Dicas do Rivaldo: Neymar pode tranquilamente vencer uma Bola de Ouro

Neymar vive um excelente momento de forma pelo PSG
Abrir Conta
Ver mercado

Em sua mais recente coluna semanal, o Embaixador Betfair Rivaldo analisa o bom momento de Neymar e antecipa um difícil jogo do Barcelona contra o Napoli na Champions League...

"O Napoli sabe que tem aqui uma boa chance de bater o Barcelona, não só por estar num bom momento, mas também porque não terá o fator torcida os prejudicando lá em Espanha."

O Neymar vem sendo muito elogiado nos últimos meses por sua postura mais profissional que o tem colocado longe de polêmicas e conflitos com outros jogadores, e eu acho que tudo tem o seu tempo. Sinceramente, não creio que isso seja fruto da sua idade ou de um amadurecimento súbito, simplesmente considero que ele decidiu focar em jogar futebol e deixar todo o resto para trás.

A carreira do Neymar tem sido muito rápida e ele já tem 28 anos, então talvez tenha sentido que precisa se concentrar para voltar a ser aquele jogador espetacular que facilmente poderá ganhar uma Bola de Ouro, na verdade diria até duas ou três.

Não é fácil para um jogador focar exclusivamente em sua carreira quando há tanta fama e dinheiro girando em seu redor, no entanto, ele parece estar muito mais controlado agora e sendo apenas notícia dentro de campo, algo que me deixa muito feliz.

Eu sou um grande admirador do seu jogo e sempre torço para que ele possa ser eleito o melhor do mundo um dia. Acredito que isso pode acontecer naturalmente se ele mantiver essa atitude daqui em diante, pois está no caminho certo.

Dificilmente Coutinho recuperará seu melhor futebol no Barcelona


O Philippe Coutinho estará retornando em breve para o Barcelona, mas eu acho difícil que ele possa voltar a ser aquele sensacional jogador que era no Liverpool com a camisa do Barcelona.

coutinho_liverpooltimes.jpg

De momento, eu acredito que sua melhor opção pode ser o retorno ao futebol inglês onde suas características parecem se adaptar melhor como provou quando brilhou enquanto uma das estrelas da competição com o Liverpool.

Times como Arsenal, Tottenham ou Leicester podem lhe abrir as portas da titularidade na próxima temporada e essa seria uma ótima chance de ele recuperar o seu futebol e demonstrar que continua sendo um jogador diferenciado no mundo do futebol.

Willian precisa ouvir técnico e diretoria do Chelsea


O Willian é outro jogador que pode mudar de clube em breve pois termina contrato com o Chelsea e tem interesse de alguns clubes com destaque para o Arsenal.

Em minha opinião, ele fez uma excelente temporada e certamente haverá interesse do Blues em continuar com ele, porém o técnico Frank Lampard e a diretoria precisam informar o jogador de quais são seus planos para ele na próxima temporada, pois se não for para ser titular ele poderá preferir sair.

Ele continua mostrando um bom futebol e vem de uma excelente temporada, então, acredito que não faltará interessados, porém, também penso que ele irá querer ouvir primeiro aquilo que o Chelsea tem para lhe dizer e só depois tomar uma decisão quanto ao seu futuro.

David Luiz pode ser importante na renovação do Arsenal


O David Luiz não teve uma grande temporada de estreia no Arsenal, porém o clube decidiu renovar contrato com ele e eu acho que o zagueiro brasileiro continua tendo futebol suficiente para jogar num grande clube inglês.

Ele tem muita experiência e sabe perfeitamente como gerir seu esforço durante uma partida, além de que poderá ser muito importante para auxiliar os muitos jovens que o clube está trazendo sob o comando do técnico Mikel Arteta. Ele é um bom conhecedor do futebol inglês e tem tudo para melhorar na próxima temporada e se afirmar como peça importante de um elenco jovem e inexperiente que certamente precisa de algumas vozes de comando dentro de campo.

Barcelona precisa esquecer o que está para trás e focar no Napoli


Dentro de uma semana e meia o Barcelona irá enfrentar o Napoli, e tal como eu e o Messi alertamos, o time precisa melhorar se quiser bater os italianos em Camp Nou. Cabe ao grupo esquecer o que ficou para trás e focar no jogo com o Napoli, treinando bem nos próximos dias e preparando convenientemente a difícil partida que terá pela frente.

barcelona_setien_messi_ambiente.jpg

O Napoli sabe que tem aqui uma boa chance de bater o Barcelona, não só por estar num bom momento, mas também porque não terá o fator torcida os prejudicando lá na Espanha. Sem torcida, o time de Gattuso não sentirá tanta pressão e caberá ao Barcelona lidar com isso, já que uma eliminação nesse jogo seria uma grande decepção para seus torcedores e provavelmente ditaria a demissão de Quique Setién do Barcelona.

Prevejo uma partida bem difícil para o Barcelona, mas claro, meu desejo seria que o time jogasse bem e resolvesse com facilidade essa partida rumando às quartas de final da Liga dos Campeões.

Situação de Arthur está sendo mal gerida


O Arthur continua à parte do grupo no Barcelona na sequência do acordo com a Juventus, mas as coisas não deveriam funcionar assim, até porque o Pjanic continua ajudando a Juventus mesmo já tendo acordo com o Barcelona.

De momento, fica a ideia de que técnico e diretoria já não contam com o Arthur possivelmente achando que ele já não irá se doar 100% nesse final de temporada por já ter acordo com outro clube, mas eu considero o Arthur um bom profissional que deveria se manter no clube enquanto tiver contrato e receber o ordenado do clube.

Esse é mais um problema interno do clube, e acredito que terá sido mais a diretoria a dar essas instruções para o técnico de o colocar como última opção do meio-campo, pois da parte do técnico eu penso que ele sempre quer os melhores jogadores disponíveis, e é claro que o Arthur tem qualidade para ajudar o time.

Ele não tem culpa que o Barcelona tenha negociado sua saída, então, é triste ver como tudo isso está terminando. Certamente que o Arthur imaginava uma estadia bem mais satisfatória no Barcelona quando assinou vindo do Grêmio.

Falhanço do Barcelona B foi uma desilusão


O Barcelona B ficou muito perto de ser promovido à Segunda Divisão Espanhola e claro que é uma decepção quando um time fica tão perto de atingir seus objetivos e depois permite a virada no jogo decisivo.

Apesar de estar numa divisão inferior, o segundo time do clube importa um certo investimento e seria muito benéfico poder ascender ao segundo escalão do futebol espanhol pois possibilitaria a seus jovens jogadores terem uma experiência competitiva bem superior em relação aquela que têm no momento.

Esse time tem vários jogadores nos seus 20/22 anos e jogar numa segunda divisão os ajudaria a evoluir e quem sabe chegar ao primeiro time um dia, porém, isso não aconteceu e claro que foi uma desilusão para a estrutura do clube.

Mircea Lucescu no centro de transferência polêmica


O técnico romeno Mircea Lucescu acabou não durando mais de quatro dias no Dinamo de Kiev após ser mal recebido pelos torcedores do time, porém ele ainda pode retornar nos próximos dias. Ele liderou o rival Shakhtar Donetsk durante 10 anos e os ultras do Kiev não gostaram desse apontamento levando a uma renúncia do experiente treinador que ainda está sendo discutida com a diretoria do clube.

Como eu sempre digo, um jogador ou treinador precisa ser profissional e simplesmente não rejeitar qualquer proposta, porém, há casos e casos. Ele, enquanto estrangeiro talvez imaginasse que não seria um grande problema, porém a troca não foi nada bem recebida e está levantando vários problemas no momento.

Também já teve transferências polêmicas de jogadores no passado como o Luís Figo e eu acredito que comigo aconteceria algo parecido se algum dia tivesse assinado com o Real Madrid.

Mas também há outros casos em que uma mudança simplesmente seria quase impossível. Jogadores históricos de base de clubes como o Piqué, Puyol ou Guardiola nunca jogariam pelo Real Madrid e outros como Iker Casillas ou Raúl González o mesmo.

guardiola_city_casaco.jpg

São sempre situações delicadas que precisam ser analisadas isoladamente. Eu próprio joguei em três clubes rivais da cidade de São Paulo e sempre tem algum ressentimento, o que é compreensível, porém um profissional precisa avaliar o que é melhor para sua carreira em cada momento.

De qualquer modo, Lucescu pode trazer uma nova cara ao Dinamo de Kiev até mesmo apostando em jogadores brasileiros tal como fez no Shakhtar. Estou lembrando de jogadores talentosos como Luan ou Everton Cebolinha que poderiam ser excelentes contratações, embora ambos pudessem sentir dificuldades em se adaptar ao frio ucraniano, bem como a um diferente estilo de jogo.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Rivaldo,