Dicas do Rivaldo: Difícil comentar nível de jogo do Barça nessa fase

O sistema de Setien ainda pode funcionar no Barça
Abrir Conta
Ver mercado

O Embaixador da Betfair Rivaldo discute o retorno do Barcelona à acção, o futuro de Antoine Griezmann e Thiago Silva, e a Final a Oito da Liga dos Campeões...

"Griezmann é um grande jogador com muita qualidade e só está precisando de fazer gols para pegar novamente aquela confiança que tinha no Atlético de Madrid. Não foi ao acaso que o Barcelona pagou sua cláusula de rescisão."

Apesar da vitória de 2-0 em cima do Leganes, o Barça não teve uma grande atuação nessa terça-feira e muitos seguem desconfiando desse sistema de jogo do Quique Setien, porém eu acho difícil comentar isso após somente duas partidas desde o recomeço da competição.

É preciso esperar para ver a evolução do time nas próximas semanas, mas hoje é normal que o ritmo e intensidade de jogo ainda não esteja no seu pico, pois foi muito tempo de paragem. Houve jogadores retornando após lesão, outros ainda estão pegando a forma, então é preciso dar tempo para ver se esse sistema pode ou não dar mais no futuro.

No momento, e enquanto a qualidade não está ainda muito presente, o mais importante é seguir vencendo para manter a liderança da Liga Espanhola e continuar pressionando o Real Madrid.

Um pouco cedo para comparar Griezmann ao Coutinho


O Barça vem vencendo seus jogos e contando com o Antoine Griezmann na escalação inicial, porém ele continua distante daquilo que conseguia fazer no Atlético de Madrid e se começa temendo que possa ser um 'novo Coutinho'.

Mas eu acho que ainda é um pouco cedo para começar fazendo essas comparações, e cabe ao jogador tentar contrariar isso mostrando vontade de se destacar dentro de campo a cada jogo. A falta de gols é desmotivante e acaba retirando confiança ao jogador, então, eu acredito que até poderia ser importante que o Lionel Messi pudesse o auxiliar nisso, delegando uma penalidade numa partida que esteja fácil para o time por exemplo, como ele já fez com o Luís Suárez.

griezmann_barcelona_pointing.jpg

Ele é um grande jogador com muita qualidade e só está precisando de fazer gols para pegar novamente aquela confiança que tinha no Atlético de Madrid. Não foi ao acaso que o Barcelona pagou bastante dinheiro por ele e eu acredito que tudo isso é uma questão de confiança que brevemente será resolvida quando os gols chegarem.

Messi já poderia ter descansado nesses jogos...


O Barcelona acabou vencendo seus dois primeiros jogos com algum conforto, porém o Lionel Messi mesmo vindo de problemas físicos jogou os 90 minutos nas duas ocasiões.

Como eu sempre digo, um jogador quer sempre jogar e não é fácil você dizer para o Messi sair de campo. Eu também sempre queria estar dentro do gramado e não gostava de ser poupado.

Mas isso também depende do treinador que precisa gerir seu principal jogador, observar os jogos que estão por vir e ter a coragem de tirar o jogador quando sentir que é o melhor a fazer para o time e para o próprio Messi.

Agora, se ele esperar um sinal do Messi para o tirar do campo, então pode esperar sentado porque ele sempre vai querer seguir jogando, marcando mais gols e lutar por mais uma Bola de Ouro como sempre faz há muitos anos.

Messi acabará superando Pelé


De acordo com a imprensa espanhola, o Messi ficou a somente 15 gols de bater o recorde de Pelé com a camisa do Santos. O atacante argentino se apresta para superar o brasileiro, porém com a camisa Blaugrana.

Esse será sempre um marco histórico que certamente será importante para o jogador e para sua carreira - algo que obviamente o deixará muito orgulhoso.

Mas não acredito que ele esteja pensando muito nisso ou ficando ansioso porque isso vai acontecer naturalmente. Ele está muito próximo disso e tem ainda vários anos de futebol por jogar, então, isso acabará mesmo acontecendo.

De momento, ele precisa se focar na conquista do título da La Liga porque esse outro recorde acabará acontecendo com naturalidade ainda essa época ou na próxima.

Grande objetivo do PSG é ganhar a Champions


O Leonardo, diretor desportivo do PSG, afirmou recentemente que pretende manter Neymar e Kylian Mbappe no time para a próxima temporada, e eu entendo isso porque o grande objetivo do clube é vencer a Liga dos Campeões, e para conseguir isso você precisa contar com os melhores jogadores do seu lado.

neymar_pink_psg.jpg

Eles são há muito tempo os melhores de França e vencem as competições com facilidade, então eles querem segurar os melhores com a intenção de dar esse passo em frente que é ser campeão da Champions - o título que está faltando no clube - e que qualquer time da Europa deseja conquistar.

Thiago Silva ainda tem futebol para continuar na Europa


Na sua mais recente entrevista, o Leonardo também anunciou que o Thiago Silva não vai continuar jogando no PSG e há rumores indicando que aos 35 anos de idade ele poderá estar ponderando em retornar ao Brasil e ao seu primeiro time, o Fluminense.

Mas eu não concordo muito com isso pois ele continua tendo muito futebol para jogar na Europa, inclusive nos melhores clubes europeus, então, talvez deva jogar mais alguns anos na Europa antes de dar esse passo de voltar para o Brasil.

Novo formato da Champions será emocionante


Tudo indica que a UEFA vai anunciar uma Final8 da Champions League em Lisboa e eu acho que essa é uma bela solução tendo em conta a situação em que o mundo se encontra. Claro, não será algo para repetir no ano seguinte se as coisas voltarem à normalidade.

Dessa forma, todos vão estar em pé de igualdade jogando partidas únicas em campo neutro e todos terão suas chances de vencer a competição. Não terá vantagem de jogar em casa ou fora de casa, e todo mundo estará igualado quando entrar em campo.

Será uma nova forma de apurar o campeão europeu, mas eu acredito que será tão emocionante como no outro formato assistir aqueles jogos de decisão que, pelos vistos irão decorrer em Lisboa nos Estádios de Alvalade e da Luz.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Rivaldo,