então não tem porque inventar e há que jogar com o melhor onze possível. Esse não é um jogo para poupar o elenco.

É claro que o cansaço já vai aparecendo, mas isso faz parte de um clube grande que joga quase sempre em duas/três competições em simultâneo e o Barcelona não é diferente.

Mas eu acredito que o time tem um bom elenco e do modo como joga acaba não se desgastando tanto quanto outros times porque troca muito bem a bola e são os adversários quem se desgasta mais. A qualidade e inteligência de seus jogadores permite fazer a bola rolar muito sem que eles precisem correr tanto - uma característica herdada dos tempos do Guardiola em Barcelona que muitos técnicos vêm sabendo aproveitar.

Preciso tomar cuidado com Benzema e Vinícius

bale_benzema_realmadrid.jpg

Não tem sido uma época fácil para o Real Madrid e o Karim Benzema tem sido um dos alvos da crítica, porém ele está crescendo muito de forma nas últimas semanas a fazendo muitos gols, então é preciso tomar cuidado com ele pois chega muito confiante a essa partida.

O time está reagindo bem e mudando para melhor nos últimos tempos, com o próprio Vinícius pegando confiança da torcida e mostrando todo o seu valor como jogador. Claro que é cedo para colocar responsabilidade num jovem jogador, mas ele vem dando boa conta do recado e ajudando o clube nessa fase.

Poucos diriam que o time pudesse estar nessa altura a oito pontos do topo do Campeonato e na semifinal da Copa do Rei, porém o time de Solari vem fazendo seu caminho com humildade e se reabilitando na temporada.

Nunca é fácil lidar com tanta crítica, além da saída do Cristiano Ronaldo e também do Julen Lopetegui e há que valorizar essa melhorada da equipe que continua viva em todas as competições.

Ver mercado