Dicas do Rivaldo: Jogando assim, o Barcelona está em perigo contra o Napoli

Lionel Messi se mostrou desagradado com seus colegas no final da partida com o Osasuna
Abrir Conta
Ver mercado

Em sua crónica semanal, o Embaixador Betfair Rivaldo e glória do Barcelona deixa alguns alertas ao momento menos bom do times. Ele ainda se mostra feliz pela melhoria de forma de Gabriel Jesus...

"Tal como o Lionel Messi comentou no final da partida contra o Osasuna, se o time não melhorar se arrisca realmente a perder para o Napoli."

Tal como o Lionel Messi comentou no final da partida contra o Osasuna, se o time não melhorar se arrisca realmente a perder para o Napoli.

Eu, como ex-jogador e torcedor do Barcelona estou bem preocupado com essa partida e acredito que toda a torcida esteja pensando igual, pois será um jogo bem difícil contra um bom time italiano, jogando sem torcida - o que favorece o time visitante - e acredito que o Napoli vai chegar com tudo para conquistar algo bonito classificando em Camp Nou.

Além disso, essa fraca atuação frente ao Osasuna que culminou em derrota frente a um oponente reduzido a dez jogadores, dá força e crença para qualquer time que venha a enfrentar o Barcelona no futuro, como é o caso do Napoli.

Real Madrid foi muito forte no pós-pandemia


O Madrid foi coroado campeão espanhol nessa quinta-feira e eles foram realmente fortes desde o recomeço pós-pandemia vencendo todos os seus jogos, então mereceram vencer a Liga contando também com algumas escorregadas do Barcelona.

casemiro_pointing_realmadrid.jpg

O Barça foi empatando alguns jogos e isso foi crucial para o Madrid se motivar e cada vez mais acreditar que seria possível sair com o título. A chave desse título esteve no retorno pós-paragem pois o time de Quique Setién não voltou a 100% ao contrário de seu maior rival.

Me lembro do goleiro Thibaut Courtois ter criticado uma eventual conclusão da liga em Março, pois a diferença de dois pontos estava longe de ser definitiva, e agora isso se comprovou pois o Madrid deu a volta por cima e é um merecido campeão espanhol.

O próprio Luís Suárez concordou comigo ao mencionar que o Barcelona não pode encontrar desculpas no VAR ou na sorte do Madrid, pois também não vem jogando bem. É preciso assumir a responsabilidade e melhorar o rendimento.

Mudança de técnico é situação difícil para o presidente


O futebol é imprevisível e tudo pode mudar de um dia para o outro, no entanto, essa questão que se fala do Barcelona poder mudar de técnico ainda antes dos jogos da Champions é uma dor de cabeça que eu deixo para o presidente Josep Bartomeu.

Mas é claro que a desconfiança dos torcedores e imprensa em relação ao Quique Setién dá força a uma eventual mudança, então é uma decisão difícil que a diretoria e o presidente precisam ponderar muito bem. É bem complicado tomar essa decisão, pois se o Barcelona perde para o Napoli muitos poderão pensar que teria existido tempo de mudar antes desse jogo e talvez a história fosse diferente. Não desejaria estar na pele do presidente nesse momento.

De qualquer forma, e pensando mais além, se Quique Setién não vencer a Champions, então não considero que tenha condições de continuar sendo técnico do Barcelona na próxima temporada. Só o título da Champions poderá levar o torcedor Blaugrana a recuperar sua confiança no treinador.

Barcelona precisa pensar numa renovação de elenco


O Luís Suárez já tem 33 anos de idade e termina contrato no final da próxima época, e embora eu considere que ele tem pelo menos mais duas-três épocas a bom nível no Barcelona, sempre é bom pensar em sua sucessão e até contratar com antecedência, caso seja possível.

Mas, claro, é preciso estar atento aos jogadores que vão se destacando pelo mundo afora já pensando no futuro, e o mesmo se aplica ao Messi. Ainda assim, acredito que ambos vão ficar mais algum tempo dando margem de manobra para que a diretoria possa ir procurando alternativas.

barcelona_luis_suarez_gloves.jpg

Renovar os elencos é algo que faz parte do futebol e muitos outros que passaram no Barcelona como eu, o Romário, o Ronaldinho ou o Maradona também chegaram e um dia saíram porque a idade não perdoa. Os jogadores passam e o clube fica, então há que sempre pensar em novos jogadores mesmo quando você está satisfeito com os que tem. Isso é normal em qualquer clube no mundo.

Martin Braitwhaite sempre foi uma aposta arriscada


Contratar um jogador no final do período de transferências por 18 milhões de euros e depois lhe dar pouco tempo de jogo se trata de uma ação que será pouco compreendida pelo torcedor.

Quando você compra em cima do tempo é porque precisa muito desse jogador, então, ele teria de jogar muito mais tempo do que acabou jogando nessa final de temporada e sua saída pode acontecer, mesmo com ele não tendo as chances que poderiam ditar se realmente tinha ou não valor para ser parte integrante do elenco na próxima temporada.

O Barcelona está procurando se reforçar com outro atacante (Lautaro parece ser a escolha) e com Luís Suárez se mantendo, Martin Braitwhaite não terá espaço e poderá sair do clube sem ter mostrado ao que veio. Quem sabe ele não vai provar seu valor noutro clube e confirmar que o Barcelona talvez não lhe tenha dado as oportunidades que ele merecia.

Chegada de Xavi está dependente dele mesmo


Xavi parece ser o técnico certo para o futuro e renovação do Barcelona pois conhece muito bem a casa e certamente poderia explorar melhor os jovens jogadores do clube. Ele teve a chance de assinar antes de Quique Setién, porém não considerou que estivesse já preparado para esse desafio e eu acredito que em breve ele será técnico do Barcelona.

Se isso irá acontecer já nesse verão não posso dizer, mas acredito que esteja nas suas mãos essa decisão, pois a diretoria do Barcelona já manifestou seu interesse em o contratar anteriormente.

Liverpool perdeu a motivação e isso é normal


Eu já estive dentro do gramado muitos anos e sei que você sempre tem de ter um objetivo por cumprir para que se sinta motivado e deixe tudo dentro de campo. E o Liverpool conseguiu cumprir um objetivo que tinha mais de trinta anos que não conseguia e eu acredito que seja muito difícil para o time se refocar depois disso.

Sim, esse recorde de pontos seria um marco importante em sua história, porém o mais importante já foi conseguido e esses jogadores podem ter relaxado um pouco depois do objetivo ser cumprido tão cedo. Nada irá tirar seu mérito pelo título conquistado, pois se trata de algo muito importante para o clube e não é nada fácil vencer a Premier League.

Gabriel Jesus com vários motivos para sorrir


Tal como tinha comentado anteriormente, o Gabriel Jesus está aproveitando bem sua chance na ausência de Sergio Aguero e vem marcando vários gols e assistindo seus colegas em outros nas últimas partidas do Manchester City.

mancity_jesus_bernardo_sterling.jpg

Isso me deixa contente porque ele tem sabido esperar suas oportunidades, sempre trabalhando seriamente e se mostrando quando o Guardiola deposita sua confiança nele. Acredito que será titular absoluto do time nesse final de época e também na próxima temporada.

Mas o Manchester City também teve outra razão para sorrir essa semana, pois poderá participar na Champions League da próxima temporada após a revogação de seu castigo. Para os brasileiros como o Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus se trata de algo muito importante que certamente os deixará mais tranquilos e sem aquele pensamento de eventualmente precisar sair do clube para poder continuar jogando a Champions.

PSG tem uma chave bem satisfatória


O PSG já está disputando alguns amistosos se preparando para os jogos da Champions, e mesmo não tendo aquele ritmo competitivo de seus oponentes, eles procuram pegar confiança antes dos jogos mais importantes.

Na verdade, eles vão pegar Atalanta e depois talvez Atlético de Madrid até à Final, então eu penso que eles têm aqui uma boa chance de tentar conquistar finalmente a Champions League e isso me deixaria muito contente, especialmente pelo Neymar.

Claro, o cenário ideal para mim seria o Barcelona vencer o PSG na Final, porém, se o Barcelona ficar pelo caminho gostaria que o Neymar pudesse conquistar esse troféu. Ele é um grande jogador que eu realmente aprecio e seria bem importante para ele.

Fluminense me recorda da dupla Washington e Assis


O Fluminense comemora seu 118º aniversário a 21 de Julho e quando me falam do clube eu imediatamente recordo uma dupla atacante de grande sucesso que eles tiveram formada por Washington e Assis.

Infelizmente, ambos já faleceram, mas eu me recordo bem deles e de seu sucesso nos anos 80 numa altura em que ainda era um menino sonhando em ser jogador de futebol profissional.

O Casal 20 me deixou essas boas lembranças de quando era moleque e tinha oportunidade de assistir a alguns jogos. Era uma dupla que eu gostava de assistir.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Rivaldo,