Dicas do Rivaldo: Renovação de Valverde pode ser base para o definitivo sucesso

Ernesto Valverde mereceu o prolongamento de seu contrato
Ver mercado

Vem aí uma semana importante para o Barcelona e o clube tomou a decisão correta ao renovar contrato com o técnico Ernesto Valverde, afirma Rivaldo...

"O jogo do Real Madrid com o Ajax foi um aviso para o Barcelona não facilitar na França. É muito cedo para estar pensando mais além e o time precisa se focar jogo a jogo para não ser surpreendido caso tenha algum relaxamento momentâneo."

Extensão de contrato é boa notícia para todos


Por tudo o que Ernesto Valverde vem fazendo no Barcelona, eu penso que ele merecia essa renovação contratual por mais um ano (ou dois) e isso também irá beneficiar a estabilidade do time. Independentemente do que venha a acontecer - ele até pode prolongar mais seu contrato se vencer a Champions League - ele justificou essa decisão com seu compromisso e trabalho ao serviços dos Blaugrana nessas duas época como seu treinador.

Claro que essa extensão contratual podia ter chegado antes, porém esse é um bom momento para juntar as tropas e tentar reforçar o espírito de grupo ainda mais rumo aos objectivos ainda em jogo essa época.

Da perspectiva do técnico, simplesmente ver seu contrato prolongado por mais um ano é um sinal de que o clube confia em suas capacidades e isso certamente irá lhe dar uma motivação extra mesmo antes de entrarmos na fase decisiva da temporada.

Também os jogadores deverão ficar um pouco mais tranquilos sabendo que seu técnico está para ficar, portanto se podem focar apenas em trabalhar no duro sob os seus comandos a fim de tentarem todos juntos vencer títulos esse ano.

A manutenção do técnico é também um sinal de que os jogadores estão fazendo bem o seu trabalho, portanto todos têm que ficar satisfeitos e desejar que a glória chegue ainda essa temporada, alicerçada num forte espírito de equipe.

Real Madrid continua se reerguendo


O Real Madrid se recuperou daquele complicado começo de temporada e pelo seu grande nome no futebol europeu sempre é favorito nas competições que disputa, então os jogadores foram-se recuperando e reunindo, e todos eles estão de parabéns, assim como o técnico Santi Solari. Nunca é fácil jogar num time grande pois você está sujeito a muitas críticas e pressão da torcida, especialmente depois da saída do Cristiano Ronaldo e da substituição do treinador, mas o time resistiu e está aí vivo nas três competições.

Uma vez que se recuperaram, o Real Madrid volta a ter possibilidade de ganhar novamente a Champions, porém não vai ser fácil pois todos os outros clubes os têm como alvo a abater por ter ganho quatro vezes nos últimos cinco anos.
Deu para ver isso nessa quarta-feira contra o Ajax, afinal o Madrid teve de sofrer bastante e jogar com inteligência para sair com vitória da Holanda, com o time de Amesterdão mostrando que continua sendo um grande clube com ótimos jogadores jovens, e só a maior experiência e tradição do Real Madrid acabou fazendo a diferença no placar final.

Ainda é cedo para comparar Vinícius com os melhores jovens

Apesar de Vinícius JR continuar se firmando no time titular do Real Madrid - como eu sempre acreditei desde o início, mesmo quando foi colocado a jogar na terceira divisão - eu penso que ainda é cedo para dizer que ele está ao nível de um Kylian Mbappé ou de Ousmane Dembéle, afinal a campanha ainda vai a meio e eu prefiro fazer essas comparações - se necessário - apenas no final das temporadas. Aí, podemos ver quem conquistou mais títulos, quem foi mais decisivo em seus clubes e então talvez avaliar se o menino já está ao nível dos melhores na Europa.

vinicius_real_ajax.jpg

Eu sempre disse que ele não precisava se adaptar ao futebol europeu, pois já vinha jogando bem no Flamengo, porém o Madrid não pensou assim. O jogador respeitou e não reclamou, e agora sua oportunidade está chegando e ele está aproveitando, mas ainda é cedo para comparações, apesar de todo o seu talento.

VAR será sempre uma ferramenta polêmica

O VAR voltou a estar no centro da polêmica nos últimos dias nas partidas do Real Madrid com Atlético e Ajax. Como eu sempre venho dizendo, mesmo com essa ferramenta os erros vão continuar acontecendo em situações de dúvida, então é normal que uma vez possa ser um time a se sentir injustiçado e no outro dia já seja outro a sentir essa sensação.
Não vai ser o VAR a resolver todos os problemas de arbitragem, e por vezes o árbitro tem que assumir a responsabilidade em lances de dúvida, e poderá errar em algumas situações. Não tem como ser perfeito.

Frenkie De Jong foi bela decisão do Barcelona


Essa quarta-feira deu para ver novamente a qualidade do Frenkie De Jong, contratação do Barcelona para a nova temporada, e ele tal como todo o time do Ajax jogou muito bem e até poderia ter ganho do Real Madrid, mas a experiência conta muito nessas situações. Eu acho que o Barcelona acertou em cheio na sua contratação, e com certeza vai fazer grandes campanhas e triunfar com a camisa Blaugrana, num clube onde geralmente a adaptação corre bem para os jogadores.

Ele joga numa posição ótima para brilhar no Barcelona, e tem qualidades ideais para o time, pois toca a bola rápido e com precisão, se movimenta muito bem e tem grande capacidade para correr na frente - com ou sem bola - e aparecer em zonas de finalização.

Duelo com Real Madrid na La Liga pode decidir Campeonato


Após consentir dois empates quando isso não deveria acontecer, o Barcelona acabou permitindo que o Real Madrid - time que vem se recuperando - reentrasse na luta pelo Campeonato, então o time catalão ainda corre algum risco de deixar fugir o título e não pode se descuidar pois seu rival vem vencendo todos seus jogos nas últimas semanas.

suarez_ramos_barcelona_real.jpg

Em minha opinião, o confronto direto que os dois times terão em Março em mais um 'El Clasico' será decisivo a fim de apurar se o Barcelona continuará correndo riscos de deixar escapar o campeonato, pois caso vença no Santiago Bernabéu se tornará quase impossível deixar fugir o título.

Pensar jogo a jogo na Champions

Nunca é fácil jogar essas fases da Champions, então o Barcelona tem de chegar alerta para seu confronto com o Lyon na próxima semana, especialmente depois de ter empatado dois jogos no Campeonato e ter perdido alguma confiança.

O Lyon vai estar jogando em casa e esses times crescem nesses grandes jogos e certamente vai querer fazer um bom resultado em sua casa, então o Barça precisa estar muito focado para não ter um mau dia que possa complicar sua qualificação.
Mas eu acho que se o Lionel Messi estiver num bom dia, o Barcelona vai conseguir um bom resultado na França para depois decidir a eliminatória em Camp Nou. Como sabemos, por vezes quando o Messi não está bem o time acaba se ressentindo, então vamos torcer para que ele esteja a 100% e mostrando toda sua qualidade.

O jogo do Real Madrid com o Ajax foi um aviso para o Barcelona não facilitar na França, afinal as coisas podiam ter corrido ruim para o Madrid e não pode começar pensando em ganhar a Champions com tanta antecedência.

Eu acredito que o Barcelona tem time e elenco para vencer essa competição que não ganha desde 2015, mas é muito cedo para estar pensando nisso e o time precisa se focar jogo a jogo para não ser surpreendido caso tenha algum relaxamento momentâneo.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Rivaldo,