Dicas do Rivaldo: Forte investimento do City e classe de Guardiola finalmente está surtindo efeito na Champions League

Os Citizens comemoraram sua primeira presença em Finais de Champions...

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo aborda os desenvolvimentos no futebol europeu e sul-americano, e ainda responde a seus fãs que deixaram perguntas em seu Instagram...

"Aos 32 anos, Aguero ainda tem muito futebol para mostrar e com certeza seria uma grande contratação para o Barcelona, especialmente chegando a custo zero numa fase em que o clube vem mostrando algumas dificuldades financeiras."

Essa semana o Manchester City conseguiu finalmente se classificar para sua primeira final na Champions League em toda a sua história.

Chegar numa Final de Champions é um marco na carreira de qualquer jogador e poder o fazer com um clube que lá chega pela primeira vez é ainda mais prestigiante, então todo o elenco está de parabéns por esse grande objetivo.

Claro, esse é um time que vem investindo muito forte durante os últimos anos, então tem grandes jogadores em seu elenco além de um dos melhores técnicos mundiais. Chegar numa Final nunca é fácil e Guardiola já está há alguns anos no clube sem ter sucesso nas competições europeias, porém, dessa vez parece que o time está suficientemente coeso e entrosado para atingir seus maiores objetivos.

Apesar da dificuldade de chegar numa Final de Champions, é claro que quando você está num clube com muito dinheiro e uma grande estrutura suas possibilidades aumentam significativamente.

Final da Champions não terá favorito entre times que se conhecem muito bem


Essa será uma Final de Champions entre dois times que nos últimos anos não vêm chegando nas decisões, então será difícil antever qual deles estará mais forte no dia da final, no entanto, será muito interessante de assistir pois são dois times que se conhecem muito bem.

Ainda recentemente o Chelsea bateu o Manchester City nas semifinais da Copa da Inglaterra e já no final de semana voltarão a se confrontar pela Premier League. Por tudo isso, não acho que seja justo apontar um favorito.

APOSTE AGORA NA FINAL DA CHAMPIONS

Neymar tem seu destino na mão


O PSG acabou caindo nas semifinais da Champions após mais uma boa campanha onde eliminou grandes times incluindo o Bayern e o Barcelona, porém o objetivo final foi novamente fracassado e isso pode gerar alguma reflexão dentro do clube.

neymar_0705.jpg

Neymar vem declarando estar contente dentro do clube francês e pronto para continuar, no entanto, ele ainda não renovou seu contrato e isso levanta algumas dúvidas, pois se não renovar o clube pode precisar de o vender para encaixar algum dinheiro.

Então, eu considero que o Neymar tem seu futuro nas mãos e deve procurar avaliar qual o melhor para sua carreira. Ficando no PSG com certeza continuará brigando por títulos importantes, mas saindo também com certeza assinaria por outro grande clube, então, só ele e o próprio clube saberão o que é melhor para ambas as partes.

Não é fácil ficar tão perto de conquistar a Champions em campanhas sucessivas e fracassar no final, mas tudo irá depender daquilo que o Neymar está sentindo nesse momento como aquilo que melhor poderá servir seus objetivos de carreira.

Barcelona tem uma grande oportunidade de trazer o Sergio Aguero


Se fala que o Barcelona está em negociações com o Sergio Aguero 1.364/11 que termina contrato com o City no final da temporada e eu considero que o clube tem aqui uma grande oportunidade de trazer um grande jogador.

aguero_0705.jpg

Ele tem muita história no futebol inglês e espanhol além de grande experiência na Champions, então com certeza está acostumado às grandes dificuldades do futebol na Inglaterra e até poderia sair beneficiado em jogar num futebol espanhol que é menos exigente.

Aos 32 anos ele ainda tem muito futebol para mostrar e com certeza seria uma grande contratação para o Barcelona, especialmente chegando a custo zero numa fase em que o clube vem mostrando algumas dificuldades financeiras.

Apesar da eliminação, Real Madrid fez uma boa campanha


Para um clube como o Real Madrid que já conquistou a competição tantas vezes nunca é bom cair numas semifinais, no entanto, eu acredito que a equipe até teve uma campanha positiva indo muito mais adiante do que muitos especialistas iam prevendo.

A equipe teve um bom desempenho nas Oitavas e Quartas de Final, porém agora frente ao Chelsea foi claramente inferior com os ingleses dominando lá na Espanha e se superiorizando novamente na Inglaterra numa partida onde até poderiam ter goleado.

Mas como em todo o grande clube quando você é eliminado de algo alguém precisa pagar por isso e nesse caso parece que o Eden Hazard está sendo o mais visado por ter brincado e dado uns sorrisos para seus antigos companheiros do Chelsea após a partida.

Numa temporada onde voltou a passar muito tempo machucado, é claro que isso acabou revoltando um pouco a imprensa e torcida relacionada com o clube. O jogador belga precisa então de focar naquilo que pode fazer para limpar sua imagem, pois apesar de ele não ser o grande culpado, a verdade é que aquela situação não foi feliz num momento em que um clube da dimensão do Madrid caia na Champions.

O mesmo aconteceu com o Zidane que aplaudiu após o 2-0 do Chelsea, porém, é evidente que esses aplausos não eram para o adversário, mas sim para seu time tentando animar seus jogadores no sentido de ainda tentar virar a situação.

Ambos acabaram sendo um pouco mais visados do que os restantes, no entanto, quando um time é eliminado a responsabilidade tem de ser partilhada por todos os elementos desde o staff aos jogadores.

Se Ramos fosse continuar no Madrid, eu penso que ele já teria renovado contrato


Entretanto, Sergio Ramos retornou ao time e se diz que poderá ter atuado em sua última partida de Champions com o Real Madrid visto que ainda não renovou seu contrato e poderá mesmo sair no final da temporada.

sergioramos_0705.jpg

Em minha opinião, se ele estivesse interessado em continuar já teria renovado com o clube pois facilmente chegaria em um acordo, então, acredito que ele poderá estar mesmo pensando num novo desafio e num grande contrato antes de terminar sua carreira.

Nada disso irá apagar sua brilhante carreira no Real Madrid e sempre será visto como um ídolo do clube e um dos melhores zagueiros do mundo.

José Mourinho pode se dar muito bem na AS Roma


Depois de sair do Tottenham, já se sabe que o Mourinho irá retornar para a Itália onde foi muito feliz em sua primeira passagem com o Inter, dessa vez para comandar a Roma.

Se trata de um time que busca se reabilitar dentro do futebol italiano, mas que tem uma grande história e eu nem considero que o Mourinho esteja baixando um degrau em sua carreira, pois se trata de um clube muito grande e de grandes ambições.

Tudo indica que na próxima temporada o clube não estará na Champions League, porém isso não significa que o Mourinho não possa fazer um grande trabalho e quem sabe colocar o time da capital italiana brigando novamente pelo título da Serie A.

Não espero surpresas no Brasileirão em 2021


O Campeonato Brasileiro irá se iniciar no final do mês e olhando ao momento atual não consigo enxergar algum time que possa surpreender os favoritos e conquistar o título.

flamengo_gabigol_0705.jpg

Em minha opinião, os clubes que estão disputando a CONMEBOL Libertadores são os grandes favoritos com Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Internacional e Atlético-MG se destacando seguidos de perto por Fluminense e Santos.

Sim, também tem o Grêmio que até pode beneficiar do facto de não estar disputando a Libertadores, porém, eu me fico com os times mencionados acima como aqueles que têm mais condições de levar o título em 2021.

PERGUNTAS DOS FÃS

- Existia realmente uma disputa interna entre você e o Ronaldo?

Nunca houve qualquer tipo de rivalidade entre nós. Sempre nos respeitámos muito dentro e fora do gramado, mas isso é algo que acontece porque nós fazíamos muitos gols e existiam algumas brincadeiras de outros jogadores.

Então, essas brincadeiras acabaram saindo para o exterior e muita imprensa e torcedores acabaram criando essa ideia de que tal era verdade, porém, é totalmente mentira.

- Santa Cruz - O que você sente por esse clube tão amado em Recife?

Tanto eu como toda a minha família torcemos pelo clube, pois foi onde eu comecei a jogar futebol e o clube da minha cidade onde vivi até aos 19 anos. Mas depois saí para São Paulo e com o tempo você acaba perdendo muito do contacto que tinha com o clube e a cidade.

Já me perguntaram muitas vezes porque não voltava para ajudar o clube, mas eu tenho minha vida noutro lugar, então é difícil. Mas claro, continuo torcendo pelo clube, embora à distância.

- Ficou totalmente realizado com sua carreira, ou ficou faltando algo?

Não ganhar as Olimpíadas em 96 foi algo que me custou muito e talvez seja aquilo que ficou por conquistar. Felizmente anos mais tarde conquistei a Copa do Mundo de 2002 que foi algo ainda mais importante, então, essa mágoa como que ficou atenuada pois compensei com o troféu mais importante que pode ser conquistado com sua seleção.

- Qual jogo gostaria de apagar da memória?

A derrota para a Nigéria nessas Olimpíadas de 96 me deixaram uma marca, pois acabei sendo castigado por esse resultado e fiquei um ano sem ser convocado para a seleção brasileira. Eu não considero que tenha sido culpa minha. Quando estávamos ganhando por 3-1 acabei perdendo uma bola no meio-campo que deu o 3-2, mas é normal um jogador perder bolas no meio-campo e tive azar pois deu gol.

brazil_1996.jpg

Depois a Nigéria viria a virar o placar e fiquei ligado a essa virada por esse lance no segundo gol.

- Por que nunca jogou no futebol Carioca?

Nunca aconteceu. Eu fui para São Paulo e me dei bem naquela época fazendo boas atuações no Palmeiras que acabariam me levando para a Europa. Mais tarde voltei para jogar no Cruzeiro, mas nunca aconteceu ir para o Rio de Janeiro. Ainda houve rumores de que poderia ir para o Flamengo, mas acabou não acontecendo.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva