Dicas do Rivaldo: Quique Setien não deveria criticar após deixar o clube

Setien e Messi não parecem ter tido uma relação fácil...

Em sua mais recente coluna semanal, Rivaldo comenta a atualidade do Barcelona, analisa a forma de Zlatan Ibrahimovic e antecipa futuros Bolas de Ouro no futebol mundial...

"Um técnico deve comunicar imediatamente as situações que não lhe agradam à diretoria e, se necessário, apresentar a demissão caso suas queixas não sejam ouvidas."

O ex-técnico do Barcelona Quique Setien disse recentemente numa entrevista que teve dificuldades com Messi pois ele controlava o vestiário e participava em algumas decisões do clube.

Em minha opinião, e mesmo com isso sendo verdade - embora eu tenha dúvidas - não é após você sair de dentro do clube que deve reportar que isso o deixava insatisfeito.

Um técnico deve comunicar imediatamente as situações que não lhe agradam à diretoria e, se necessário, apresentar a demissão caso suas queixas não sejam ouvidas. Agora, vir desculpar uma má passagem pelo clube com isso não me parece muito correto, especialmente no momento delicado em que o clube estava.

Naturalmente, por seu estatuto dentro do clube o Messi deve ter algumas conversas com a diretoria e seus técnicos, porém não acredito que isso dificulte a vida de alguém ou seja prejudicial para o grupo.

Griezmann é elemento importante do time


As coisas ainda não engrenaram verdadeiramente com o Griezmann no Barcelona, porém eu não vejo que uma solução do gênero da de Coutinho - ser emprestado a outro grande clube - seja uma opção válida no momento, até porque o elenco do Barcelona precisa de todos e ele é claramente um de seus melhores jogadores.

griezmann_barcelona.jpg

Mas ele esteve bem contra a Juventus e contra o Alavés recentemente, então, essa atuação mais fraca contra o Dinamo de Kiev não deve ser demasiado valorizada, afinal, todos temos dias maus em que até falhamos em cima do gol. Sua presença dentro de campo é importante para impor respeito nos adversários, afinal se trata de um campeão do mundo com a França e de um grande jogador que brilhou no Atlético de Madrid.

Penso que está lhe faltando um pouco de confiança para estabilizar seu nível de atuações e começar a jogar regularmente a um bom nível, afinal sua qualidade não está em causa pois já a demonstrou muitas vezes em sua carreira e também no Barcelona.

Ter Stegen tem o perfil ideal para capitanear o Barcelona no futuro


O goleiro germânico Ter Stegen retornou ao time no jogo da Champions e teve logo uma grande atuação mostrando novamente sua enorme qualidade tanto dentro como fora do gol jogando com os pés, e se não fosse ele talvez o Barcelona não tivesse saído com a vitória nesse jogo.

Muitos falam que ele poderá ser um dos futuros capitães do clube e eu concordo totalmente. Quando Messi, Pique ou Busquets não estiverem mais, ele pode assumir pois tem a experiência necessária e atua numa posição do campo onde pode controlar o jogo e dar boas indicações para seus companheiros a todo o momento.

Rodrygo e Vinícius estão baralhando o Zidane


A situação dos dois meninos brasileiros do Real Madrid continua sendo um pouco difícil de entender, pois eles voltaram a ser decisivos frente à Inter de Milão quando saíram do banco para criar o gol da vitória.

No entanto, muitas vezes quando o Zidane os coloca para jogar de início seu rendimento não é tão bom quanto esperado, e isso deve deixar o técnico francês algo confuso.

zidane_looking_madrid.jpg

Honestamente, eu acredito que isso acontece por conta da sua idade. Nem sempre você consegue jogar ao mesmo nível quando já é um jogador veterano, quanto mais quando é ainda um jovem dando os primeiros passos no futebol europeu.

Em minha opinião, o Zidane precisa continuar a dar boas dicas para eles a fim de tentar que eles consolidem seu futebol e possam se tornar em jogadores mais fiáveis de jogo para jogo.

Com Hazard em forma, Madrid pode brigar pela Champions


Eu sempre disse que o Eden Hazard é um grande jogador e que tinha sido uma grande contratação para o Real Madrid, mas infelizmente as lesões não o vêm deixando mostrar o seu futebol em Espanha. Agora, ele parece estar finalmente de volta a seu melhor nível e isso já está se vendo dentro de campo. Ele tem muita qualidade e é claramente um elemento que acrescenta a esse time do Real Madrid.

Com ele jogando a seu melhor nível eu acredito que o Real Madrid está muito mais perto de poder brigar novamente pela Liga dos Campeões depois de ter ficado longo desse objetivo desde a saída do Cristiano Ronaldo. O próprio jogador não deve estar feliz pelo retorno que vem dando ao time espanhol desde sua chegada, então, mais do que ninguém ele deseja provar dentro de campo que se trata de uma grande aquisição que pode dar muito ao clube.

Se Neymar está feliz, faz bem em assinar um contrato mais longo


Se vem falando na imprensa que o Neymar pode estar negociando uma renovação de contrato por mais 5 anos com o PSG e, sinceramente, eu acredito que isso depende só dele. Se o jogador está se sentindo bem e feliz no clube após superar toda aquela polêmica na sequência de ter forçado sua saída, então, não tem porquê hesitar.

O time francês já chegou perto de vencer a Champions que é um de seus grandes objetivos atualmente, e jogando nos maiores palcos mundiais continuará buscando a Bola de Ouro também.

Era difícil prever esse sucesso tardio do Zlatan Ibrahimovic


Quando o Zlatan saiu para a MLS e depois retornou para o Milan alguns anos depois, poucos imaginariam seu enorme sucesso na Itália com quase 40 anos de idade.

Eu acredito que o próprio Milan não acreditava que ele teria todo esse impacto no clube, e talvez o tivesse buscado mais como uma estratégia de marketing e de trazer mais patrocínios para o clube.

Mas Zlatan é o tipo de jogador que entra em cada desafio para o superar, então, mesmo com uma idade avançada está mostrando que é um enorme jogador que ainda pode ser decisivo no futebol europeu.

zlatan_wings_milan.jpg

Ele é o terceiro maior marcador de gols ainda em atividade - somente atrás de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi - e não parece estar pensando em se aposentar tão cedo, então, há que o parabenizar pois é um jogador fantástico. Ele é um daqueles jogadores com grande personalidade que quando fala não é por acaso, e acaba provando isso mesmo dentro de campo.

Se eu consegui, jovens como Fati ou Haaland têm grandes chances de ganhar a Bola de Ouro


Recentemente, o Observatório do Futebol publicou uma lista com os jovens mais valiosos nascidos após 2000 e eu acredito que nomes como Ansu Fati ou Erling Haaland podem realmente brigar por Bolas de Ouro no futuro.

Até mesmo Rodrygo e Vinícius Jr. podem o conseguir pois já estão em clubes de topo, e disputando as maiores competições com apenas 20 anos ou menos.

Com 20 anos, eu estava apenas assinando meu primeiro contrato profissional com o desconhecido clube Mogi Mirim. Sete anos depois estava recebendo a Bola de Ouro, mas tive um percurso que passou por Corinthians, Palmeiras, La Coruña e só depois o Barcelona.

Esses jovens já estão em clubes de topo como o Madrid, Barça ou Borussia Dortmund, então, têm grandes chances de brilhar em sua carreira desde cedo, pois queimaram algumas etapas que outros precisarão superar.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"