Palpites Palmeiras

Dicas do Palmeiras

Palmeiras 2022: Todas as Informações sobre a Temporada

Certos clubes não podem ficar de fora quando o assunto diz respeito ao futebol brasileiro. Dentre tantas equipes, o Palmeiras, sem dúvidas, está entre eles, afinal, trata-se do maior campeão nacional, além de toda tradição ao longo de 107 anos de história. Além de conhecer mais sobre a origem e tradição do Verdão, você também confere todas as informações sobre o Palmeiras 2022, tanto do futebol masculino quanto feminino.

Sociedade Esportiva Palmeiras: Origem e História

26 de agosto de 1914 foi o dia em que começou a história do clube, fundado por imigrantes italianos na cidade de São Paulo. Entretanto, antes de se chamar Palmeiras, vale pontuar que Palestra Italia foi o primeiro nome da instituição — somente após duas décadas é que o clube foi obrigado a mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras. Isso aconteceu em 1942, em função da Segunda Guerra Mundial, já que Getúlio Vargas, presidente à época, declarou guerra aos países do “Eixo”, ou seja, Alemanha, Itália e Japão. No mesmo ano, mas agora oficialmente como Palmeiras, o clube se sagrou campeão paulista após triunfo sobre o São Paulo, no Pacaembu, por 3 a 1. Por conta da mudança do nome, tal conquista ficou marcada como “Arrancada Heróica”. Alguns anos depois, em 1951, outro título muito lembrado pelo clube e torcedores: a Copa Rio. No Estádio do Maracanã, para um público de mais de 100 mil pessoas, o clube paulista ficou com a taça após derrotar a Juventus, da Itália, por 1 a 0. Posteriormente a competição foi reconhecida pela FIFA como um Mundial de Clubes. Outro episódio marcante na história do Palmeiras aconteceu em 1965. O motivo? Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, uma equipe, Sociedade Esportiva Palmeiras, foi convidada para compor toda a delegação (comissão técnica, titulares, reservas, etc) para vestir a camisa da Seleção Brasileira num amistoso contra o Uruguai. A partida, que aconteceu na data da independência brasileira, terminou com vitória do Palmeiras por 3 a 0. Ao todo, até o momento, a Sociedade Esportiva Palmeiras conta com 58 títulos oficiais, sendo um Mundial, cinco continentais, 17 nacionais, nove interestaduais e 26 estaduais. Além das taças, o Verdão conta com diversos ídolos em sua rica história, como, por exemplo, Ademir da Guia, Marcos, Evair, Luis Pereira e até jogadores mais recentes, como Dudu e o próprio Abel Ferreira.

O Palmeiras tem mundial ou não?

Uma das principais discussões em torno das conquistas do time paulista é se ele tem mundial ou não. Em 1951, o Verdão conquistou a Taça Rio, prêmio de um torneio que envolvia times nacionais e internacionais. Apesar de não ser originalmente compreendida como uma competição mundial, em 2014 a FIFA reviu a natureza desse campeonato e reconheceu como uma conquista a nível mundial para o time. Apesar desse reconhecimento oficial por parte da maior entidade do futebol mundial, é comum encontrar torcedores de times rivais afirmando que o Palmeiras não tem mundial.