Dicas do Rivaldo: La Liga nos Estados Unidos é errado e injusto para torcedores e jogadores

Vinicius Jr. segue esperando sua chance de jogar...
Ver mercado

Em sua crónica semanal, o Embaixador da Betfair Rivaldo comenta temas polémicos da atualidade como a realização de jogos da La Liga nos Estados Unidos ou a não utilização de Vinicius Jr. no Real Madrid...

"Se Vinicius Jr. não está jogando é por opção do treinador, mas não para o proteger porque se queria proteger então o deixava mais um ano no Flamengo. Se o chamou para o Real Madrid é porque tem condições de jogar e não pode perder tempo."

Essa decisão de levar alguns jogos da La Liga para os Estados Unidos me parece se dever somente a questões financeiras, porém não está privilegiando o torcedor espanhol, o verdadeiro adepto de clube que não poderá ver alguns dos jogos ao vivo.

Eu não vejo isso como concorrência ao futebol inglês, mas sim algo financeiro que Federação Espanhola e os clubes estão ambicionando. Jogos de campeonato no estrangeiro me parece errado e eu não concordo, mas temos que respeitar embora acredite que o campeonato e o próprio torcedor da casa vai ficar perdendo com isso.

Me parece que os capitães dos 20 times da Liga deveriam ter ficado sabedores disso antes, a fim de dar sua opinião após reunirem com seus elencos. Porém não acredito que eles possam se unir e boicotar essa decisão.

Com essa decisão, o jogador terá mais desgaste e mais viagens, mas quem faz essa lei não joga futebol e assim é o jogador quem sai prejudicado com muito tempo viajando, mudanças de fuso horário, alimentação, e então com certeza os capitães deveriam ser chamados antes de qualquer decisão ter sido tomada. Afinal, quem joga são os jogadores.

Não é fácil para o jogador fazer todas essas viagens, jogar no dia seguinte e ainda ser cobrado senão jogar bem. Eu me lembro quando jogava em clube e na seleção, e não era fácil conciliar todas essas viagens e cobrança constantes.

Na minha opinião, tem sempre que se proteger o jogador e se ainda jogasse certamente não concordaria. Afinal, qual é o benefício para os jogadores? Se não tiver benefício fica difícil. O jogador também precisa curtir seus filhos, sua família e isso será mais um entrave.

Mourinho venceu muitos títulos e agora é sempre cobrado


Só posso falar coisas boas do Mourinho, que esteve comigo no Barcelona e sempre foi uma boa pessoa e um bom companheiro. Nos ajudámos mutuamente em muitas coisas, então o tenho como amigo embora não tenhamos mais um contacto tão regular quanto anteriormente. Assim, não sei se mudou seu comportamento, porém o considero um amigo e um excelente treinador.

É normal que a crítica apareça quando alguém que ganhou tanto título no Porto, Inter, Real Madrid e Chelsea esteja sentindo dificuldades num clube grande como o Manchester United.

Quando tem título as coisas se apaziguam, e ninguém o vai questionar sobre seu sistema de jogo se acabou vencendo. Eu me lembro dele eliminar o Barcelona da Champions com o Inter numa atuação muito defensiva do seu time em Camp Nou...

Por vezes, um técnico pode não estar jogando tanto ao ataque por conta dos jogadores que tem, já que é preciso saber se adaptar aos recursos disponíveis e eu não acredito que Mourinho venha jogando tão defensivo por que quer ou por achar que é o melhor sistema.

Quando não se ganha a imprensa e os torcedores vão buscar uma maneira de justificar o insucesso, e o técnico ou o sistema de jogo são sempre das opções mais mencionadas. Faz parte, o futebol é assim e não vai mudar.

O seu futuro no clube irá depender dos resultados, especialmente se falando de Zinedine Zidane para seu substituto. O francês venceu três Champions em sucessão e está esperando vaga num grande clube pelo que essa pressão está em alta, mas eu acredito que ele vai dar a volta por cima.

Vinicius Jr. está preparado e Lopetegui tem que apostar no menino


Eu acredito que o menino já está preparado e tem que ser colocado em campo. Ele vinha jogando com regularidade no Flamengo, um dos maiores clubes do Brasil que tem uma torcida enorme, e se acostumou a jogar com 50/60 mil torcedores nas bancadas.

Se não está jogando é por opção do treinador, mas não para o proteger porque se queria proteger então o deixava mais um ano no Flamengo. Se o chamou para o Real Madrid é porque tem condições de jogar e não pode perder tempo.

O início de temporada é um bom momento para o colocar enquanto a pressão ainda não está alta pois não seria bom coloca-lo quando o time está em posição difícil - poderia queimar o menino - mas esse não é o caso nesse momento.

Essa será uma temporada de transição e eu não acredito que o Real Madrid vá contratar mais alguém de nome, até porque está um pouco sobrado dos sucessos recentes, então se o Vinicius não jogar é uma opção do treinador e não porque está esperando outro jogador para jogar em seu lugar.

Mas ele é um grande jogador e mais cedo ou mais tarde vai jogar e provar seu valor para a plateia do Bernabeu.

Barça faz bem em manter seu elenco


Mesmo com o PSG 'atacando' alguns de seus jogadores, o Barcelona deve manter seu forte elenco e aumentar salários se necessário, pois embora campeonato e Copa do Rey sejam importantes, a Champions é prioridade, especialmente depois de seu maior rival ter ganho três em sucessão. Então, todo o jogador é importante ser mantido e Ivan Rakitic não é exceção.

Ronaldo é favorito a vencer Jogador do Ano da UEFA


Na minha opinião, Cristiano Ronaldo merece vencer o prêmio de jogador do ano da UEFA. Ele fez quatro gols na Copa do Mundo e foi decisivo na Liga dos Campeões pelo Real Madrid, além de ter apontado muitos gols, um deles fantástico de bicicleta.

Apesar de terem realizado boas campanhas, não acredito que Luka Modric e Mo Salah lhe possam 'roubar' mais um troféu.

Real e Barça vão superar dificuldades fora de casa na 2ª Rodada


Eu acredito que o Real Madrid vai conseguir passar contra o Girona dessa vez, após ter perdido lá 2-1 na época passada. O time merengue está focado em não repetir a asneira de entrar mal no campeonato porque depois não vai dar para recuperar. Então, apesar das dificuldades, acredito que ele vai entrar 100% concentrado e conseguir a vitória.

E o Barcelona também. Entrou bem com vitória e, embora também possa ter algumas dificuldades contra o Valladolid, deverá acabar somando os três pontos nesta segunda rodada da La Liga.

Manchester United pode dar safanão na crise batendo os Spurs


Em tempo conturbado, uma vitória no Old Trafford em cima do Tottenham pode ser crucial para José Mourinho e eu acredito que eles possam sair vencedores do desafio.

Alexis Sanchez pode acabar fazendo a diferença e Jan Vertonghen pode ser um dos jogadores sofrendo para o travar.


Sugestões do Rivaldo:
Manchester United para vencer 2-1
Jan Vertonghen para tomar Cartão
Alexis Sanchez para Marcar

Barcelona e Real Madrid vencem @ [1.55] no Sportsbook

Ver mercado