Dicas do Rivaldo: Lionel Messi deu mais ao Barcelona do que aquilo que recebe

Lionel Messi tem sido o grande símbolo do Barcelona nos últimos anos

Em sua coluna semana em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo analisa as notícias envolvendo Barcelona e Real Madrid, comenta a atualidade na Inglaterra e projeta o Mundial de Clubes com o Palmeiras.

"Agora vem aí o Mundial de Clubes com o Bayern de Munique como destacado favorito a levar o troféu, porém, se há time na competição que pode surpreender ele é o Palmeiras."

Nessa semana saiu para o exterior alguns detalhes do atual contrato do Messi com o Barcelona em algo que naturalmente deu polêmica na imprensa, mas eu não acho que exista muito a dizer sobre os valores envolvidos e assim.

Na verdade, precisamos sempre pesar aquilo que o jogador deu ao clube e aquilo que recebeu em troca. Ele vem dando imenso para o clube durante décadas não só dentro do campo, mas também em mediatismo e patrocínios, então, não acho justo que surjam críticas ao jogador só porque colocou esta ou aquela cláusula em seu contrato.

O retorno financeiro e desportivo que o Messi deu para o Barcelona é quase incalculável, tal foi o contributo que ele em todos esses anos.

De qualquer forma, não posso deixar passar em branco que quem tiver divulgado esses detalhes do negócio teve muito má intenção, visando somente dividir um pouco mais o clube numa fase tão conturbada como essa.

Será muito difícil que o Messi continue

O Lionel Messi já declarou que não desejava permanecer no clube e todas essas situações só contribuem para que sua decisão fique cada vez mais clara. O técnico Ronald Koeman duvida que ele continue e até o favorito a próximo presidente do clube Juan Laporta só diz ter alguma esperança, claramente mostrando que será muito difícil manter o jogador argentino.

Em minha opinião, o clube deveria fazer um esforço caso tenha argumentos financeiros, podendo mesmo estabelecer um contrato de longa duração que já previsse o final de carreira do jogador e sua pronta integração na estrutura do clube com outras funções.

Isso poderia ser uma forma de convencer o jogador a permanecer no clube, pois já o deixaria confortável de continuar trabalhando mesmo após parar de jogar. Esta é só uma sugestão minha, embora também não seja clara qual a intenção do Messi no futuro.

Mesmo parando de jogar, o Messi continuará sendo referência mundial e ficando no Barcelona, mesmo com funções diferentes, seria benéfico para o clube que continuaria contando com alguém conhecido mundialmente com uma imagem e reputação muito forte.

Aos 36 Anos, Cristiano Ronaldo é um exemplo para os mais jovens


Completando 36 Anos nessa Sexta-feira, Cristiano Ronaldo se tornou recentemente no maior goleador de todos os tempos em partidas oficiais, superando Pelé e Romário.
Na verdade, é difícil distinguir ou classificar cada um deles. Tive a oportunidade de jogar com o Romário, no entanto, penso que só terei compartilhado o gramado com ele umas duas ou três vezes.

ronaldo_juventus_voando.jpg

Ele era muito inteligente dentro da área e com isso fazia muitos gols, mas não sei se minha parceria com ele seria melhor do que com o Cristiano Ronaldo. É difícil de dizer.

Com o Cristiano não tive chance de jogar, mas gostaria e acredito que poderíamos formar excelente parceria pois ele é muito rápido lá na frente e eu poderia beneficiar com isso vindo de trás. Ele também é muito forte dentro da área, pois chuta bem com os dois pés e é um ótimo cabeceador.

Muitos discutem se ele poderá ser considerado o melhor jogador de todos os tempos junto com o Lionel Messi, mas eu sempre considero difícil comparar jogadores de gerações diferentes e que muitas vezes até atuavam em posições diferenciadas.

Mas o Cristiano é um exemplo de profissionalismo e dedicação para os mais jovens, pois apesar de todo o dinheiro e fama que possui, sempre aparece focado e ambicionando mais a cada jogo. Muitos grandes jogadores já estariam pensando em sua reforma aos 36 anos, porém, ele continua fazendo gols a cada jogo e olhando em frente para a Eurocopa com Portugal. Um grande exemplo, sem dúvida.

Resultados até final da temporada devem decidir futuro de Zidane


A situação não está boa para o Real Madrid que perdeu a Supercopa de Espanha, já foi eliminado da Copa do Rei e vem numa má fase no Campeonato Espanhol, então, com certeza muitos começam duvidando que Zidane é o homem certo para reverter a situação.

Mas como eu sempre digo, serão os resultados daqui em diante a ditar seu futuro. Ele ainda tem tempo para endireitar a situação na La Liga e também pode fazer bonito na Liga dos Campeões, então, acredito que o presidente Florentino Perez irá lhe dar essa chance de dar a volta por cima.

O técnico francês tem muito crédito no clube por tudo o que fez enquanto jogador e também já enquanto técnico, por isso não espero que o clube tome qualquer decisão precipitada a esse respeito.

Marcelo precisa ponderar sua saída do clube

Eu sou um grande admirador do Marcelo, mas parece claro que o Real Madrid já está pensando em renovar seu elenco trazendo jovens jogadores para a sua posição, então, apesar de tudo o que ele deu para o clube parece que sua hora está chegando, pois, a idade não perdoa.

marcelo_realmadrid.jpg

Uma vez que não saiu em Janeiro, ele terá tempo nos próximos meses para refletir sobre uma eventual saída no verão, afinal, ele continua tendo muita qualidade para atuar num bom clube europeu ou, caso prefira, se transferir para a China ou os Estados Unidos.

Me parece que tudo irá depender de sua vontade, pois o clube não deverá colocar grandes entraves a sua saída numa fase em que não vem jogando tão frequentemente.

Manchester City voando com Gabriel Jesus retornando à melhor forma


A Premier League está mudando a cada semana. O Liverpool já teve destacado na frente, depois chegou o Manchester United e agora temos aí o Manchester City despontando.

Eu considero que os times que iam na frente cometeram um erro em permitir que o City recuperasse tão facilmente a desvantagem que tinha e do modo que jogando recentemente será difícil ser travado daqui em diante.

O Gabriel Jesus também está voltando ao seu melhor nível com dois gols nas últimas duas partidas, o que só torna o time de Pep Guardiola ainda mais forte.

mancity_guardiola_cancelo.jpg

De momento, o City passou a ser o favorito a vencer o título pois leva avanço de três pontos com um jogo a menos e vem praticando o melhor futebol lá na Inglaterra.

Liverpool terá de correr atrás do prejuízo

Curiosamente, o campeão Liverpool não está passando por uma boa fase, e embora eu previsse que o time pudesse crescer com o retorno do Thiago, a verdade é que o time concedeu recentemente duas derrotas em sua casa que não são normais.

Por isso, o time precisa correr atrás e tem um grande técnico como Jurgen Klopp para iniciar essa remontada, pois ainda há muito campeonato pela frente e nada está perdido.

Não foi uma bonita Final de Libertadores


A Final da CONMEBOL Libertadores foi muito truncada e se tornou numa partida muito feia onde os dois times buscaram mais não perder do que propriamente partir para cima em busca da vitória.

É como se os times tivessem decidido cancelar o outro ao invés de buscar suas mais valias. Penso que a maioria dos fãs do futebol não apreciaram esse jogo, mas no final acabou sendo o Palmeiras a levar a taça depois de conseguir a jogada mais bonita do jogo perto do final.

Um cruzamento perfeito e uma finalização à altura acabou decidindo uma partida com poucas chances de gol.

Bayern é grande favorito para o Mundial de Clubes


Agora vem aí o Mundial de Clubes com o Bayern de Munique como destacado favorito a levar o troféu, porém, se há time na competição que pode surpreender ele é o Palmeiras.

De qualquer forma, eu penso que a equipe precisa de melhorar e mudar sua abordagem pois o Santos não é o Bayern, e se você só se preocupar em cancelar seu oponente vai acabar sofrendo com isso.

bayern_muller_lewy.jpg

A equipe terá que sair para o jogo e tentar assustar os alemães sempre que possível, pois se o Bayern não tiver algum respeito pode acabar passando o trator e todos nos lembramos do que eles fizeram ao Barcelona na temporada anterior...

É preciso uma outra atitude por parte do time palmeirense caso deseje embolsar o Mundial, no entanto, ainda antes disso vai precisar de passar pelo Tigres do México e eu não considero que se trate de uma partida fácil. É preciso pensar num jogo de cada vez para não acabar surpreendido.

Fernando Diniz falhou na reta final

Eu tinha falado que o São Paulo ia embalado para o título, mas que não poderia relaxar ou acabaria deixando os outros clubes chegar perto e até o ultrapassar, e parece que isso acabou mesmo acontecendo.

O Fernando Diniz não conseguiu manter o time forte e vencendo a maioria de seus jogos, e agora acabou demitido pois falhou na reta final de uma campanha onde só poderia levar o Brasileirão, pois havia falhado em todas as outras competições.

Agora, resta aí uma briga que me parece que será entre o Internacional e o Flamengo, já que o Galo perdeu nessa quinta-feira e pode ter deitado tudo a perder. Para mim, o campeão será definido entre Inter e Flamengo.

Hulk tem tudo para brilhar no Galo

O Hulk retorna para o futebol brasileiro e assinou por um grande clube com uma grande torcida, sendo que o Atlético Mineiro está montando um time muito forte e já vem mostrando esta temporada que irá brigar por muitos títulos no futuro.

hulk_galo.jpg

Apesar de seus 34 anos, o Hulk ainda está em grande forma pois se cuida muito e com certeza vamos ouvir falar muito dele em 2021, até porque além do Brasileirão, o Galo também deverá estar presente na Copa Libertadores. É uma grande contratação para o Galo e para o futebol brasileiro.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva