Dicas do Rivaldo: Colocar Messi vestindo camisa do PSG em vésperas de enfrentar o Barcelona não é correto

Lionel Messi continua sendo muito influente no time do Barcelona

Em sua coluna semanal para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo comenta a capa da France Football, analisa o momento do Barcelona e ainda aborda a derrota do Palmeiras no Mundial de Clubes...

"Como eu tinha alertado, o Palmeiras precisava melhorar em relação à Final Libertadores, porém repetiu uma fraca atuação no Mundial de Clubes, acabando derrotado pelos mexicanos do Tigres."

A respeitada revista francesa France Football decidiu colocar em sua mais recente capa o Lionel Messi vestindo a camisa do PSG, e eu penso que isso é muito incorreto e desrespeitoso com o Barcelona, especialmente a cerca de uma semana do confronto PSG vs Barcelona pela Champions League.

Mas isso não é só falta de respeito com o Barcelona, pois também o Messi pode ser prejudicado com isso, afinal, se o time espanhol perder para o PSG e sair da Champions muitos torcedores e imprensa poderão pensar que ele fez corpo mole, já para não falar da pressão que estará em cima do jogador argentino.

Isso pode ser visto como uma provocação da revista francesa, e eu penso que foi um erro deles pois se trata de uma publicação muito respeitada a nível mundial e eles não ganham nada com essa polêmica em véspera de um jogo tão importante.

messi_orelha_barcelona.jpg

Não sabemos se já existem contatos entre o Messi e o PSG, mas mesmo que isso já tenha acontecido, eu acredito que o Lionel Messi sempre irá respeitar o Barcelona e deixar tudo em campo por ele enquanto tiver contrato, então, foi uma atitude com a qual eu não concordo por parte da revista.

Mas faz parte do futebol...

Claro, todos sabemos como funciona a imprensa esportiva e isso não é inédito no futebol. O Barcelona também se envolveu recentemente numa transferência polêmica com o Antoine Griezmann ou até mesmo com o Braitwhaite junto do Leganés e esse tipo de situações vão continuar sucedendo, porém, eu não concordo que a imprensa busque esse tipo de polêmicas, especialmente quando elas acontecem tão próximo de um jogo que irá colocar frente-a-frente o jogador e times no olho do furacão.

A France Football não entregou a Bola de Ouro em 2020 por conta da pandemia e talvez eles tenham agora buscado algum protagonismo que foi perdido por conta disso, porém, como revista muito bem creditada internacionalmente, eu penso que se trata de algo que era escusado num momento como esses.

Koeman está sendo inteligente em fazer gestão de elenco


Se pode dizer que o técnico do Barcelona, Ronaldo Koeman, arriscou um pouco na última partida do Barcelona pelo Campeonato Espanhol poupando vários titulares, no entanto, o time acabou saindo vitorioso dessa partida e alguns jogadores importantes tiveram oportunidade de descansar para surgirem mais frescos nas importantes partidas que vêm pela frente.

Quando um técnico reconhece que tem 18-19 jogadores de qualidade aos quais pode recorrer regularmente, essa é a melhor forma de gerir um elenco. O time enfrenta o Sevilla esta Quarta-feira em partida importante pelas semifinais da Copa do Rei, e em menos de uma semana enfrentará o PSG num jogaço pelas Oitavas da Champions, então, ele fez muito bem em tomar essa decisão e se deu bem, pois a equipe conseguiu vencer.

Koeman sabe tirar o melhor dos jogadores

Frenkie De Jong acabou sendo uma opção de recurso do Koeman como zagueiro na última partida e ele acabou acertando 100% dos passes numa demonstração de que o técnico holandês sabe lidar com situações difíceis e escolher os jogadores certos de acordo com suas características para momentos inesperados. Assim, ele já tem uma alternativa em De Jong caso volte a necessitar de um zagueiro de recurso. Sempre é bom buscar novas opções.

dejong_barcelona.jpg

O trabalho de Koeman esta temporada seria sempre complicada por toda a turbulência envolvendo o time, porém, ele vem fazendo um bom papel e está de parabéns por isso.

Sevilla e PSG numa semana são teste de fogo


Após gerir seu elenco, o Koeman espera ter força máxima para enfrentar o Sevilla numa partida muito difícil frente a um time em ótima forma que servirá de teste para o confronto da Champions contra o PSG na próxima terça-feira.

Pelo meio, o time terá Campeonato Espanhol no fim de semana e eu acredito que o Koeman deverá voltar a apostar num time misto contra o Alavés, pois o foco estará nas outras duas competições durante essa semana.

Imprensa está sendo injusta com Zidane


O técnico francês do Real Madrid continua sendo muito criticado pela imprensa espanhola nas últimas semanas, e o próprio parece estar acusando um pouco a fadiga de tudo isso, mas eu considero isso muito injusto.

Ele foi campeão espanhol na temporada anterior, se recuperando e fazendo um grande final de campanha, então, estar sendo tão criticado quando ainda falta tanto jogo me parece inadequado.

Além disso, ele tem três Champions em seu currículo e isso ninguém pode lhe tirar. Honestamente, não ficaria surpreso que caso ele consiga levar ao menos um troféu esta temporada, acabe pedindo sua própria demissão no final da temporada saindo por cima de toda a situação.

Sergio Ramos terá tranquilidade para decidir seu futuro

O Sergio Ramos teve uma cirurgia num joelho que o irá afastar dos gramados por dois meses e isso lhe dará mais tempo para refletir sobre sua decisão de renovar com o Real Madrid ou partir para uma nova aventura.

ramos_realmadrid.jpg

Ele está num dos maiores clubes mundiais e tem grande carinho da torcida, mas eu penso que só ele saberá qual o próximo passo. Apesar de estar feliz no Madrid, talvez ele acabe optando por um novo desafio. De qualquer forma, esse tempo longe do campo poderá o ajudar a definir sua decisão futura.

Alisson errou, mas isso também acontece aos melhores


O goleiro brasileiro do Liverpool acabou ficando ligado à derrota de seu time por 1-4 para o Manchester City após errar em dois dos gols do adversário, porém, eu não acredito que a torcida do clube tenha ficado revoltada com ele, afinal, ele tem sido muito fiável e por vezes salvador do time durante anos.

Além disso, o Liverpool não vive um bom momento com problemas evidentes em sua defensiva e isso acaba expondo mais seu goleiro que sendo mais vezes chamado a intervir acaba tendo maior chance de errar algumas vezes.

Ederson vivendo situação contrária

Curiosamente, agora é seu compatriota e rival na luta pela titularidade na seleção brasileira que está num grande momento, afinal o Manchester City está em grande forma somando vitórias em sucessão e decolando no topo da tabela da Premier League.

E Ederson está tendo forte contribuição nisso, pois só tomou três gols nas últimas 15 partidas. O time de Guardiola está muito melhor defensivamente no momento e o Liverpool vive situação oposta.

mancity_guardiola_coat.jpg

O técnico espanhol elogiou seu goleiro brasileiro, especialmente sua qualidade jogando com os pés e até brincou que caso o Man City continue perdendo tantos pênaltis ele poderá ser chamado a cobrar futuramente. Claro, isso não deve acontecer pois o time tem grande executantes na frente, no entanto, é uma forma de elogiar o jogador.

Em termos de seleção brasileira, eu não acredito que esta fase dos dois jogadores possa influenciar Tite que vem apostando mais no goleiro do Liverpool, no entanto, sempre é bom saber que as alternativas são de grande qualidade como é o caso do Ederson.

Mbappe pode se sentir tentado a esperar por Messi


Apesar de continuar sendo muitas vezes associado a uma mudança para o Real Madrid, a verdade é que o Kylian Mbappe disse recentemente estar muito feliz no PSG junto do Neymar e com vontade de conquistar títulos com o clube.

E se juntarmos os rumores de que o Lionel Messi se poderá juntar ao clube na próxima temporada, então, ele poderá se sentir ainda mais tentado em permanecer mais uns anos em França. Honestamente, penso que ele se sente em casa e por isso não deverá buscar uma saída a contragosto do clube, mas sim, esperar pelo momento certo para o fazer.

Palmeiras não melhorou e acabou perdendo merecidamente para o Tigres


Como eu tinha alertado, o Palmeiras precisava melhorar em relação à Final da CONMEBOL Libertadores, pois se tratou de um jogo pobre que foi decidido numa bola perto do fim sem que tal fosse esperado.

O time criou poucas chances nesse jogo e agora repetiu uma fraca atuação no Mundial de Clubes, acabando derrotado pelos mexicanos do Tigres.

palmeiras_alahly_clubWC.jpg

Era preciso que o time do Abel Ferreira mudasse sua postura dentro de campo nessa partida, mas tal acabou por não acontecer e talvez tenha sido melhor perder já nas semifinais, pois se o time não está conseguindo subir seus níveis de atuação correria riscos de perder feio para o Bayern de Munique na Final de Quinta-feira e acabar zoado pelas torcidas rivais.

O time não justificou sua presença na Final e agora precisa voltar a focar no Brasileirão e na Final da Copa do Brasil que poderá oferecer mais um título na temporada.

Palmeiras precisa de um jogador que faça diferença lá na frente

Já se fala em possíveis reforços para o Palmeiras visando a próxima temporada e eu considero que a maior necessidade do time no momento é contratar um jogador que possa trazer algo de imprevisível em seu ataque e que possa desequilibrar os times rivais.

O time teve pouco rasgo individual na Final da Libertadores e também no Mundial de Clubes e penso que ganharia muito contratando um jogador do qual se pudessem esperar coisas novas e perigosas sempre que pegava na bola. Isso iria trazer maior respeito aos adversários e também dar mais espaço para os outros atacantes palmeirenses.

A equipe parece unida e bem entrosada, porém sinto que um jogador capaz de baralhar os adversários daria aquilo de que a equipe precisa no momento.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva