A Competitiva Série B brasileira

O Atlético Paranaense precisa se recuperar rápido no torneio

Ainda não havia tido a oportunidade de falar sobre a série B neste nosso espaço sobre o Brasil. Mas acredito que seja o momento de aproveitar o avanço do torneio que já se dirige para a décima segunda rodada e realizar um balanço inicial da competição. Em 2012 a grande singularidade da série B que é a segunda principal divisão do futebol brasileiro foi a ausência de um grande clube que capitalizava as atenções do torneio como nos acostumamos a ver nos últimos anos com o Palmeiras, Vasco, Grêmio, Atlético Mineiro e Corinthians que chegaram a disputar a segunda divisão. Em contraposição, temos equipes mais homogeneas e equilibradas que proporcionam uma competição muito competitiva.

"Em 2012 a grande singularidade da série B que é a segunda principal divisão do futebol brasileiro foi a ausência de um grande clube que capitalizava as atenções do torneio como nos acostumamos a ver nos últimos anos com o Palmeiras, Vasco, Grêmio, Atlético Mineiro e Corinthians que chegaram a disputar a segunda divisão"

Claro que ao olhar a tabela vamos reconhecer várias equipes que estavam ou possuem recentes passagens pela série A como o Goiás, Ceará, São Caetano, Avaí e Vitória. Temos até duas equipes já conquistaram o titulo da primeira divisão como o Guarani e o Atlético Paranaense, mas nenhum deles pode ser considerado como um dos gigantes que nos anos recentes disputaram a série B. A grande decepção do torneio até o momento é o Atlético Paranaense. Clube de tradição e estrutura de padrão europeu a equipe começou muito mal a competição, mas vem reagindo e já registra três vitórias seguidas. O time ocupa no momento a nona colocação com 17 pontos mas precisa melhorar se quer sonhar com o acesso. Outro clube que estava recentemente na série A é o Goiás que no seu segundo ano na série B depois do descenso quer retornar rapidamente a elite do futebol brasileiro. A equipe esmeraldinha é a sexta na tabela e está viva por uma das quatro vagas que darão acesso a elite para 2013. O Ceará também teve um começo de competição decepcionante. Depois de montar um bom elenco e ter um bom primeiro semestre a equipe prometia um melhor começo do que este apresentado aonde é apenas o décimo segundo com apenas quatorze pontos conquistados.

No topo superior da tabela uma surpresa já que o Criciuma não figurava como um dos favoritos ao titulo da competição e vem firmemente liderando o torneio. Claro que a diferença para os adversários é muito pequena e isso é sempre observado na competitiva série B. O tradicional Vitória também parece estar cansado da segunda divisão e vem realizando um bom começo de torneio justamente o que faltou nas últimas temporadas quando ele começava mal e terminava bem, sem no entanto conseguir seu retorno a primeira divisão.Fechando o grupo daqueles que hoje obteriam o acesso temos o América Mineiro que foi rebaixado ano passado da primeira divisão, mas que conservando a base manteve um grupo forte para a série B e outra surpresa nordestina o América do Rio Grande do Norte que retornou a série B neste ano depois de uma boa terceira divisão em 2011 e vai conseguindo se manter na ponta da tabela com um elenco menos badalado.

No extremo inferior da tabela e já correndo perigo de rebaixamento para a terceira divisão temos na lanterna os mineiros do Ipatinga. O que não podemos considerar uma surpresa frente aos baixos investimentos do clube em 2012. O Grêmio Barueri, este sim um dos clubes que mais investiram para a segunda divisão e que não consegue sair do funda da tabela. Os paulistas do Guaratingueta aquele clube itinerante que ano passado se chamava Americana e quase saindo da zona de rebaixamento a equipe do ABC que já monstrou em alguns jogos ser capaz de sair dessa situação.

No momento o panorama é esse, mas a série B sempre se caracterizou por ser uma montanha russa durante sua duração e ainda podemos esperar muito sobre e desce na tabela. Vou aproveitar o ensejo e comentar algumas boas apostas para está décima segunda rodada. Por exemplo, o São Caetano em casa não me parece capaz de deixar a vitória escapar diante de um Barueri em crise, a 1.67 na Betfair. O lider Criciuma também me parece ter um adversário acessível em casa, o Parana, para manter a primeira colocação a 1.80 na Betfair.