Dicas do Rivaldo: Remontada do Barça na Copa do Rei teve o dedo de Koeman

Ronald Koeman comemorou muito com seus jogadores após eliminar o Sevilla...

Em sua coluna semanal em exclusivo para a Betfair, Rivaldo comenta a remontada do Barça na Copa do Rei e ainda fala do momento do Manchester City e de Gabriel Jesus...

"O jogador da temporada do Brasileirão acabou vindo de um time intermediário como o RB Bragantino e isso só reforça o mérito de Claudinho que conseguiu se destacar mesmo atuando num time que não brigou por títulos."

O Barcelona conseguiu um excelente resultado nessa quarta-feira revertendo um défice de 0-2 contra o Sevilha para classificar para a Final da Copa do Rei.

Apesar das difíceis circunstâncias em que vem desenvolvendo seu trabalho, Ronald Koeman está indo muito bem e buscando endireitar o time do Barcelona. Foi bonito ver sua alegria após esta vitória sobre o Sevilha.

Seu sorriso e comemoração com os jogadores é a melhor demonstração de que ele está realmente focado no seu trabalho de reerguer o clube dentro das suas possibilidades. Seu entrosamento com o grupo também parece estar crescendo e isso é o melhor que pode acontecer a um time para que as coisas venham a correr bem no futuro.

Todo o grupo está de parabéns pela grande atitude que teve em reverter essa eliminatória, sempre acreditando até ao fim, e agora é tempo de dar sequência nas outras competições.

Injeção de moral para sair da Champions de cabeça erguida


Como já disse anteriormente, considero praticamente impossível que o Barcelona possa reverter um placar de 1-4 lá em Paris contra o PSG pois se trata de um adversário muito forte que vem se revelando bem entrosado.

Mas essa vitória na Copa do Rei é importante para dar confiança ao time e o fazer acreditar de que pode fazer muito melhor do que no jogo de ida, então acredito que o Barcelona vai dar muito melhor resposta lá na França, embora já seja demasiado tarde para salvar sua participação na Champions nessa temporada.

É claro que enquanto ex-jogador do Barcelona torço por nova remontada contra o time francês, mas honestamente não acredito nisso pela qualidade do time adversário. No entanto, já fico feliz pelo excelente resultado contra o Sevilha que deu uma animada no clube.

Copa do Rei não salvará temporada do Barcelona


Sempre é importante conquistar títulos e chegar numa Final da Copa do Rei deixa o clube mais perto desse objetivo, porém, atendendo ao grande investimento feito não seria por aí que a temporada ficaria salva. Em minha opinião, e com a Champions praticamente descartada, o time precisa buscar o título do Campeonato Espanhol no qual ainda tem boas chances visto faltarem muitos jogos.

Caso conseguisse juntar esses dois títulos numa temporada tão turbulenta quanto essa, aí sim, com certeza poderíamos falar de uma campanha satisfatória no final, no entanto, é preciso seguir trabalhando para que tudo isso possa acabar se realizando lá mais para a frente.

Ter Stegen continua se destacando ao mais alto nível

terstegen_barcelona_0503.jpg

Essa vitória do Barcelona contra o Sevilha também teve grande influência de seu goleiro Ter Stegen que parou um pênalti já no segundo tempo que poderia ter acabado com a eliminatória.

Sempre se comenta que são os atacantes que mais de destacam nos jogos pelos gols que marcam e eu concordo com isso, porém, aquilo que o goleiro germânico do Barça vem fazendo nas últimas temporadas - com o clube vivendo uma situação difícil - é fantástico e ele com certeza é uma peça fundamental no clube atualmente.

Griezmann precisa convencer o treinador dentro de campo


Todo o torcedor Blaugrana esperava muito do Antoine Griezmann quando ele chegou ao clube vindo de temporadas muito boas no Atlético de Madrid, porém, ele vem sentindo dificuldades em se afirmar na equipe titular e apresentar seu melhor futebol regularmente.

Recentemente, ele vem ficando mais vezes no banco de suplentes e os bons resultados do Barcelona estão dando razão ao Koeman nessa decisão, no entanto, isso não invalida que o atacante gaulês continue sendo um grande jogador do qual eu gosto muito.

Mas ele precisa confirmar essas credenciais dentro de campo sempre que for chamado pelo técnico holandês, pois enquanto isso não for acontecendo o Koeman não terá total confiança para o colocar jogando de início. Eu acredito que ele ainda irá se impor no clube, mas é fundamental que apresente uma maior personalidade para assumir o jogo e fazer a diferença já que foi para isso que o clube investiu muito dinheiro nele.

Presidência de Josep Bartomeu ainda prejudica a imagem do clube


O clube voltou a viver momentos tristes essa semana com a polícia fazendo buscas nas suas instalações e inclusive interrogando vários elementos da diretoria demissionária, então, com certeza podemos dizer que a presidência de Josep Bartomeu teve mais coisas negativas do que positivas e o clube precisa virar essa página.

As eleições estão chegando e brevemente teremos um novo presidente assumindo o destino do clube e eu só posso desejar que as coisas se endireitem futuramente e o Barcelona se estabilize não só no campo financeiro como também na vertente desportiva.

Nunca duvidei da qualidade de Gareth Bale


Durante o último ano eu venho comentando que o Gareth Bale é um excelente jogador que vem perdendo tempo de carreira com sua aparente falta de profissionalismo, e felizmente ele parece estar finalmente se focando novamente naquilo que faz melhor, que é marcar gols e dar assistências para seus companheiros.

bale_spurs_0503.jpg

O José Mourinho merece reconhecimento por ter tido a paciência de esperar que o atacante galês retornasse à sua melhor forma física e mental e agora ganhou um grande reforço para esse final de temporada lá no Tottenham.

Essa melhoria do Bale pode levar o Real Madrid a reconsiderar seu eventual retorno no final da temporada, mas antes disso o galês precisa manter sua boa forma, pois só assim voltará a ser reconhecido por seu enorme talento. Seu futuro pode passar por Espanha, por uma permanência em Inglaterra ou até por uma saída para outros países, no entanto, o que mais me anima é saber que o Bale parece estar novamente focado no futebol e deliciando seus fãs.

Manchester City precisa carimbar títulos além de sequências vitoriosas


Muitos vêm afirmando que a sequência de 21 vitórias do Manchester City faz do time de Pep Guardiola o mais forte do mundo atualmente, porém, eu sou daqueles que prefere esperar até final da temporada.

Se o time inglês chegar no final da temporada e não conseguir conquistar a Champions League, então fica difícil poder dizer que é o melhor do mundo, mesmo que acabe vencendo facilmente a Premier League e quebre alguns recordes.

Eles estão próximos de quebrar o recorde do time brasileiro do Coritiba de 24 vitórias em sucessão, e isso sempre é um marco para o clube e para os jogadores caso o consigam, no entanto, se isso não ficar associado a títulos importantes acabará perdendo relevância.

Eu acredito que jogadores e treinador do City preferiam não quebrar esse recorde em troca do troféu da Champions, porém, de momento precisam seguir seu caminho vitorioso e caso esse recorde surja não podem parar, seguindo para um grande final de campanha.

Gabriel Jesus está no clube certo para brilhar na Champions


O menino ex-Palmeiras apontou seu 16º gol na Champions League e está se abeirando do top-10 de jogadores brasileiros com mais gols na competição.

gabriel_jesus_mancity.jpg

Eu, enquanto 3º melhor artilheiro brasileiro da história da Champions (27) só posso aconselhar o Gabriel Jesus a manter sua toada pois está no clube certo para jogar muitas vezes nessa competição, tendo assim muitas chances de ir subindo nessa tabela e se destacar como um goleador brasileiro de topo na Europa.

Ele só precisa se manter como titular no Manchester City e me parece que ele tem todas as condições de o conseguir durante muitos anos.

Limitações da Pandemia são porta aberta para jogadores do Brasileirão na seleção


Tudo indica que Tite irá optar por não convocar vários jogadores brasileiros jogando na Europa para os próximos compromissos das eliminatórias para a Copa do Mundo e isso representa uma grande chance para jogadores que se destacaram no Brasileirão como o Marinho, o Claudinho ou o Gerson.

Normalmente, em situação de dúvida Tite iria sempre optar por jogadores atuando na Europa por estarem mais calejados ao mais alto nível, porém, assim se abre uma chance para jogadores de qualidade que atualmente não estão na Europa representarem a seleção canarinha e provarem sua valia.

Todos eles mostraram sua qualidade durante o Brasileirão e Libertadores, e agora podem se mostrar para o selecionador Tite e assim entrar na briga por uma vaga na Copa América ou Copa do Mundo.

Claudinho foi merecidamente o 'Craque do Brasileirão'

claudinho_rbbragantino.jpg

O jogador da temporada do Brasileirão acabou vindo de um time intermediário como o RB Bragantino e isso só reforça o mérito do jogador que conseguiu se destacar mesmo atuando num time que não brigou por títulos.

Eu vejo em Claudinho um meia muito interessante que está se tornando num grande jogador, inclusive mostrando boas qualidades de finalização - também foi Artilheiro da competição - além da qualidade de passe, então, com certeza justificou seu prêmio e poderá ser um jogador muito cobiçado nos próximos meses não só no Brasil, como também na Europa.

***

Acesse todas as crónicas de Rivaldo em sua página exclusiva