Dicas do Rivaldo: 'El Clasico' pode ser momento de o Messi pegar confiança

Rivaldo espera a melhor versão de Lionel Messi no El Clásico desse Sábado

Rivaldo antecipa o 'El Clasico' deste Sábado, enquanto deixa suas felicitações a Pelé por seu 80º Aniversário este sexta-feira. Confira tudo!

"O Pelé comemora 80 anos de idade nessa sexta-feira e se trata de um jogador inigualável que teve feitos notáveis, marcando mais de 1000 gols em sua carreira e conquistando três Copas do Mundo. No Brasil, o Pelé é a marca registrada do futebol e não vejo que possa vir a existir alguém que possa se aproximar do que ele fez no futebol."

Nesse Sábado, teremos um sempre emocionante 'El Clasico' entre Barcelona e Real Madrid, e embora eu acredite que o Ansu Fati pode ter papel importante na decisão do encontro, eu continuo pensando que caberá ao Lionel Messi mostrar que ainda está muito focado no clube.

Ele teve um verão difícil e não está iniciando a temporada muito bem, marcando sobretudo gols de pênaltis, e ele não é um jogador de marcar apenas dessa maneira, então, eu acredito que esse é o jogo perfeito para ele elevar seu nível e mostrar que continua sendo um jogador de outra dimensão, podendo ganhar confiança e embalo para essa temporada.

Barcelona com chance de avolumar crise do Real Madrid


O Barça terá aqui uma ótima chance de aumentar a crise no Real Madrid depois dos Merengues terem perdido duas partidas em sucessão enquanto anfitriões. Jogando em Camp Nou contra um time algo tocado pelos últimos resultados, eu acredito que o Barcelona tem aqui uma boa oportunidade de conquistar uma vitória moralizadora, enquanto deita seu rival um pouco mais para baixo.

Eu tinha falado que o Madrid partia com vantagem esta temporada por ter sido campeão e ter desfrutado de uma pré-temporada tranquila, porém agora o Barça tem chance de dar o troco e os colocar numa situação difícil com três derrotas seguidas, algo que poderia mexer com o elenco de Zidane.

Por outro lado, o Real Madrid vai tentar reagir a esses resultados, então, mais uma vez esse tem tudo para ser um grande 'El Clasico'.

Zidane tem de dar titularidade para o Vinícius


Estranhamente, o Zidane voltou a mexer muito em seu time para a Champions League e acabou se dando mal. O Vinícius Jr. ainda saiu do banco para descontar no placar, mas já era tarde para salvar o jogo.

vinicius_real.JPG

Em minha opinião, o Zidane está errando em abusar nessa intermitência com que utilizar o Vinícius pois ele continua se destacando como um dos jogadores mais perigosos no ataque do time espanhol.

Eu penso que o menino já provou ser um grande jogador, então, não precisa continuar aprendendo de fora, mas sim ir evoluindo dentro de campo para se tornar cada vez mais numa peça chave do ataque merengue. Assim, acho que o Zidane tem de colocar o Vinícius contra o Barcelona, até porque ele já marcou contra eles na temporada anterior.

Baixa de salários pode gerar divisão no elenco do Barcelona


Parece que quase todo o elenco do Barcelona rejeitou novo redução salarial, tendo mesmo assinado um documento em conjunto, porém, houve quatro jogadores (incluindo Piqué e Ter Stegen) que não aceitaram isso e acabaram renovando contrato com o clube.

Em minha opinião, a vontade da maioria sempre deve prevalecer dentro de um grupo - mesmo que você não esteja de acordo - e essa decisão de alguns jogadores pode prejudicar o ambiente dentro do vestiário, pois alguns jogadores podem ficar com a ideia de que há alguns elementos que não olham para o todo, mas sim para si mesmos. Isso pode gerar alguma desconfiança e desconforto dentro do elenco.

Há 20 anos, o meu amigo Figo vivia uma situação complicada


Antes de mais, preciso dizer que o Luís Figo é um grande amigo meu, mas há cerca de 20 anos ele protagonizava uma das mais polêmicas transferências de sempre quando trocou o Barcelona pelo Real Madrid. Na altura, eu acredito que ele nunca pensou que essa mudança iria em frente, porém o Florentino Pérez acabou mesmo sendo eleito presidente do Real Madrid e não podia se negar a sua promessa de contratar o Figo.

Com empresários envolvidos e tudo isso, ele acabou não tendo grande alternativa e alguns meses após acabou se dando aquele jogo lá em Camp Nou com a torcida bem irada com ele. Eu atuei nessa partida e posso comentar que não foi fácil para ele lidar com tudo isso, mas isso faz parte do futebol e eu também vivi algo similar, embora numa escala menor.

O Deportivo La Coruña não queria que eu fosse para o Barcelona pois tinha assinado por cinco anos e só tinha cumprido um ano de contrato, mas acontece que o Barça pagou minha cláusula, então não tinha mais que dizer. Mas eu tive um jogo de pré-temporada no torneio Teresa Herrera contra o PSV onde senti como uma mudança polêmica pode mudar os torcedores. Nesse dia, me atiraram moedas e me chamaram de 'Pesetero'.

Acabei viajando de Santiago de Compostela para Barcelona para assinar, pois se saísse do aeroporto de Corunha iria ser muito complicado pois os torcedores ficaram realmente sentidos com minha saída repentina, embora não tivesse sido propriamente por minha culpa.

Mas olhando agora após 20 anos, a verdade é que o Luís Figo não terá se arrependido, pois, acabou sendo campeão europeu e Bola de Ouro graças a essa mudança. Por outro lado, o Barcelona seguiu seu caminho e também conquistou muitas coisas desde então.
São coisas do futebol que sempre estão acontecendo e nunca podemos dizer que não irão acontecer de novo.

Pelé é a marca registrada do futebol brasileiro e mundial


O Pelé comemora 80 anos de idade nessa sexta-feira e se trata de um jogador inigualável que teve feitos notáveis, marcando mais de 1000 gols em sua carreira e conquistando três Copas do Mundo. No Brasil, o Pelé é a marca registrada do futebol e não vejo que possa vir a existir alguém que possa se aproximar do que ele fez no futebol.

rivaldo_pele.jpg

Pessoalmente, foi um orgulho tremendo ter tido a oportunidade de vestir a camisa nº 10 da seleção brasileira que ele elevou até patamares excecionais. Então, embora muitos dizem que isso não tem peso, eu considero que foi uma grande responsabilidade que tive em ostentar essa camisa 10 e me sinto um privilegiado por ter atuado com essa camisa, ter marcado oito gols em Copa do Mundo e ter conquistado o penta.

Mas também me sinto muito feliz por ter dado conta do recado quando tive essa difícil missão de ostentar uma camisa que foi usada pelo melhor jogador do brasil e da história do futebol mundial. Foi uma grande honra ter tido essa oportunidade.

Rogério Ceni tinha tudo para ser um ótimo técnico


O meu colega de time e seleção Rogério Ceni conquistou seu quarto título enquanto treinador nessa semana e isso não me surpreende pois ele sempre mostrou ter todas as qualidades necessárias para ser um ótimo técnico. Ele era um líder dentro de campo e no vestiário, sempre dando instruções para seus companheiros, além de conhecer muito do futebol.

Ele era muito respeitado no São Paulo por todo o seu percurso, e eu me lembro que ele observava muitos jogadores durante as partidas para os sugerir à diretoria, então, ele além de ser um ótimo goleiro também tinha grande capacidade para observar talentos que poderiam ajudar seu time, e muitos acabaram sendo contratados pois ele tinha o respeito dos dirigentes.

Hoje, ele já treina um clube grande do Nordeste como o Fortaleza, mas claro que assinando por um clube do Sul lhe daria maior visibilidade, então, eu acredito que mais tarde ou mais cedo ele poderá chegar a um clube de São Paulo.

Aí, se aproveitar sua chance num clube de maior renome mundial estou convencido de que um dia ele poderá ser selecionador brasileiro e dar muitas alegrias ao povo do seu país.

Liderança na Libertadores pode favorecer no sorteio de sexta-feira


Vários clubes brasileiros encerraram sua fase de grupos na Copa Libertadores com vitórias e subsequente primeira colocação sem seu grupo, e isso pode ser muito importante pra seu futuro na competição pois irá dar vantagem no sorteio das Oitavas onde irão enfrentar times que terminaram em segundo em seus grupos.

Então, além da motivação de somar vitórias e marcar vários gols isso foi sobretudo importante pensando já no sorteio dessa sexta-feira.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"