Dicas do Rivaldo: Jogaço na Final da Copa América, mas acredito que o Brasil vai vencer

O Brasil busca seu segundo título de Copa América em dois anos

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo nos deixa seus prognósticos para as Finais da Eurocopa e Copa América, além de responder a seus fãs que deixaram perguntas no Instagram...

"Será um jogo muito interessante de se seguir, mas eu penso que o Brasil tem melhores possibilidades de sair vitorioso e assim conquistar novamente a Copa América no Estádio do Maracanã tal como em 2019."

Desde o começo da Copa América que eu imaginava essa Final, pois hoje está muito claro para mim que Brasil e Argentina são os times mais fortes do continente e caso não tivessem um dia mau com certeza tinham grandes chances de chegar na Final como acabou acontecendo.

De qualquer forma, eu considero que o Brasil é um pouco mais favorito por estar jogando no seu país e por ter um elenco mais forte do que a Argentina, além de estar jogando melhor que seu rival.

Mas é claro que será um grande jogo entre times com grande rivalidade que não querem de jeito nenhum perder para o seu adversário. Do lado da Argentina terá esse aliciante extra de vencer seu primeiro título desde 1993 e Lionel Messi irá certamente deixar tudo em campo para finalmente conquistar seu primeiro título com a seleção.

argentina_0607.jpg

Do lado do Brasil, Neymar também busca vencer sua primeira Copa América e ao mesmo tempo embalar a seleção um ano antes do começo da Copa do Mundo, pois uma derrota pode gerar críticas e terminar com a estabilidade e confiança que o time vem vivendo recentemente.

Então, será um jogo muito interessante de se seguir, mas eu penso que o Brasil tem melhores possibilidades de sair vitorioso e assim conquistar novamente a Copa América no Estádio do Maracanã tal como em 2019.

DESIGNS-77769_Cash_Out_Global_VI_760x130_BR.jpg

Inglaterra mereceu chegar na Final da Eurocopa


A seleção inglesa estará em sua primeira final de Eurocopa e eu penso que o time vem fazendo um bom trabalho e justificando essa caminhada.

Em minha opinião, o futebol inglês de clubes é o melhor do mundo, então, apesar de ter muitos estrangeiros a verdade é que os jogadores ingleses que nela participam beneficiam muito dessa qualidade e competitividade para estarem preparados para essas competições de seleções.

Todo mundo gosta de ver o futebol inglês e sua seleção, então eu fico feliz pela alegria que isso está gerando dentro do país e quem sabe não podem também replicar isso já na Copa do Mundo do ano que vem.

Na verdade, eu considero que chegar numa final de uma grande competição - independente de você ganhar ou não - já é algo que vai motivar e fazer você acreditar que é possível conquistas maiores, então, sem dúvida que tanto a Inglaterra como a Itália estão avisando que podem ser grandes ameaças para o Brasil na Copa do Mundo em 2022 pois estão construindo algo muito interessante.

Harry Kane precisou esperar para finalmente despontar na marcação de gols


O artilheiro do Tottenham entrou no torneio como a grande estrela da seleção inglesa, porém as coisas não foram fáceis na fase de grupos pois não marcou qualquer gol. Felizmente, isso já passou e agora ele está fazendo seu trabalho com quatro gols.

england_kane_2106.jpg

Isso faz parte do futebol e por vezes mesmo que você esteja se doando ao máximo as coisas acabam não acontecendo como esperado e aí é importante você manter a calma e continuar fazendo seu trabalho de igual forma. Kane é um grande atacante e está de parabéns por sua campanha.

Difícil comparar Luke Shaw com Roberto Carlos, mas ele está fazendo um grande trabalho


Muita imprensa vem comparando as atuações de Luke Shaw com Roberto Carlos e eu sempre penso que é difícil fazermos comparações entre jogadores, especialmente quando falamos de um dos grandes do futebol mundial.

Ele chegou a ser nomeado para a Bola de Ouro e a ficar em segundo nessa lista, então, talvez não seja justo fazer esse tipo de comparação, no entanto, o que posso dizer de Shaw é que ele está fazendo um grande trabalho na seleção inglesa.

Ele é muito forte e rápido a subir no gramado e consegue tirar ótimos cruzamentos, então, está se tornando num lateral esquerdo muito completo que desempenha bem todas suas funções, seja atacando ou defendendo. Se tornou num ótimo lateral esquerdo.

Itália é um time de tradição e mostrou isso mesmo após falhar Copa do Mundo de 2018


O mundo do futebol ficou espantado quando a Itália falhou sua presença na Copa do Mundo de 2018, porém essa é uma seleção de enorme tradição e com jogadores de muita qualidade que rapidamente se reergueu.

italia_0907.jpg

Eles estão brilhando numa campanha onde já eliminaram Bélgica e Espanha fazendo ótimo uso de seu espírito coletivo. Na verdade, é difícil destacar um jogador nos italianos pois o time vem sobressaindo graças a sua entreajuda e espírito combativo.

DESIGNS-80887-Euros-Copa-America-Finals_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg

Ansiedade é o mais difícil de gerir antes das finais


Da minha experiência, o mais difícil antes de jogar uma final é o tempo até você entrar no estádio. Todos aqueles dias em que você só está pensando em entrar no gramado e sonhando levantar a taça acabam parecendo intermináveis e é importante você saber gerir isso da melhor forma.

Tentar se distrair com seus colegas de equipe e não pensar demasiado nisso, pois todo o trabalho já está feito e planeado e só falta tentar cumprir dentro de campo.

Esse é o tipo de jogos que pode mudar a carreira de um jogador, então, fica difícil segurar toda essa tensão antes do jogo. Mas faz parte do futebol e todos os grandes jogadores passam por isso.

Sobre meu prognóstico para o jogo também não é nada fácil pois em minha opinião não tem um favorito e tudo pode acontecer, mas de acordo com o que fui vendo no torneio eu arriscaria numa vitória italiana por 2-1.

Retorna a Libertadores com Galo e São Paulo com missões difíceis


A CONMEBOL Libertadores retorna já na próxima semana com ainda seis times brasileiros brigando pelo título mais importante de clubes da América do Sul.

hulk_atletico_2904.jpg

Olhando ao chaveamento das oitavas de final não tenho dúvidas de que o Atlético Mineiro contra o Boca Juniors e o São Paulo frente ao Racing serão as partidas mais duras para times brasileiros.

Já o Flamengo, Inter, Fluminense e Palmeiras têm adversários teoricamente mais acessíveis, porém, não podem pensar que vão ter facilidades ou podem acabar pegando uma surpresa.

PERGUNTAS DOS FÃS:

- Como foi a emoção da conquista da Copa América de 99?

Foi uma emoção muito grande poder ir no Paraguai e trazer o título para o Brasil. Essa foi uma temporada memorável para mim pois vinha de uma grande campanha com o Barcelona e pude dar sequência na seleção, assim dando um passo importante para ser considerado o melhor jogador do mundo naquele ano. Fui inclusive o jogador do torneio marcando dois gols na final.

rivaldo_luxemburgo_99.jpg

- Qual foi a final que você mais temeu?

Eu não posso dizer que algum dia entrei numa final temendo a derrota por pensar que o adversário era mais forte. Eu sempre considerei que chegar numa final já era a demonstração de que eu estava num grande time, então, só precisava respeitar o adversário e entrar forte e confiante tentando levar a melhor no final da partida.

- Qual o segredo para ganhar da Argentina?

Sem dúvida que o segredo é jogar com a mesma vontade que eles. Os jogadores argentinos são muito aguerridos e intensos nos jogos, então, se você os conseguir igualar nesse quesito e não ceder à pressão psicológica que por vezes eles também fazem, a superioridade técnica do Brasil virá ao de cima no momento certo, pois aí considero que os brasileiros são um pouco superiores.

- Para você, foi injusto o goleiro alemão ganhar o prêmio de melhor jogador na Copa 2002?

O Oliver Kahn fez uma grande Copa do Mundo em 2002, mas eu penso que o prêmio já estava decidido antes da final, então, talvez se a votação fosse depois desse jogo o resultado podia ter sido diferente porque ele não ficou muito bem num dos nossos gols.

De qualquer forma, ele brilhou nessa Copa e não guardo qualquer rancor da decisão da organização. Terminei como quarto melhor jogador do torneio e fico muito contente por ouvir muita gente dizendo que eu fui o melhor nesse ano. Isso me dá um grande conforto, até porque o troféu mais importante nós trouxemos para o Brasil!

DESIGNS-80887-Euros-Copa-America-Finals_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg