Dicas do Rivaldo: Diego Maradona foi uma referência e inspiração para mim

Em sua coluna semanal, Rivaldo fala sobre suas memórias de Diego Maradona e na importância do mesmo em sua carreira, além das últimas sobre Messi, Neymar ou o futebol brasileiro e sul-americano...

"Tive oportunidade de o conhecer pessoalmente e sem dúvida que essa foi uma das melhores coisas que me aconteceram desportivamente."

Diego Maradona nos deixou esta quarta-feira e foi uma grande perda para todos nós. Tenho ótimas lembranças dele e era um grande fã do seu futebol e de seu estilo. Quando eu era menor admirava muito a maneira de ele jogar, pois tinha uma grande habilidade e também jogava de pé esquerdo, como eu, então ele foi uma grande referência e inspiração em minha carreira.

É claro que fiquei muito triste com esta notícia, pois além do que foi enquanto jogador, também tive oportunidade de o conhecer pessoalmente e sem dúvida que ter essa oportunidade foi uma das melhores coisas que me aconteceram desportivamente.

Ele sempre foi muito carinhoso e afetuoso comigo, e sempre dizia coisas boas de mim pra outras pessoas. Foi um privilégio vê-lo jogar e mais tarde o conhecer e até desenvolver uma boa amizade com ele. Por isso, ontem foi um dia muito triste para mim e para todo o mundo do futebol.

Ontem mesmo fui conferir alguns áudios que tinha trocado com ele noutras conversas e sempre choca saber que essa pessoa não está mais entre nós.

Ele tinha um coração enorme que adorava estar com os grandes jogadores mundiais. Me lembro dele ser muito carinhoso com Pelé, Edmundo, etc... independentemente das rivalidades Brasil/Argentina. Sua ausência vai ser muito sentida.

Importante vencer sem Lionel Messi


O Barcelona conseguiu uma boa vitória na Champions lá na Ucrânia com uma atuação de boa qualidade mesmo não contando com o Lionel Messi, e isso são boas notícias para o grupo.

O time esteve bem melhor do que quando acolheu o Dinamo de Kiev em Camp Nou e se tratou de um resultado e atuação duplamente positivos, pois por um lado deu para descansar o Messi e por outro deu chance para outros jogadores brilharem como o Griezmann ou o Braitwhaite.

messi_koeman_barça.jpg

Noutros momentos da temporada, e quem sabe na próxima temporada, o Messi poderá não estar mais e aí outros jogadores vão precisar de aparecer e é bom que a equipe conquiste essa confiança de que pode apresentar bom rendimento mesmo sem sua estrela máxima.

Naturalmente, eu acredito que o Ronald Koeman só deixou o Messi descansar porque a classificação estava encaminhada e esse não era um encontro decisivo, afinal, se eu fosse técnico do Barcelona iria desejar ter sempre o Messi dentro de campo.

Gerard Pique poderá optar por recuperação conservadora


O capitão do Barça, Pique, contraiu uma lesão séria contra o Atlético de Madrid e se vem discutindo se deve ser operado ou tentar se recuperar de forma mais conservadora, apenas com tratamentos.

Em minha opinião, ele está optando bem por refletir sobre o assunto e ouvir alguns especialistas. Na verdade, eu tive uma situação similar em 98 quando os médicos do Barcelona queriam me operar, porém o médico da seleção brasileira me disse que poderia me recuperar sem precisar ir para a mesa da cirurgia.

Felizmente, essa decisão foi tomada por mim e optei por evitar a cirurgia, tendo me recuperado no Rio de Janeiro durante 20 dias com sucesso e não comprometendo minha presença na Copa do Mundo.

Assunto Neymar pode ser estratégia de notoriedade


Um dos candidatos á presidência do Barcelona anunciou que caso seja eleito irá contratar Neymar de volta, no entanto, eu acredito que se trata mais de uma forma de obter notoriedade e atenção da imprensa em fase de campanha eleitoral.

NEYMAR_BACK.jpg

O Neymar já anunciou que está contente em Paris, o Barcelona parece estar a contas com alguns problemas financeiros e esse anúncio não teve propriamente uma garantia forte de um diretor do PSG ou de um empresário de Neymar, então, parece mais uma manobra eleitoral do que propriamente uma forte hipótese no momento.

Rodrygo está conquistando seu espaço no Real Madrid


O Real Madrid conseguiu uma importante vitória pela Champions contra a Inter de Milão num grupo muito renhido e o Rodrygo acabou sendo decisivo após entrar já no segundo tempo.

Ele vem brilhando regularmente em partidas de Champions e esse pode ser um momento importante para sua afirmação pois o Karim Benzema vem tendo alguns problemas físicos que o vêm afastando das opções do Zidane.

O jovem atacante brasileiro tem muito talento e eu acredito que ele poderá se afirmar no clube em breve, e se as chances continuarem surgindo essa possibilidade irá crescer naturalmente.

Lewandowski merece conquistar o prêmio The Best em 2020


É verdade que o Neymar teve uma boa temporada e fez grandes jogos, inclusive chegando na Final da Liga dos Campeões, mas eu acho que este ano o polonês Robert Lewandowski merece levar o prêmio de melhor do mundo.

bayern_lewandowski_signaling.jpg

Junto com o Bayern, ele venceu todas as competições e foi um artilheiro incrível, além de também colaborar com assistências, então, penso que é difícil contrariar essa ideia e este ano o prêmio será para um jogador da Polônia.

Nas odds da Betfair, ele está destacado a 1.331/3 com o Cristiano Ronaldo 7.006/1 na segunda colocação e o Lionel Messi a seguir 11.010/1, mas penso que ele acabará levando o prêmio com grande vantagem sobre qualquer concorrente.

Com sorte e trabalho, Felipão ainda pode subir o Cruzeiro esta temporada


Como é conhecido, o Cruzeiro vive um momento difícil em termos financeiros com grande instabilidade que levou ao primeiro rebaixamento em sua história, mas após um começo atribulado na Série B, a chegada do Felipão está surtindo ótimo efeito e o time já não perde há sete jogos.

O Felipão está abraçando um grande desafio pela dificuldade do mesmo, mas ele é um grande treinador e alguém que consegue unir e levar o grupo, principalmente nos momentos difíceis, então, eu acredito que o Cruzeiro fez uma boa escolha em o contratar e quem sabe não terá uma promoção já esta temporada.

Será necessário muito trabalho e alguma sorte, claro, pois eles estão ainda muito longe do G-4 de acesso à Série A, porém ainda há muito jogo e quem sabe eles podem ainda brigar por isso.

Mas se não for este ano, e tendo assinado contrato de três temporadas, eu penso que o Felipão terá todas as condições de o conseguir na próxima temporada pois sua qualidade e experiência enquanto técnico aliada à tradição do Cruzeiro pode fazer a diferença.

Rogério Ceni levará Flamengo até bom porto


A vida do Rogério Ceni no Flamengo não começou muito fácil com uma eliminação da Copa do Brasil para seu ex-time São Paulo, mas a equipe vem reagindo e até trouxe um bom resultado da Argentina pela CONMEBOL Libertadores nesse meio de semana.

ceni_gabigol_flamengo.jpg

Honestamente, eu considero que o Flamengo até vem jogando bem, mas a sorte nem sempre o tem acompanhado. O Ceni só precisa organizar a equipe não mudando demasiadas coisas e eu penso que dentro de 2/3 meses ele estará totalmente entrosado com o grupo, e se hoje o Flamengo já corre bastante, dentro de algum tempo irá correr ainda mais com o apoio do seu técnico.

Dessa forma, eu acho que o torcedor do Flamengo precisa ser paciente nessa fase e poderá acabar colhendo os frutos no final da temporada, pois o clube continua brigando pelo Brasileirão e também pela Libertadores, tendo boas chances de levar ambos os títulos.

Ceni é um técnico de grande personalidade que não teve problema em enfrentar seu ex-clube, e após perder não arranjou desculpas, mostrando que iria trabalhar para melhorar. Sua personalidade pode ser muito importante para conquistar a confiança do grupo mais adiante.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva