Dicas do Rivaldo: Chile joga sua vida no Maracanã e pode dificultar um pouco

Rivaldo espera vitória tranquila do Brasil

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo analisa o momento do Barcelona e antecipa os jogos da seleção brasileira e campeonatos estaduais essa semana.

"Ainda resta uma chance ao Chile de poder classificar e isso é importante, mas no final eu vejo o Brasil mais forte e jogando com tranquilidade por já estar classificado faz tempo."

O Brasil recebe o Chile nessa quinta-feira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e com o time chileno desesperando por pontos para ainda classificar para a Copa do Mundo a partida poderá ter alguma dificuldade acrescida.

Ainda resta uma chance ao Chile de poder classificar e isso é importante, mas no final eu vejo o Brasil mais forte e jogando com tranquilidade por já estar classificado faz tempo, e quando você joga sem responsabilidade as coisas normalmente acabam fluindo ainda melhor e eu acredito num grande jogo e vitória tranquila da nossa seleção a 2.1011/10.

Não contesto as escolhas de Tite a cada convocação da seleção brasileira


Sempre há polêmica quando sai uma convocação da seleção brasileira pois quando você tem 50 jogadores por onde escolher muitos vão ter que ficar de fora muitas vezes.

brasil_chile_1_tite.jpg

Mas eu não gosto de criticar ou apontar o dedo às escolhas do selecionador Tite, afinal ele tem um grupo de profissionais trabalhando junto com ele para tomar as melhores decisões a cada convocação e eu só tenho de respeitar cada escolha.

É uma decisão muito difícil pela quantidade de bons jogadores que o Brasil tem e cabe ao técnico ir observando a cada jogo suas possíveis opções para ir formando seu grupo para a Copa do Mundo de novembro.

Além disso, essas escolhas até podem perder validade de uma semana para outra quando certo jogador se destaca em seu clube, então, eu confio no selecionador brasileiro para tomar as decisões que ele considera serem as mais acertadas em cada momento e em cada convocação.

Título do Paulistão é mais importante do que muitos pensam


O Paulistão está entrando na fase de decisões e eu considero que esse torneio é mais importante do que muitas pessoas pensam, pois pode ser o começo de uma temporada memorável permitindo embalar e chegar com confiança no Brasileirão, Copa do Brasil ou Libertadores.

No momento, vejo o Palmeiras indo muito bem e seguindo invicto com a estabilidade de manter elenco e técnico vitorioso da Libertadores nos últimos dois anos, mas o São Paulo e o Corinthians também estão se recuperando e criando grupos muito interessantes para brigar por títulos.

O Santos falhou a classificação o que demonstra a competitividade e qualidade do torneio, mas eu vejo os três times que indiquei acima (Palmeiras, Corinthians e São Paulo) como os grandes favoritos e o título deve ficar com um deles. Não acredito numa surpresa de outro clube.

Clássico é clássico e tudo pode acontecer entre Botafogo e Fluminense


O Fluminense confirmou sua boa 1ª fase no Cariocão Betfair 22 vencendo o Botafogo de 1-0 na partida de ida e agora tem vantagem e o fator local para poder se classificar para a Final do torneio onde já tem o Flamengo esperando.

flu_botafogo_2403.jpg

Mas num clássico tudo pode acontecer e eu não acredito que o Botafogo já tenha jogado a toalha ao chão, então, vejo uma partida onde qualquer placar é possível embora o Flu tenha essa importante vantagem que trouxe do primeiro jogo.

De uma coisa eu estou certo. Qualquer que seja o vencedor dessa eliminatória será certamente um bom rival para encarar o Flamengo na Final. O Mengo ostentará o favoritismo e tudo fará para levar esse troféu, mas em jogos de tanta rivalidade tudo é possível.

Xavi está de parabéns pelo modo como está reerguendo o Barcelona


A vitória de 4-0 na casa do rival Real Madrid e as 12 partidas sem perder em todas as competições significam que o Barcelona está evoluindo muito rápido sob o comando de Xavi.

O técnico catalão parou de jogar há pouco tempo e isso facilita ter uma boa relação com os jogadores - alguns até jogaram com ele - e eu estou vendo que ele colocou vários jogadores dando um pouco mais dentro de campo.

O time está agora muito unido em redor de seu técnico, algo que se torna mais fácil quando ele é alguém da casa, um ídolo para muitos dos jogadores e uma pessoa muito amiga.

Grande parte da responsabilidade dessa melhorada do time é do Xavi, claro, com a ajuda dos jogadores, e eu acredito que se seguir desse jeito ainda pode conquistar títulos importantes esta temporada e quem sabe pregar um susto no Real Madrid na luta pelo título da La Liga 15.0014/1, algo que eu duvidava muito há umas semanas.

É preciso tempo para saber se o 'velho' Barcelona está de volta


Muita gente está dizendo que o Barcelona voltou a ser aquele grande clube que todos nos acostumamos a ver, porém, eu penso que ainda é muito cedo para tirar essas conclusões, embora todos (torcedores, ex-jogadores, etc) estejamos contentes com esse momento.

barcelona_2403.jpg

Poucos imaginavam que isso ia mudar tão rápido, mas é preciso dar mais algum tempo para entender se essa ligação entre Xavi e os jogadores é assim tão forte e nos vai dar muitas alegrias no futuro.

Eu sempre pensei que essa recuperação do Barcelona após todos os problemas financeiros e saída de jogadores importantes ia demorar mais tempo, mas uma vitória de 4-0 na casa do Real Madrid foi uma alegria enorme, especialmente para alguém como eu que adora futebol e o Barcelona.

Man City e Liverpool estão entrando numa briga boa na Inglaterra


Com a aproximação do Liverpool 2.6313/8 ao Man City 1.444/9 na Premier League, seu confronto pelas semifinais da Copa da Inglaterra e até mesmo a possibilidade de se enfrentarem na Final da Liga dos Campeões é claro que essa é uma rivalidade que vem crescendo.

Uma rivalidade sempre é boa para o futebol e para os fãs do esporte e eu só posso me alegrar com o modo como esses dois times vêm rivalizando nos últimos anos.

Mas olhando para a qualidade de ambos eu não consigo dizer qual deles sairá por cima no final da temporada, pois os dois têm times fantásticos que dá gosto de assistir.

Para mim, é impossível dizer qual deles é favorito para conquistar mais troféus essa temporada e provavelmente será a parte mental a decidir isso quando chegarem os jogos de decisão nas demais competições.

Erik Ten Hag é um grande treinador que pode dar muito certo no Manchester United


tenhag_2403.jpg

Existem rumores de que o Manchester United já terá contactado com o técnico do Ajax Erik Tem Hag visando sua contratação para a próxima temporada - ele tem cotação de 1.538/15 nesse momento - e olhando para o que o treinador holandês conseguiu com seu time com certeza que seria uma grande contratação para o Man Utd pois se trata de um grande treinador.

Seu estilo atacante agrada a todo o mundo com um futebol muito atrativo e dá gosto ver o Ajax jogar, então eu imagino o que ele poderia fazer no time do Manchester United que tem alguns dos melhores jogadores do mundo. Seria uma grande contratação para o clube inglês.