Dicas do Rivaldo: Neymar não teme assumir o jogo ao lado de Messi

Rivaldo torce pelo reencontro entre Neymar e Messi no Barcelona

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, nosso Embaixador Rivaldo aborda as possíveis contratações de Neymar e Lautaro Martinez por parte do Barcelona, e antecipa as Olimpíadas de 2021...

"Ele não se intimida e seria uma opção segura do clube, enquanto o Lautaro Martinez é um jogador mais jovem que talvez daqui por dois ou três anos possa ser uma boa contratação, mas de momento talvez fosse melhor priorizar o Neymar acima de tudo."

Se vem falando muito na imprensa que o Barcelona vai tentar a contratação de Neymar e Lautaro Martinez nesse verão, e embora considerando que o argentino é um bom jogador, só o Neymar dá garantias de poder se firmar no onze inicial ao lado do Messi.

Olhando aquilo que tem sido o passado recente podemos ver muitos jogadores de grande qualidade que não conseguiram lidar com o facto de jogarem ao lado de Messi, rendendo muito abaixo do esperado, mas Neymar - tal como o Suárez - é um dos poucos que não acusa essa pressão, jogando com muita personalidade e não temendo assumir o jogo para fazer a diferença.

Ele não se intimida e seria uma opção segura do clube, enquanto o Lautaro Martinez é um jogador mais jovem que talvez daqui por dois ou três anos possa ser uma boa contratação, mas de momento talvez fosse melhor priorizar o Neymar acima de tudo.

lautaro_martinez_inter_barca.jpg

Eu sou um apreciador das qualidades e da personalidade do Neymar, e sei que por vezes estou sujeito a críticas dos torcedores do Barcelona que não gostaram do modo como ele saiu do clube, mas a verdade é que ele é um jogador diferenciado que deveria ser aposta do Barcelona para poder lutar por um título da Champions.

Xavi será treinador do Barcelona no futuro


Como já disse anteriormente, acredito que o Xavi será técnico do Barcelona daqui por uns anos, pois além de ser uma boa pessoa e conhecer bem a casa parece também ter boas qualidades como técnico.

No momento certo, ele saberá que chegou a hora de treinar o Barcelona e tentar aproximar seu time dos patamares da equipe que ele capitaneou enquanto jogador quando eram treinados por Pep Guardiola.

xavi_treinador_barca.jpg

Essa pressão de tentar conquistar os títulos que o Guardiola conseguiu sempre irá existir até porque ele tinha um estilo de jogo parecido de jogar ao seu ex-treinador e poderá também agora adotar o sistema de jogo no qual alinhou tantos anos. Mas essa será uma boa pressão, afinal ela significa que as pessoas acreditam em você e que está treinando um clube grande e de muita ambição. Qualquer treinador gostaria de treinar o Barcelona.

Claro, não será fácil conseguir algo similar até porque é preciso ter os jogadores certos nos lugares certos para poder colocar seu sistema funcionando na perfeição.

Então, muito irá depender disso, ou seja, chegar no time num momento em que o Barcelona tenha um elenco forte e que com dois ou três reforços possa ficar tão forte quanto no tempo de Guardiola e lutar por ganhar muitos títulos importantes.

Bom senso deve permitir forte time brasileiro nas Olimpíadas em 2021


Com o adiamento das Olimpíadas de Tóquio para o ano seguinte alguns importantes jogadores brasileiros estarão com mais de 23 anos quando for hora de competir, porém eu acredito que o bom senso da organização irá imperar.

Assim, jogadores como Gabriel Jesus, Richarlison, David Neres ou Gerson poderiam jogar dentro de um ano mesmo tendo superado a idade contemplada, afinal poderiam participar se o torneio não fosse adiado.

Mas claro se a organização assim não entender será uma grande perda para alguns jogadores e até para o time brasileiro que perderia peças importantes em sua busca pela renovação da medalha de ouro conquistada em 2016.

Gabriel Jesus será o líder do time olímpico em 2021


Se tudo correr como estou prevendo e o Gabriel Jesus puder alinhar nas Olimpíadas eu acredito que ele deverá ser o líder do time brasileiro depois de já ter ajudado o Neymar na conquista de 2016, marcando três gols no torneio.

Além de ter sido importante nas Olimpíadas do Brasil, ele também já é presença regular no time principal do 'Escrete' e poderia fazer a diferença em Tóquio junto com outros bons jogadores como o Richarlison ou o Lucas Paquetá - que também podem superar a idade permitida, ou até o Vincius Jr e o Rodrygo.

gabrieljesus_neymar_olimpiadas2016.jpg

O Brasil é um eterno favorito em todas as competições que participa, porém só em 2016 conseguiu finalmente ser campeão olímpico, então é um torneio algo difícil onde você precisa contar com os melhores disponíveis naquela data.

Eu também andei próximo em 96 e muitos grandes jogadores falharam o Ouro nesse torneio olímpico, então se trata de um bom desafio que nem todos os jogadores conseguem superar, mas eu acredito que temos outra geração com boas chances de levar a vitória final.

O time brasileiro é hoje orientado por André Jardine, de quem eu não possuo grande conhecimento, mas daquilo que me vêm dizendo parece ser um bom treinador e uma boa pessoa que pode levar esse excelente elenco ao sucesso.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"