Dicas do Rivaldo: Conquista da Supercopa será muito importante para a confiança do Barcelona

Ter Stegen foi decisivo na classificação do Barcelona para a Final da Supercopa de Espanha

Em sua coluna semanal exclusiva na Betfair, Rivaldo comenta a atualidade do Barcelona, da Premier League e também o desenlace da Libertadores que terá Final 100% brasileira...

"Pessoalmente, não me recordo de ver um goleiro tão bom no Barcelona. Mesmo na minha época, o Barcelona teve bons goleiros, mas nenhum como esse."

O Barcelona vais disputar a Final da Supercopa de Espanha no Domingo contra o Athletic Bilbao e isso significa que o clube terá uma grande aberta do Real Madrid para poder conquistar um título importante e assim se galvanizar para o restante da campanha.

Numa fase em que o Barça está apostando mais na juventude seria excelente lhes dar o primeiro sabor de títulos para que eles pudessem ganhar maior confiança dentro de campo.

Na verdade, isso poderia ter reflexos nas outras competições como o Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, afinal, com um título embolsado é claro que os jogadores terão outro tipo de autoconfiança daí em diante.

Tendo em conta a tradição do clube e a qualidade de seus jogadores, o Barcelona é favorito nessa Final e com certeza terá aqui uma boa chance de levantar um troféu e embalar na temporada.

Ter Stegen é o melhor goleiro que vi atuar no Barcelona


O alemão Ter Stegen voltou a ser decisivo na classificação do Barcelona para a Final da Supercopa Espanhola com paradas impossíveis durante a partida e parando dois pênaltis no desempate.

É difícil encontrar mais adjetivos para avaliar suas qualidades, pois além de conseguir paradas impossíveis dentro do gol, ele também tem imensa qualidade jogando com os pés o tornando num dos melhores e mais completos goleiros do mundo atualmente.

terstegen_barcelona.jpg

Pessoalmente, não me recordo de ver um goleiro tão bom no Barcelona. Mesmo na minha época, o Barcelona teve bons goleiros, mas nenhum como esse. Se fala que o Victor Valdés também foi muito bom e eu próprio acompanhei seus primeiros passos no clube, e embora ele tivesse um estilo similar ao de Ter Stegen, especialmente nos tempos de Guardiola, eu continuo achando que o alemão é melhor.

Claro, nós sempre temos tendência para apreciar mais aquele que está jogando no momento, e é verdade que Valdés foi um grande goleiro e conquistou muitos troféus no clube.

Dembélé é um excelente jogador quando está focado


Eu já comentei várias vezes que o Ousmane Dembélé é um excelente jogador com qualidades incríveis, então ele só precisa não se distrair e focar no futebol e no Barcelona.

Ele teve uma boa atuação contra a Real Sociedad, tem as qualidades para fazer a diferença em campo e pode até beneficiar de uma eventual saída do Lionel Messi no verão para finalmente se firmar como uma das referências do time. Ele tem grande habilidade com a bola, consegue jogar com os dois pés e tem grande personalidade, então, ele só precisa concentrar para impressionar todo mundo.

De Jong pode ganhar subindo no terreno


O holandês Frenkie De Jong marcou o gol do Barcelona na semifinal da Supercopa Espanhola e ficou a ideia de que pode render mais atuando numa posição de médio mais atacante, porém, enquanto Messi continuar no time ele só irá jogar nessa posição ocasionalmente.

dejong_barcelona.jpg

De qualquer modo, ele pode ter deixado pistas para o Ronald Koeman de que poderá ser um ótimo médio atacante com boa chegada no gol quando chegar sua hora de atuar na posição e isso são boas notícias. Ele já mostrou que sabe jogar e tem qualidade, no entanto, ainda não confirmou todo o seu potencial, então, precisamos esperar para confirmar se essas boas indicações realmente poderão se tornar mais regulares num futuro próximo.

Aposta nos Jovens sempre terá um risco associado


O Ronald Koeman vem recebendo vários elogios por estar apostando nos jovens jogadores do clube, mas como eu sempre digo, é importante não colocar demasiada responsabilidade nos meninos muito cedo. De momento, o time está vencendo e isso torna tudo mais fácil, mas quando as vitórias não surgirem alguns dos jogadores mais novos podem sentir esse peso.

De qualquer forma, eu penso que o Koeman está doseando bem as coisas com a utilização de outros mais experientes como Jordi Alba, Sergio Busquets ou Lionel Messi, então, há que respeitar o trabalho do holandês que vem dando alguns frutos.

vinicius_real.JPG

Contrariamente a ele, o Zidane tem deixado cair essa aposta no Real Madrid e jogadores como Valverde, Rodrygo ou Vinicius Junior estão jogando menos do que na temporada anterior. Não sabemos o que está por detrás dessa decisão, porém eu não acredito que no caso do Vinícius, o Zidane o esteja penalizando por uma suposta falta de atenção numa palestra.

Se isso acontecesse, o técnico deveria conversar com o jogador, o alertar para o sucedido e até eventualmente lhe dar uma multa, mas nunca se prejudicar a ele mesmo ao não colocar em campo um jogador que poderia ser decisivo em vários jogos.

É bom ver o Manchester United se reerguendo


O time do Manchester United assumiu a ponta da tabela na Premier League após várias temporadas de dificuldades com a saída de Alex Ferguson, e o time parece estar se reerguendo e tentando voltar a brigar pelo título de campeão inglês.

Agora, terá um jogo importante em Liverpool - atual vice-líder - e embora todas as partidas sejam difíceis e importantes dentro da Premier League, esse será um grande teste para confirmar se esse United está realmente voltando para a ribalta do futebol.

Tendo um bom elenco e estando a jogar cada vez melhor, é claro que uma vitória em Anfield seria especial e muito galvanizadora para o time de Solskjaer, sendo de notar que a ausência de torcida jogará em seu favor nesta ocasião, pois enfrentar o Liverpool com um Anfield lotado seria muito mais complicado.

manutd_rashford_brunofernandes.jpg

Mas ainda é muito cedo na campanha, pois nem sequer terminamos o primeiro turno e há muitos times próximos que irão brigar pelo título como Liverpool, Manchester City, Tottenham...

Uma partida para desfrutar em todo mundo

Esse será um duelo seguido em todo mundo e eu não serei exceção, afinal teremos dois dos melhores times de Inglaterra se confrontando numa partida de grande importância no Campeonato Inglês.

Como brasileiro, e existindo compatriotas meus em ambos os times, não irei torcer por nenhum em particular, mas sim usufruir desse grande jogo. Em minha opinião, o fato de o jogo não ter torcida pode ser benéfico para o time visitante, então, vamos ver se o bom momento do Manchester United pode ser suficiente para trazer pontos de um dos campos mais difíceis em todo o mundo.

Palmeiras pode igualar feito do time de 1999


Numa semifinal com duas voltas é como se fosse um jogo de 180 minutos, então é fundamental não começar festejando no final do jogo de ida pois ainda faltará a segunda metade.

Especialmente no contexto atual, em que não tem torcida nos estádios, isso se torna ainda mais claro. Eu acredito que com torcida o Palmeiras nunca teria vencido de 3-0 no River Plate e os argentinos não teriam vencido de 2-0 em São Paulo, então, é preciso estar ainda mais focado pois não tem o chamado 12º jogador.

Qualquer coisa pode acontecer em qualquer jogo porque os times jogam sem a responsabilidade que teriam com torcida. Acabou sendo uma semifinal emocionante e felizmente no fim deu 3-2 Palmeiras.

O Palmeiras já mostrou ter um bom time e ser muito competitivo com o técnico Abel Ferreira dando sequência ao trabalho do 'Luxa', então faltando apenas um jogo é claro que é possível igualar a conquista de 1999, porém não poderá se descuidar porque o Santos também já mostrou ao que vem.

palmeiras_abel_roni.jpg

O Santos venceu o Boca de 3-0 e até poderia ter ganho por mais, então, para mim será uma Final de 50-50 entre dois times que mostraram sua força para chegar nesse jogo de decisão.

Não vejo o Santos dando nada de barato para o Verdão, por isso vai ser certamente uma Final muito difícil para o Palmeiras que precisa estar no seu melhor para levantar o troféu da Libertadores pela segunda vez em sua história.

Uma tristeza não ter torcida numa Final brasileira no Maracanã

Sempre é bom ter dois times brasileiros brigando pelo troféu, porém será um sentimento estranho jogar uma Final de Libertadores num estádio emblemático como o Maracanã despido de torcida.

Seria um dia memorável para os torcedores de Peixe e Porco numa partida de grande rivalidade, mas infelizmente essa pandemia continua persistindo e teremos de nos conformar em assistir pela TV.

Muricy Ramalho pode ajudar muito o São Paulo


Tudo parecia encaminhado para o São Paulo embolsar o título do Brasileirão em 2020, mas duas derrotas em sucessão relançaram a competição e o time paulista está reagindo trazendo Muricy Ramalho para coordenador do Futebol.

Eu penso que ele pode ajudar muito nessa fase decisiva, pois é um grande profissional que pode contribuir muito junto dos jogadores e equipe técnica.

O Campeonato Brasileiro voltou a ficar muito renhido com times como o Palmeiras podendo chegar muito perto do topo, com Inter e Atlético-MG bem próximos e o próprio Flamengo ainda a tempo de se reagrupar.

Com cerca de nove rodadas por disputar, ainda tudo pode acontecer, então, essa novidade no São Paulo pode se revelar muito importante para dar alguma estabilidade ao time nessa fase crucial da temporada.

Mas se o São Paulo deixar fugir esse título, com certeza será uma grande chance perdida para um clube que tem andado afastado dos títulos. Eles precisam focar e se doar um pouco mais para não deixar escapar esta grande chance que estão tendo.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva