Dicas do Rivaldo: Xavi tem tudo para dar certo no Barcelona

Será que o ex-companheiro de equipe de Rivaldo no Barcelona vai conseguir recuperar o time?

Se vivem dias agitados no FC Barcelona com Xavi chegando para o lugar de Ronaldo Koeman após nova derrota do time, e Rivaldo comenta os desenvolvimentos dos últimos dias em sua coluna em exclusivo para a Betfair...

"Eu penso que isto tem tudo para dar certo, mas claro, a diretoria também precisa de garantir alguns reforços na próxima janela de transferências em dezembro para permitir que o time cresça e se fortaleça, ajudando a salvar a temporada."

A diretoria do Barcelona decidiu demitir o Ronald Koeman após a derrota para o Rayo Vallecano nessa quarta-feira e embora eu considere que o técnico holandês foi um pouco vítima de tudo isso, a verdade é que a decisão tomada nesse momento é correta.

Como sabemos, no futebol você não pode simplesmente mudar todos os jogadores no meio da temporada, então, sempre é o treinador a pagar pelos maus resultados e atuações e dessa vez não foi diferente, apesar da responsabilidade não ser somente dele.

A diretoria precisou dar uma resposta para a torcida e imprensa e naturalmente acabou sendo o técnico a ser substituído, algo normal no futebol.

Mudança de técnico pode dar ânimo para o grupo


Por vezes uma mudança de técnico traz melhorias pois os jogadores ganham novo ânimo, o ambiente muda e as coisas tendem a sair melhor nesse cenário, especialmente com os jogadores do Barcelona algo tocados e forçados a reagir pois o time precisa reverter essa situação muito negativa de resultados que vem ocorrendo nessa temporada.

Agora, chegará o Xavi para comandar o time e eu considero que ele vem fazendo um bom trabalho lá no Catar, embora a realidade no Campeonato Espanhol seja totalmente diferente.

xavi_2810.jpg

Mas ele é alguém que conhece muito bem a casa pois atuou lá por muitos anos, é uma pessoa agradável junto dos jogadores e vem mostrando que procura replicar em suas equipes o modo como ele jogou enquanto vestiu a camisa do Barcelona, e isso certamente que agrada a torcida.

Eu penso que isto tem tudo para dar certo, mas claro, a diretoria também precisa de garantir alguns reforços na próxima janela de transferências em dezembro para permitir que o time cresça e se fortaleça, ajudando a salvar a temporada.

Dar oportunidade para os ídolos já funcionou anteriormente


Nos últimos tempos tem virado comum ver grandes clubes darem oportunidade para ídolos do clube comandarem os times principais como aconteceu com o Zidane no Real Madrid (com muito sucesso) ou com o Andrea Pirlo na Juventus (não foi tão bem), mas só dando essa oportunidade será possível entender se aquele ex-jogador pode efetivamente virar um grande técnico.

Ele ainda não terá a maior das experiências, mas eu relembro que o Pep Guardiola também não a tinha quando assumiu o clube e correu muito bem. Sim, hoje o Barcelona não tem um elenco tão forte, mas eu acredito que poderá correr bem.

Além disso, o Xavi terá grande respeito por parte do grupo incluindo de ex-companheiros como Pique ou Sergio Busquets que com certeza estarão entusiasmados por ter alguém em quem confiam muito os comandando no futuro.

DESIGNS-82944_Bet_Builder_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg

Vaga na Champions será objetivo mínimo da temporada


Com o clube passando por uma situação tão difícil financeiramente eu considero que uma das prioridades da equipe deveria ser garantir ao menos uma vaga na próxima Champions pois o dinheiro envolvido pode ser importante na recuperação do clube.

Além disso, o clube também tem o objetivo de ao menos qualificar para as oitavas da Champions na presente temporada pois está brigando com o Benfica pela segunda colocação do grupo e só depende de si para consegui isso mesmo. Tudo isso pode ser importante para dar alguma tranquilidade à diretoria em termos financeiros.

Mas eu penso que até mesmo o título espanhol não está perdido, e bastaria começar a vencer e afastar a grande pressão que os jogadores estão sentindo para que tudo mudasse, então, vamos esperar que o Xavi possa realmente trazer uma nova vida a esse time ainda esta temporada.

Falcao está jogando com menor responsabilidade e isso o favorece aos 35 anos de idade


O veterano atacante colombiano Radamel Falcao acabou fazendo o gol que ditou a vitória do Rayo Vallecano e o despedimento do Koeman, uma vez mais mostrando toda a sua qualidade enquanto artilheiro.

falcao_rayo_2810.jpg

Aso 35 anos de idade, e não sabendo como ele estará fisicamente no momento, atuar num clube intermediário de Espanha lhe retira muita responsabilidade dos ombros e o favorece para jogar com mais tranquilidade.

Ele já marcou quatro vezes em seis partidas e está mostrando toda a sua qualidade, porém não é certo que ainda possa retornar para um clube maior ou que sequer o deseje, pois, jogando num clube maior será muito mais cobrado e com idade avançada poderá sentir dificuldades para corresponder à necessidade de marcar muitos gols para chegar a títulos.