Apostas ATP Tour Finals Dia 8: Pouco a separar Thiem de Tsitsipas na grande Final

Dominic Thiem é ligeiramente favorito para erguer o troféu do ATP Tour Finals esta noite...

A final deste Domingo irá correr as cortinas sobre a temporada de 2019 num encontro algo improvável, e Dan Weston analisa o que o mesmo poderá reservar...

"Uma olhada nos dados do ano em indoor dizem-nos que Tsitsipas tem um ligeiro ascendente, vencendo mais 3.7% de pontos no serviço e ganhando menos 0.2% de pontos na resposta, no entanto os dados de serviço assegurado/quebras de serviço têm uma complexão um pouco diferente."

Seleção pré-torneio Tsitsipas na Final


Continuámos com um ATP Tour Finals recheado de surpresas este Sábado à tarde com Stefanos Tsitsipas a superar Roger Federer em dois sets, trazendo a nossa aposta inicial de 18.0017/1 até à final.

Tem sido um ano estranho para as nossas escolhas pré-torneio com pouco sucesso na maioria da época, mas depois conseguimos sucessos em semanas consecutivas com Denis Shapovalov em each-way de 67.0066/1 com o canadiano a atingir a Final em Paris.

Parece-me que isto é uma consequência de recomendar jogadores a preços razoavelmente altos na maioria das semanas - variância será um factor crucial - mas é certamente reconfortante encerrar o ano em altas. Tendo em conta o que estou prestes a escrever sobre a final de hoje entre Tsitsipas e Dominic Thiem, se seguistes a minha sugestão pré-torneio no tenista grego, então fica totalmente ao teu critério se pretendes fechar a tua aposta antes do encontro ou manter-te com ele até ao fim.

Muito pouca valia em Tsitsipas aos preços actuais


A Final de hoje é fascinante com Thiem ligeiramente favorito a 1.8810/11 e eu não estou convencido com essa linha. No entanto, não encontro ascendente suficiente de Tsitsipas aos actuais 2.1211/10 para o tornarem numa opção de aposta pré-jogo - eu desejaria algo acima de 2.245/4 para o considerar uma aposta de valor, embora o meu modelo o tenha apontado como ligeiro favorito a 1.9420/21.

É possível que Tsitsipas ainda suba alguns ticks até à hora do jogo, mas improvável, portanto o mercado não parece que se irá inclinar para o lado errado de modo pronunciado. Esta dupla repartiu os seus dois mais recentes confrontos (os únicos com ambos dentro do top-10) com o último deles a acontecer em Pequim no início de Outubro, onde Thiem venceu a partir de um preço idêntico ao de hoje. Tsitsipas venceu o seu embate no Canadá em Agosto.

Estatísticas aproximam imenso os jogadores


De facto, eles repartiram os seus últimos quatro embate com os triunfos de Tsitsipas a acontecerem em dois sets, mas Thiem a perder um set a caminho das suas duas vitórias e uma olhada nos dados do ano em indoor dizem-nos que Tsitsipas tem um ligeiro ascendente, vencendo mais 3.7% de pontos no serviço e ganhando menos 0.2% de pontos na resposta, no entanto os dados de serviço assegurado/quebras de serviço têm uma complexão um pouco diferente.

Tsitsipas assegurou mais 2% dos seus serviços, mas quebrou 3.3% menos e isso é uma demonstração da sublime sobre produção de Thiem nos pontos de break. Um jogador que vence 35% dos seus pontos na resposta numa superfície ao longo de uma temporada teria esperado converter em torno de 38% das suas oportunidades de break, mas Thiem vai nos 49% no momento.

Isto dá-nos uma grande explicação sobre a dramática mudança de fortuna de Thiem em torneios indoor este ano e eu penso que isso é insustentável - ele pode estar sobrevalorizado pelos mercados em piso duro no início do próximo ano, e potencialmente também em torneios indoor nesse começo da próxima época.

Resumindo, em termos genéricos estes dados indicam que deveremos ter um encontro muito renhido e competitivo, com ambos os jogadores a mostrarem um nível muito similar ao longo da época em indoors. Podemos apontar um dado percentual aqui e acolá, mas com o mercado a encontrar dificuldades em encontrar um favorito, creio que isso é perfeitamente aceitável, já que estão muito equiparados.

Obrigado por nos seguirem em 2019


Como este é o último embate da temporada ATP em 2019, tudo o que me resta dizer para vocês que lêem a minha coluna regularmente é agradecer imenso por terem seguido os meus palpites ao longo do ano - agora vou fazer uma pequena pausa para recarregar as baterias para o assalto à temporada de 2020!

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"