Aprenda a Lidar com Adversários Agressivos

Os assíduos leitores da secção de Poker do Blog Betfair sabem que defendemos o póquer agressivo. Acreditamos MESMO que a agressividade é essencial para o sucesso no póquer.

"Pode ser muito frustrante jogar contra jogadores fraco-agressivos e podes sofrer mudanças loucas na tua pilha de fichas quando os enfrentas."

Não vamos bater na mesma tecla - podes ler este artigo para saberes todas as razões porque adoramos a agressividade - mas ser agressivo permite-te pressionar os teus adversários, controlar a mesa e potencialmente, ganhar mais dinheiro. Isto é tudo muito bonito quando os teus adversários têm um jogo passivo mas, e quando enfrentas jogadores agressivos? O que deves fazer? Como lidar com adversários agressivos na mesa de póquer?

A primeira coisa a fazer é determinares se o adversário agressivo é um bom ou mau jogador; a maioria dos jogadores no buy-in é fraco-agressivo. Os bons jogadores agressivos tornam a tua vida miserável, enquanto que enfrentar um jogador fraco agressivo pode ser frustrante mas também rentável.
Os bons jogadores agressivos têm uma lógica por trás das apostas, dos raises e dos check-raises. Vão tentar pressionar-te ao máximo para te obrigar a cometer erros. Quando mostram agressividade, podem estar a fazê-lo com uma made hand, um draw ou um bluff completo. São verdadeiramente chatos!

Por outro lado, os jogadores fracos agressivos normalmente apostam, fazem raise e check raise só porque podem. Muitos deles só têm um plano de jogo - ser agressivo - e quando enfrentam resistência ou agressividade da parte dos adversários ficam completamente perdidos e não sabem como reagir.
A melhor táctica para enfrentar jogadores bons agressivos é simplesmente, e se possível, evitá-los! Isto parece uma desculpa, mas funciona. Claro, não podemos passar a vida a evitar todos os jogadores que nos dão problemas, por isso temos de enfrentá-los de vez em quando ou eles dão cabo de nós. Se te estiverem constantemente a fazer a three-bet antes do flop podes começar a fazer four-betting mais ligeiramente se estiveres em posição. Também precisas de tomar notas e reparar em algumas pistas, pode ser que encontres algumas fraquezas no jogo deles.

Pode ser muito frustrante jogar contra jogadores fracos agressivos e podes sofrer mudanças loucas na tua pilha de fichas quando os enfrentas. Podes fazer four-bet à vontade contra estes jogadores porque, como já referi anteriormente, normalmente não têm plano de jogo para quando reages. Outra boa táctica, para o pós-flop, é tentar encurralá-los com mãos grandes. Em vez de jogares um flopped set agressivo, joga-o passivamente e deixa o teu adversário louco apostar por ti.

Também podes fazer call down a jogadores fracos agressivos de forma muito mais ligeira do que habitualmente. Como este tipo de jogador está disposto a apostar tudo só com um king-high, o segundo par torna-se subitamente uma mão muito mais forte do que contra um adversário normal. Mais uma vez, toma notas, explora as fraquezas e tenta manter-te calmo quando eles tentam constantemente vencer-te com uma variedade incrível de mãos estranhas e maravilhosas!

  • Junta-te já à Betfair Poker