Apostas.Betfair

Brilhar nos Torneios Turbo Online

Cada vez mais torneios online de póquer são jogados no formato turbo, onde as blinds e antes aumentam mais rapidamente que num torneio normal. Apesar de ambos os jogos serem jogados com as mesmas regras, exigem qualidades e abordagens diferentes para se ter sucesso.

A principal diferença entre os torneios multi-mesa (MTT) turbo e não turbo é a velocidade a que as blinds aumentam. Na Betfair Poker, um MTT não turbo normalmente tem blinds que aumentam a cada 10-15 minutos - um pouco mais nos torneios com grandes buy-ins - enquanto que um torneio MTT turbo tem blinds que aumentam a cada 5 minutos. À primeira vista parece que isto não faz muita diferença, mas acredita que a diferença é enorme.

Já perdi muito tempo a jogar torneios turbo online, sobretudo porque não tenho muito tempo livre para jogar póquer, por isso a rapidez permite-me jogar mais MTT no meu apertado horário. Também te permitem ganhar uma soma razoável em pouco tempo e quem não o quer fazer regularmente?

Como as blinds aumentam mais rapidamente, os torneios turbo são jogados com menos fichas do que um MTT não turbo. Isto significa que a fase inicial de um turbo MTT passa rapidamente e muitas vezes acabas com uma pilha à volta de 15-25 big blinds. Se esta fase do torneio não é o teu forte, então provavelmente devias evitar os MTT turbo porque o mais provável é acabares frequentemente com este incómodo tamanho de pilha.
 
Para te manteres à tona nos MTT turbo, é importante roubares as blinds e as antes, e escolher o momento certo para roubar fichas, muitas vezes com uma three-bet que te põe all-in. Nos turbos, é crucial que mantenhas a tua pilha para não a comprometeres com demasiados folds, por isso é bom manteres uma imagem tensa. 

Então, como é que abordamos os torneios turbo? Vamos dividi-los em três fases:

Primeira Fase

É muito parecida com qualquer outro torneio que tenhas jogado, tens cerca de 75-200 big blinds. Pessoalmente, abro com um raise pela certa por causa das probabilidades contrárias implícitas, e ganhar um pote pequeno nesta fase não aumenta muito a pilha e também não quero ser marcado como um jogador louco para quando precisar que os jogadores façam fold.

Estás à vontade para jogar mãos valiosas agressivamente, mas tem cuidado para não exagerares com os pares médios e suited connectors, que te podem dar um pote decente mas devem ser jogados mais passivamente, numa tentativa de ter um flop barato que não te comprometa.

Fase Intermédia

A menos que tenhas conseguido acumlular algumas fichas, é provável que tenhas 13-30 big blinds quando as antes entrarem em acção - vão começar muito mais rápido do que num MTT não turbo. Ter antes em jogo significa que deves ser mais agressivo, porque eles acrescentam muito à tua pilha quando os ganhas, mas também esgotam a tua pilha se não ganhares uns quantos potes. Se estiveres a jogar numa mesa a nove mãos com blinds de 100/200/20a, cada volta à mesa vai-te custar 180 fichas em antes além dos 300 em blinds. Não jogues duas voltas e vão-se 960 fichas quando começaste só com 1,500, são muitas fichas.

Durante esta fase deves roubar frequentemente, especialmente contra blinds que estejam a jogar fechados. Também devias tentar voltar a roubar com raises em posições tardias. Muitas vezes só tens 15 blinds na tua pilha por isso quando voltas a roubar com three-bet deves fazer all-in. Apesar de algumas vezes poderes ter uma mão legítima, o mais frequente é a tua aposta all-in originar um fold e ganhares fichas cruciais para a tua pilha.

Fase Final

Conseguiste acumular fichas continuamente, estás à chegar à fase final do torneio e já consegues ver a mesa final. A forma de abordares esta fase depende completamente do tamanho da tua pilha e da dos jogadores que te rodeiam. Se a pilha efectiva de fichas tiver 10 big blinds ou menos -  pilha de fichas efectiva é a de menor tamanho de um jogador que fizesse all-in - a tua aposta de abertura deveria ser all-in, alguns até fazem all-in com pilhas maiores de 12-20 mas depende do jogador.

É extremamente importante voltar a roubar na fase final porque pilhas de tamanho igual ao teu podem tentar intimidar-te e acumular fichas; não os deixes, volta a roubá-los e castiga-os! Presta atenção a pilhas pequenas que tentam chegar às mesas de payout, ataca-os e impede-os. O dinheiro é teu, agarra-o! Tendo em conta que são jogados com pilhas muito menores do que um MTT não turbo, os jogos turbos têm muito mais variações, mas não deixes que isso te desanime, porque nada bate o sentimento de transformar $5 em $1,000 em duas horas!

Junta-te já à Betfair Poker 

More Poker