Dicas do Rivaldo: Brasileirão 2021 foi muito emocionante e o balanço é positivo

Hulk foi o grande destaque do Brasileirão em 2021

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo faz um balanço do Brasileirão e de tudo o que aconteceu durante o ano de 2021...

"E também teve times que acabaram ficando aquém do esperado tendo em conta suas estruturas. Falo de um São Paulo que tinha grandes ambições em 2021 ou de um Internacional e Santos que ficaram na segunda metade da tabela."

O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim nessa quinta-feira e assistimos a mais um ano de grandes emoções e surpresas tanto no topo como no fundo da tabela.

Os times do Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras dominaram quase todo o campeonato com o Galo tirando proveito das falhas de seus dois maiores rivais que acabaram focando mais na Libertadores.

Mas também teve o Fortaleza a realizar uma grande campanha, talvez acabando por cansar no decorrer da competição por ter um elenco inferior à de seus oponentes e até mesmo o Atlético-GO que chega na reta final sonhando com uma vaga na Libertadores.

E também teve times que acabaram ficando aquém do esperado tendo em conta suas estruturas. Falo de um São Paulo que tinha grandes ambições em 2021 ou de um Internacional e Santos que ficaram na segunda metade da tabela.

E depois tem o Grêmio que dificilmente irá escapar ao rebaixamento possuindo um elenco de boa qualidade que naturalmente deveria ter brigado por outras colocações dentro do Brasileirão, mas essa é a beleza de nosso torneio, pois de um ano para o outro tudo pode mudar e a competitividade sempre está no alto.

Retornar da Série B está ficando mais difícil


Os times de tradição que vêm sendo rebaixados nos últimos anos estão sentindo dificuldades acrescidas para retornarem à Série A como pudemos ver essa temporada com o Vasco da Gama ou com o Cruzeiro que já vai para sua 3ª temporada na Série B.

gremio_pic_0912.jpg

O Botafogo conseguiu uma boa reta final de campeonato e alcançou a promoção, porém, se o Grêmio desinvestir muito no time como é provável tendo em conta patrocínios e folha salarial, poderá passar pelos mesmos problemas e sofrer para retornar no imediato ao Brasileirão.

Então, a conclusão dessa temporada é que nosso campeonato é muito imprevisível e competitivo, e quando um time tem um ano mau ou foca noutras competições pode acabar pagando por isso - não ganhando títulos, ficando muito atrás na tabela ou até mesmo sendo rebaixado. Mas isso é o bonito do futebol, pois todos os times podem brilhar mesmo não tendo elencos tão fortes teoricamente.

No momento, vejo 4 times se destacando como favoritos na Liga dos Campeões


Terminámos a fase de grupos da Liga dos Campeões e, embora eu sempre diga que a competição só agora irá realmente começar, já deu para ver quais os times mais bem preparados para brigar pelo título.

Em minha opinião, Bayern, Liverpool, PSG e Manchester City são os mais fortes no momento com outros times como o Real Madrid e o Ajax espreitando com boas campanhas na fase de grupos.

O Atlético de Madrid conseguiu classificar à justa, mas me parece ainda longe da sua melhor forma pelo que poderá sentir dificuldade em ir muito além nessa temporada.

Afirmação de Fred no Man Utd pode beneficiar o Brasil na Copa do Mundo


Eu tinha elogiado a postura e profissionalismo do Fred em entrevistas recentes e ele acabou me dando razão com ótimas atuações nas últimas duas partidas de seu time, não só trabalhando muito como também assistindo e marcando gols.

fred_manutd_0912.jpg

Eu acredito que mantendo essa forma ele irá se afirmar como titular absoluto no Manchester United, assim ganhando muita confiança e rotação para chegar forte na Copa do Mundo e se assumir como uma peça chave no time brasileiro na briga pelo título.

Fico muito contente que agora as coisas estejam dando certo com ele após um difícil período de adaptação e só espero que possa se manter assim por muitos anos.

2021 foi um ano de mudanças importantes, mas faz parte do futebol


O ano de 2021 foi muito corrido após as paragens em 2020 por conta da pandemia, então, tudo aconteceu muito rápido e quando paramos para olhar em retrospetiva encontramos vários momentos marcantes.

Desde logo, a saída de Lionel Messi do Barcelona após tantos anos ligado ao clube catalão, mas também teve o retorno do Cristiano Ronaldo ao Manchester United mais de 10 anos após sua saída.

Também teve troca de treinador no Barcelona com o retorno de Xavi a uma casa que bem conhece, ou a saída do Solskjaer do Manchester United, então, foi um ano cheio de movimentação como é habitual no futebol e só desejo que 2022 possa ser ainda mais normal com as torcidas normalmente assistindo no estádio e a Copa do Mundo decorrendo sem problemas.

Raphinha foi o grande destaque brasileiro na Premier League em 2021


Dos jogadores brasileiros atuando no Campeonato Inglês em 2021 eu tenho que mencionar Raphinha como a grande surpresa do ano pois se afirmou de modo impressionante no Leeds United e acabou causando igual impacto na seleção brasileira.

raphinha_brasil_0912.jpg

No momento, ele já é a grande estrela de seu time na Inglaterra se envolvendo na maioria dos gols que o time vem marcando, além de ter brilhado de cara na seleção brasileira o que demonstra sua personalidade pois não tem medo de assumir seu futebol seja onde for.

Então, ele só precisa continuar jogando desse jeito em 2022 e com certeza terá sua vaga garantida na Copa do Mundo e quem sabe se transferir para um clube ainda maior da Inglaterra ou outro país.

Manchester United ainda pode entrar na briga pelo título inglês


O Campeonato Inglês começou bem renhido com Chelsea, Manchester City e Liverpool brigando nas primeiras colocações até esse momento e se mostrando os times mais fortes.

Ainda assim, eu acredito que o Manchester United ainda pode entrar na briga se conseguir continuar a melhorar de jogo para jogo, pois tem um grande elenco e um novo técnico que pode dar uma nova confiança aos jogadores.

Claro, não será fácil pois a distância já é considerável, porém, se perdem muitos pontos no futebol inglês e se o time acertar poderá acabar se aproximando dos seus rivais que já vão disparados no topo da tabela.

Domínio inglês na Champions pode continuar


Os quatro times ingleses na Champions já se classificaram para as Oitavas e depois de termos duas finais 100% inglesas nas últimas três temporadas é claro que temos de considerar a força do futebol inglês atualmente.

Com os melhores jogadores e a liga mais competitiva do mundo, é normal que os times ingleses se apresentem muito fortes nas competições europeias - Europa League incluída - portanto não ficaria surpreendido de ver novamente um ou até dois clubes ingleses disputando a final da competição em 2022.

Vini Jr pode brilhar no Real Madrid e na seleção em 2022


Para 2022 estou curioso por ver o menino do Real Madrid, Vini Jr, que vem se destacando muito no time espanhol pegando muita confiança e atingindo um nível de atuações muito alto e regular.

vinijr_realmadrid_0912.jpg

Estou confiante de que ele seguirá desse jeito no Real Madrid, mas seu desafio será transportar essa boa forma para a seleção brasileira onde ainda não conseguiu se afirmar.

Com a seleção já classificada e faltando algumas partidas nas Eliminatórias acredito que Tite o colocará para jogar visando lhe dar a confiança necessária para que possa ser peça importante na Copa do Mundo de 2022. Espero que ele possa agarrar essas oportunidades que certamente irão surgir até à Copa do Mundo.

Sem vencer Copa do Mundo há 20 anos, espero que seja a hora do Brasil voltar a comemorar


Em 2022 se passarão 20 anos desde a conquista da Copa de 2002 e toda a torcida brasileira anseia pelo retorno aos títulos mundiais.
O Brasil passou 24 anos sem vencer entre 1970 com Pelé e 1994 com Romário e Bebeto, e agora está novamente num jejum que vai crescendo e eu acredito que a seleção brasileira tem qualidade suficiente para ser um dos times mais fortes lá no Catar.

Veremos se será suficiente para trazer o caneco, mas seria algo muito importante pata todos os jogadores, especialmente para o Neymar que irá para sua 3ª copa.

Inglaterra tem bom time, mas transporta muito peso em seus ombros


Se a seleção brasileira chegará mais pressionada por não vencer a Copa do Mundo há 20 anos, então, eu imagino a seleção inglesa que não conquista esse troféu desde 1966.

england_kane_0912.jpg

No momento, eu vejo a equipe inglesa com um excelente time recheado de jogadores disputando a melhor liga do mundo na atualidade, porém a sorte não vem os acompanhando como pudemos ver na Eurocopa esse ano.

Ainda assim, apesar de toda a pressão com que o time precisará lidar, é claro que se trata de uma das melhores seleções mundiais que com certeza irá brigar pelo título no Catar junto com outras grandes equipes como Brasil, Argentina, Alemanha ou França...

PROGNÓSTICO PARA O ATLÉTICO-MG X ATHLETICO-PR:

Espero por uma boa partida no Mineirão com o Galo saindo na frente da eliminatória vencendo de 2-1 @ 8.007/1 antes da visita à Arena da Baixada onde tudo se decidirá na próxima quarta-feira.

UEFA Champions League: Liverpool v Real Madrid (Winner 2021/22)

Sábado 28 Maio, 8.00

Regras do mercado

Favor Contra
Liverpool
Real Madrid
Up
Down

Cupom de apostas

Close