Dicas do Rivaldo: Potencial saída de Rakitic poderia criar pequena lacuna a meio-campo

Irá Ivan Rakitic deixar o Barcelona em cima do fecho do mercado? Rivaldo não acredita que isso aconteça
Ver mercado

Em sua coluna semanal, Rivaldo aborda alguns nomes importantes que podem sair do Barcelona no dia de hoje, fala da possível chegada de Chicharito ao Valência e ainda da chegada de Morata ao Atletico de Madrid...

"Coutinho só precisa se adaptar de vez ao time e suas ideias, começar fazendo gols e ir ganhando importância no clube fazendo diferença quando o Messi não está para que possa estar mais feliz consigo próprio."

Potencial saída de Ivan Rakitic para Inglaterra


Sempre é difícil falar por antecipação se uma mudança vai ser boa ou ruim, mas quando você está num clube como o Barcelona é um tanto arriscado procurar um novo desafio, pois se for para um clube que não lute por títulos será um retrocesso em sua carreira.

Então, uma eventual saída do Rakitic para Inglaterra terá de ser bem ponderada por ele, pois em Barcelona ele está sempre lutando por todos os títulos e vencendo muitas vezes o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e indo bem na Champions.

Assim, essa é uma decisão do jogador - se quer ou não um novo desafio em sua carreira - embora eu acredite mais que normalmente essas mudanças se devem mais a razões financeiras.

Todo o jogador quer ver suas condições melhoradas. Claro que o Barcelona paga bem, mas às vezes há propostas difíceis de recusar e se for esse o caso há que entender, no entanto eu acredito que ele não irá sair agora.

Até porque poderia abrir uma pequena lacuna no meio-campo Blaugrana numa fase crucial da temporada. É certo que Ernesto Valverde estará precavido com algum jogador caso isso aconteça, mas era preferível evitar essa situação, inclusive porque o seu possível sucessor Frenkie De Jong só chegará no verão.

Philippe Coutinho acabará conquistando seu espaço e não precisa sair do clube


Há quem diga que o Coutinho está insatisfeito no Barcelona, e sim, pelo que eu sei dele é uma pessoa fechada e tranquila que não manifesta muito suas emoções - ao contrário de Ronaldinho ou Neymar - mas não acho que isso possa estar atrapalhando ele aqui em Barcelona, afinal eu ou até o Messi também éramos assim e isso não impediu que tivéssemos sucesso no clube.

O que lhe está faltando é se adaptar de vez ao time e suas ideias, começar fazendo gols e ir ganhando importância no clube fazendo diferença quando o Messi não está para que possa estar mais feliz consigo próprio, agora não acredito que sua personalidade tenha algo que ver com sua afirmação no clube.

coutinho_arthur_barcelona.jpg

Todo o mundo sabe que ele é um grande jogador e talvez por isso haja times ingleses pensando em o contratar numa fase em que pode não estar tão feliz em Espanha, e os rumores de ele poder ser transferido aparecem, mas eu acredito que ele deve continuar no Barcelona e com certeza as coisas acabarão por mudar para melhor com ele.

Nunca é fácil estar jogando abaixo do esperado ou ficar de fora muitas vezes, especialmente depois de tudo o que foi falado com sua contratação e do dinheiro investido pelo clube em si, então o jogador quer muito mostrar o seu valor e quando não está conseguindo é normal que ele fique um pouco triste com a situação.

Por outro lado, os boatos da imprensa dizendo que há clubes ingleses interessados nele o devem animar, pois mostra que suas qualidades estão lá e muitos clubes o desejam já que é um grande jogador.

Chicharito ainda está a tempo de ajudar o Valência


Numa fase em que está voltando de lesão, Javier Hernandéz pode sair do West Ham e ingressar no Valência por empréstimo a fim de dar mais força atacante ao time.

Aos 30 anos eu acho que ele continua tendo qualidades para ajudar Los Che a tentar ainda buscar um lugar nas competições europeias nessa temporada, até porque também tem experiência de futebol espanhol.

Com certeza que se esse negócio for avante o Valência sairá satisfeito com sua produção ofensiva que vem sendo muito positiva ao longo dos anos, porém ele não irá resolver todos os problemas do time, então é preciso todo o time seguir evoluindo.

*Chicharito está a [1.36] na página de Desportos da Betfair para chegar ao Valência ainda hoje

Morata pode voltar a ser feliz no Atl.Madrid


Sempre é difícil entender porque um jogador não consegue vingar num clube, e isso acabou acontecendo com o Álvaro Morata no Chelsea. O jogador espanhol chegou para ser titular, e mesmo não tendo forte concorrência acabou sentindo dificuldades para se firmar no time, o que ditou sua saída. Mas isso faz parte da vida de um atleta, e por vezes por mais que você queira se mostrar as coisas não acontecem, e aí é preciso seguir em frente.

Agora, no Atlético de Madrid - clube onde passou nas camadas jovens - ele pode recuperar sua alegria em jogar futebol numa casa que bem conhece e num clube forte, com bom treinador e que sempre está batalhando em todas as competições.

Se trata de um grande jogador que pode ajudar muito o Atlético nessa segunda metade da temporada, buscando o líder, embora não acredite que vá ser fácil alcançar o Barcelona. Mas ainda falta muito jogo no Campeonato Espanhol, e mesmo com o Barcelona jogando bem, nada está decidido e é preciso seguir lutando e esperando por deslizes dos catalães.

morata_atletico_shirt.jpg

Gabriel Jesus está provando seu valor a cada dia


Depois de não ter tido a sorte de fazer gols na Copa do Mundo e ter sido um pouco descartado no Brasil com muita gente duvidando dele, Gabriel Jesus está reagindo bem e dando a volta por cima fazendo gols no seu clube.

Ele é um jogador novo ainda e tem muito para mostrar e evoluir no futuro, então só tem que continuar jogando bem no seu clube para que quando chegue uma Copa América ou uma Copa do Mundo possa finalmente ter nova oportunidade de mostrar seu talento na seleção brasileira, marcando alguns gols.

Mas é difícil comparar rendimento em clube ou seleção. Num clube você tem treinamento todo o dia, ganha entrosamento com seus companheiros dentro e fora de campo e fica mais fácil se afirmar e ganhar ritmo de gols, especialmente quando joga num grande clube e está sendo treinado por um dos melhores técnicos do mundo, no caso, o Pep Guardiola.

É bom não esquecer que foi o técnico catalão que decidiu contratá-lo quando ainda estava no Palmeiras, por isso também ele é um apreciador das qualidades do atacante brasileiro e certamente o ajudará a evoluir muito nos próximos anos.

Gabriel Jesus vem partilhando seu tempo dentro de campo com o argentino Sergio Aguero, que é considerado o atacante de referência do time, mas Jesus por ser mais novo precisa ter um pouco de paciência, embora tudo dependa do técnico e de sua rotação de elenco.

Afinal, tanto o técnico como o clube querem é vencer, então se você estiver jogando e treinando melhor em determinado momento não será a idade a influenciar se você joga ou não. Mas claro, se ambos estiverem correspondendo do mesmo jeito, aí poderá ser a experiência a determinar quem joga, mas eu aconselho o Gabriel Jesus a não pensar muito nisso e focar no seu jogo sempre que é chamado.

Ver mercado