Apostas ATP Indian Wells: Nadal pode superar Federer na metade inferior do quadro

Rafa Nadal representa maior valia do que Federer aos preços actuais
Ver mercado

O evento de 10 dias do ATP Masters 1000 em Indian Wells inicia-se esta noite o especialista em ténis Dan Weston avalia as condições de jogo e os potenciais candidatos...

"Nos últimos 12 meses em piso duro, tem sido Djokovic a apresentar os melhores dados estatísticos - 111.6% de registo combinado de pontos no serviço/resposta - com Nadal a seguir-se a 108.2% no segundo lugar. Federer está ligeiramente atrás a 107.8%, com o quarto favorito Zverev a estar um pouco melhor que Roger, a 108.1%."

Grandes nomes em espera até ao fim-de-semana


O foco do ténis em Março estará em dois torneios Masters que se disputarão em Indian Wells nos próximos quinze dias e mais tarde no mês em Miami. O evento feminino em Indian Wells começou na noite anterior, e agora é a vez do sector masculino entrar em acção esta noite a partir das 19 horas portuguesas.

Na verdade, a maioria dos grandes nomes do circuito ATP não começarão as suas campanhas até ao fim-de-semana, com Quinta e sexta-feira a ser dedicada à primeira ronda do torneio - os 32 jogadores que não ficaram isentos nesta ronda, competem para se juntarem aos outros 32 no sorteio, que foram automaticamente qualificados para os 32-avos de final.

Djokovic forte favorito para erguer o troféu


Efectivamente, temos 95 tenistas em acção, e a liderar o caminho no mercado para Vencedor no Intercâmbio está sem surpresas Novak Djokovic, cujo domínio em piso duro é ilustrado pelo seu preço de [2.32] - e uma vez mais, eu destaco, que teremos 96 tenistas em disputa. Sim, o preço do mercado indica que ele terá quase 50% de hipóteses de vencer um evento com 96 jogadores, o que demonstra a fé que os mercados têm nele actualmente.

De acordo com esse mercado, existem apenas outros três adversários com hipóteses realistas. Roger Federer está disponível a [5.80], enquanto Rafa Nadal pode ser apostado a [7.80]. Alexander Zverev está bem mais acima nos [16.50], e a partir daí só encontramos jogadores a [40.00] ou mais, com a grande maioria dos jogadores a atingir os três dígitos.

Novak close up 1280-thumb-640xauto-75760.jpg

Lentas condições não devem favorecer Federer


Portanto, é Djokovic um destacado favorito justificadamente? As condições devem estar relativamente lentas, com apenas 62.7% dos pontos ganhos no serviço neste torneio nos últimos três anos - mais de um por cento abaixo da média ATP em piso duro. Em termos gerais, isto não deve oferecer nenhuma vantagem em particular, mas eu estaria preocupado em relação às hipóteses de Federer. O tenista helvético costuma dar-se melhor em superfícies rápidas, e eu não estou certo de que Indian Wells estará do seu agrado.

Federer venceu o evento em 2017, no entanto só o venceu em duas ocasiões desde 2006, com Nadal (três) e Djokovic (cinco) a dominarem o evento. Federer também foi finalista no ano passado, porém é denotar que Djokovic estava em baixo de forma há um ano - ele perdeu para Taro Daniel na primeira ronda, com o seu nível muito longe do que apresenta agora. Djokovic também não competiu aqui em 2017, e Nadal falhou em 2018, portanto Federer certamente teve condições favoráveis nas últimas duas edições - este ano deverá ser diferente.

Nos últimos 12 meses em piso duro, tem sido Djokovic a apresentar os melhores dados estatísticos - 111.6% de registo combinado de pontos no serviço/resposta - com Nadal a seguir-se a 108.2% no segundo lugar. Federer está ligeiramente atrás a 107.8%, com o quarto favorito Zverev a estar um pouco melhor que Roger, a 108.1%.

Com isto em mente, num lento piso duro, o preço de Federer parece curto. Ele venceu no Dubai há uma semana, mas não enfrentou qualquer adversário do top-10 pelo caminho, e os seus dados na resposta - ele quebrou cerca de 25% das vezes no evento - foi sólido mas não espectacular. Não estou convencido de que, ao preço actual ele possa representar valia.

Nadal representa maior valor aos preços actuais


Eu ficaria bem mais satisfeito em olhar para Nadal a um preço superior a Federer. O mercado terá provavelmente sido influenciado pelo troféu ganho por Federer no Dubai, e pela derrota de Nadal para Nick Kyrgios na mesma semana, naquele que foi um jogo realmente intempestivo e polémico. Kyrgios tem a capacidade para elevar o seu nível contra os melhores, mas o seu estatuto como 5º ou 6º favorito aqui demonstra que o mercado continua a não colocar demasiado ênfase nas estatísticas a mais longo termo.

Rafa Nadal long shot 1280-thumb-640xauto-75766.jpg

Também é de notar que Nadal converteu 1/10 pontos de break contra o australiano (Kyrgios só teve uma oportunidade em todo o jogo), e Nadal venceu 52% dos pontos nesse encontro que acabou por perder - é difícil argumentar com a estatística e dizer que Kyrgios foi o melhor jogador nessa vitória sobre o espanhol.

Perante isto, estou satisfeito por favorecer Nadal em piso duro com lentas condições em relação a Federer na metade inferior do quadro, e ele pode merecer uma pequena a aposta a [7.80] no Intercâmbio.


APOSTA RECOMENDADA:
Rafa Nadal para vencer o ATP Indian Wells @ [7.80] no Intercâmbio

Ver mercado