
Dicas do Rivaldo: Xavi tem tudo para dar certo no Barcelona

Se vivem dias agitados no FC Barcelona com Xavi chegando para o lugar de Ronaldo Koeman após nova derrota do time, e Rivaldo comenta os desenvolvimentos dos últimos dias em sua coluna em exclusivo para a Betfair...
"Eu penso que isto tem tudo para dar certo, mas claro, a diretoria também precisa de garantir alguns reforços na próxima janela de transferências em dezembro para permitir que o time cresça e se fortaleça, ajudando a salvar a temporada."
A diretoria do Barcelona decidiu demitir o Ronald Koeman após a derrota para o Rayo Vallecano nessa quarta-feira e embora eu considere que o técnico holandês foi um pouco vítima de tudo isso, a verdade é que a decisão tomada nesse momento é correta.
Como sabemos, no futebol você não pode simplesmente mudar todos os jogadores no meio da temporada, então, sempre é o treinador a pagar pelos maus resultados e atuações e dessa vez não foi diferente, apesar da responsabilidade não ser somente dele.
A diretoria precisou dar uma resposta para a torcida e imprensa e naturalmente acabou sendo o técnico a ser substituído, algo normal no futebol.
Mudança de técnico pode dar ânimo para o grupo
Por vezes uma mudança de técnico traz melhorias pois os jogadores ganham novo ânimo, o ambiente muda e as coisas tendem a sair melhor nesse cenário, especialmente com os jogadores do Barcelona algo tocados e forçados a reagir pois o time precisa reverter essa situação muito negativa de resultados que vem ocorrendo nessa temporada.
Agora, chegará o Xavi para comandar o time e eu considero que ele vem fazendo um bom trabalho lá no Catar, embora a realidade no Campeonato Espanhol seja totalmente diferente.
Mas ele é alguém que conhece muito bem a casa pois atuou lá por muitos anos, é uma pessoa agradável junto dos jogadores e vem mostrando que procura replicar em suas equipes o modo como ele jogou enquanto vestiu a camisa do Barcelona, e isso certamente que agrada a torcida.
Eu penso que isto tem tudo para dar certo, mas claro, a diretoria também precisa de garantir alguns reforços na próxima janela de transferências em dezembro para permitir que o time cresça e se fortaleça, ajudando a salvar a temporada.
Dar oportunidade para os ídolos já funcionou anteriormente
Nos últimos tempos tem virado comum ver grandes clubes darem oportunidade para ídolos do clube comandarem os times principais como aconteceu com o Zidane no Real Madrid (com muito sucesso) ou com o Andrea Pirlo na Juventus (não foi tão bem), mas só dando essa oportunidade será possível entender se aquele ex-jogador pode efetivamente virar um grande técnico.
Ele ainda não terá a maior das experiências, mas eu relembro que o Pep Guardiola também não a tinha quando assumiu o clube e correu muito bem. Sim, hoje o Barcelona não tem um elenco tão forte, mas eu acredito que poderá correr bem.
Além disso, o Xavi terá grande respeito por parte do grupo incluindo de ex-companheiros como Pique ou Sergio Busquets que com certeza estarão entusiasmados por ter alguém em quem confiam muito os comandando no futuro.
Vaga na Champions será objetivo mínimo da temporada
Com o clube passando por uma situação tão difícil financeiramente eu considero que uma das prioridades da equipe deveria ser garantir ao menos uma vaga na próxima Champions pois o dinheiro envolvido pode ser importante na recuperação do clube.
Além disso, o clube também tem o objetivo de ao menos qualificar para as oitavas da Champions na presente temporada pois está brigando com o Benfica pela segunda colocação do grupo e só depende de si para consegui isso mesmo. Tudo isso pode ser importante para dar alguma tranquilidade à diretoria em termos financeiros.
Mas eu penso que até mesmo o título espanhol não está perdido, e bastaria começar a vencer e afastar a grande pressão que os jogadores estão sentindo para que tudo mudasse, então, vamos esperar que o Xavi possa realmente trazer uma nova vida a esse time ainda esta temporada.
Falcao está jogando com menor responsabilidade e isso o favorece aos 35 anos de idade
O veterano atacante colombiano Radamel Falcao acabou fazendo o gol que ditou a vitória do Rayo Vallecano e o despedimento do Koeman, uma vez mais mostrando toda a sua qualidade enquanto artilheiro.
Aso 35 anos de idade, e não sabendo como ele estará fisicamente no momento, atuar num clube intermediário de Espanha lhe retira muita responsabilidade dos ombros e o favorece para jogar com mais tranquilidade.
Ele já marcou quatro vezes em seis partidas e está mostrando toda a sua qualidade, porém não é certo que ainda possa retornar para um clube maior ou que sequer o deseje, pois, jogando num clube maior será muito mais cobrado e com idade avançada poderá sentir dificuldades para corresponder à necessidade de marcar muitos gols para chegar a títulos.
- Home
- Dicas do Rivaldo
- Dicas do Rivaldo: Xavi tem tudo para dar certo no Barcelona