Dicas do Rivaldo: Esse é o São Paulo que todos esperamos ver regularmente!

Será que o São Paulo está definitivamente de volta ao topo do futebol sul-americano?

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo comenta os desenvolvimentos na CONMEBOL Libertadores e fala um pouco sobre a disputa de grandes torneios, além de responder a seus fãs que fizeram perguntas no Instagram...

"Um clube com a história do São Paulo tem todas as condições de conseguir esse tipo de feitos mais frequentemente e eu acredito que é isso que os torcedores anseiam, ou seja, que o time estabilize num nível elevado por muitas temporadas."

O futebol brasileiro segue se destacando nas competições continentais de clubes e após conquistar a Copa Libertadores nas últimas duas temporadas se prepara agora para classificar seis times para as quartas de final da competição em 2021, aumentando muito as chances de termos uma final brasileira novamente.

Mas fiquei muito contente pelo São Paulo que teve o tipo de atuação que seus torcedores gostam. Esse é um clube muito grande e de tradição com time para ir na Argentina e vencer.

Hoje em dia, muitos duvidavam que o São Paulo pudesse passar por um Racing fora de casa, porém, o normal num time dessa dimensão é poder o conseguir regularmente pois tem uma ótima estrutura e elenco suficiente para fazer coisas muito bonitas.

Um clube com a história do São Paulo tem todas as condições de conseguir esse tipo de feitos mais frequentemente e eu acredito que é isso que os torcedores anseiam, ou seja, que o time estabilize num nível elevado por muitas temporadas.

Agora, é esperar que esse grande resultado motive os jogadores para também no Brasileirão melhorarem seus placares e atuações a fim de saírem da situação delicada em que se encontram na tabela.

DESIGNS-77769_Cash_Out_Global_VI_760x130_BR.jpg

Galo de parabéns por eliminar um rival poderoso


Já se esperava uma eliminatória muito disputada entre Atlético Mineiro e Boca Juniors e a briga foi tão cerrada que os times chegaram no final dos 180 minutos de jogo sem que um gol fosse marcado.

atleticomg_2207.jpg

A sorte acabou sorrindo nos pênaltis ao Galo, porém essa fortuna dá muito trabalho e todo o time está de parabéns por ter ultrapassado essa difícil provação frente a um adversário muito qualificado que sempre briga por conquistar o troféu.

Sempre um prazer vestir a camisa do Barcelona


Essa semana participei do jogo 'El Clasico Legends' lá em Israel e tive a oportunidade de voltar a vestir a camisa do Barcelona e ostentar a braçadeira de capitão, além de poder entrar no gramado para jogar futebol.

Com a situação da pandemia esse tipo de eventos não vem acontecendo tão regularmente e há muito que não via meus colegas. Além disso, esse evento contou com a presença de público pois as coisas estão muito controladas já no Israel, então, isso também abrilhantou essa partida de lendas do Barcelona e Real Madrid.

rivaldo_ronaldinho.png

Foi uma felicidade para mim poder participar dessa festa e conviver com muitos amigos que foram meus companheiros dentro do gramado e outros meus rivais. Sempre é bom rever pessoas tão importantes em sua carreira como o Ronaldinho, Luís Figo, Roberto Carlos, etc.

Levar a família para grandes competições não era minha prática


Se vem falando muito sobre a impossibilidade dos atletas brasileiros que vão estar participando nas Olimpíadas poderem levar suas famílias para o Japão e, embora eu respeite todos aqueles que fazem questão de ter a família por perto, isso nunca foi uma prática minha.

Na verdade, enquanto profissional sempre preferi ter foco total naquilo que estava fazendo e por vezes ter a família por perto é uma preocupação pois você sempre quer saber se estão bem alojados, se não estão sendo incomodados e como estão se adaptando a um novo país.

olympics_2207.jpg

Então, é normal que você acabe se distraindo de seu principal objetivo sempre buscando saber se sua família está bem e foi por isso que eu joguei Olimpíadas em Atlanta, Copa América e duas Copas do Mundo sempre sem levar minha família junto comigo.

Certamente que ter a família por perto é crucial para muitos atletas, porém, eu sempre consegui me abstrair disso compensando com chamadas telefônicas e agora ainda seria mais fácil com as chamadas de vídeo.

Além disso, numa situação pandémica como essa jamais iria trazer minha família para um evento dessas dimensões pois também estaria os colocando em algum risco acrescido.

Mas é importante notar que não estou criticando atletas como o Gabriel Medina que se mostrou muito insatisfeito por não poder levar sua esposa. Para mim, isso não era um problema, mas entendo que seja para outros apesar de também poder ser uma distração num momento em que o foco precisa estar 100% na competição.
DESIGNS-76218_SGM_Product-Promo_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg

PERGUNTAS DOS FÃS:

- Você acha que o Boca tem razão em reclamar da eliminação para o Atlético Mineiro?

É muito difícil opinar nesse tipo de situações, especialmente porque sempre fui contra o VAR, mas se aprovaram essa nova ferramenta então precisa respeitar suas decisões, mesmo que por vezes possam ser algo polêmicas.

E quando você é eliminado após dois jogos tão duros sempre existe aquela frustração e você acaba descarregando na arbitragem como desculpa para seu infortúnio e também para seus adeptos. Acredito que algo similar poderia ter acontecido caso fosse o Galo caindo fora.

- Acha que o Atlético pode ser campeão essa temporada?

Sem dúvida que é um dos favoritos e acabou saindo muito reforçado por afastar o Boca, mas tem muitos outros times que buscam o mesmo como o São Paulo, Flamengo, Palmeiras, River Plate, Inter ou Fluminense, então, tudo está ainda muito em aberto e é difícil apontar o próximo campeão nessa fase.

- Qual o time mais completo dessa temporada?

Eu penso que precisamos colocar Palmeiras e Flamengo no mesmo patamar já que são os mais recentes campeões sul-americanos, além de terem elencos muito fortes e entrosados.

FLA_gabi_renato_2007.jpg

Com a chegada do Renato Gaúcho, que já soma três vitórias, o Flamengo parece estar recuperando sua alegria e talvez possa ter uma pequena vantagem lá para o final da competição.

- Qual seria a sua final de 2021?

Eu apontaria um Atlético-MG X Palmeiras, mas como os dois times poderão se confrontar nas semifinais - e assim impossibilitando uma final entre os dois - eu apostaria num Flamengo X Palmeiras para tirar as dúvidas quanto ao melhor time da atualidade na América do Sul, pois eles foram os últimos dois campeões.

DESIGNS-77769_Cash_Out_Global_VI_760x130_BR.jpg