Apostas Previsão ATP Miami: Zverev melhor opção do que Federer

Roger Federer pode sofrer para dar seguimento à sua final de Indian Wells
Ver mercado

Com o ATP Miami a iniciar-se esta tarde, o nosso especialista em ténis Dan Weston avalia as condições de jogo e candidatos ao torneio...

"Aos 37 anos de idade, Federer tende a gerir cuidadosamente o seu calendário, e será interessante perceber se ele será capaz de atingir finais consecutivamente. Pessoalmente, tenho as minhas dúvidas, e o seu preço actual de [6.20] no Intercâmbio representa valor questionável, mesmo com Nadal de fora da competição."

Condições tendem a ser similares em Miami


De uma perspectiva de vencedor do torneio, fomos bastante infelizes na semana passada em Indian Wells: a nossa escolha Rafa Nadal [7.80] chegou a negociar a [2.80] antes dos problemas com lesão que o forçaram a desistir do evento e teria sido interessante perceber como um Nadal em boas condições se teria portado contra Roger Federer no seu encontro agendado para a semifinal antes do seu abandono.

As condições em Miami tendem a ser muito idênticas aquelas verificadas em Indian Wells, com dados de serviço ao longo dos últimos três anos muito semelhantes em ambos os locais. Apenas 77.6% dos jogos de serviço foram assegurados em Miami durante esse período - bastante abaixo da percentagem em eventos ATP em piso duro - enquanto os ases por jogo de serviço também são francamente baixos face à média geral.

Na verdade é mais do mesmo, e embora seja provável ser ousado sugerir que as condições irão claramente beneficiar qualquer jogador em particular, é razoável concluir que os grandes servidores perderão algum do seu potencial no serviço como consequência das condições de jogo.

Dúvidas sobre Federer em eventos consecutivos


Por estes dias Roger Federer cabe nesta secção de jogadores, a após a derrota na Final de Domingo em Indian Wells para Dominic Thiem, o tenista suíço também não será ajudado pelo relativamente rápido avanço entre eventos. Aos 37 anos de idade, Federer tende a gerir cuidadosamente o seu calendário, e será interessante perceber se ele será capaz de atingir finais consecutivamente. Pessoalmente, tenho as minhas dúvidas, e o seu preço actual de [6.20] no Intercâmbio representa valor questionável, mesmo com Nadal de fora da competição.

Djokovic continua a justificar claro favoritismo


Após a sua surpreendente derrota para Philipp Kohlschreiber em Indian Wells, o mercado acabou por aumentar um pouco a cotação de Novak Djokovic no mercado para Vencedor do Torneio, com o nº1 mundial a negociar a [2.50] no mercado de Intercâmbio. Estatísticamente, ele esta bem acima da concorrência, e é difícil argumentar contra o seu estatuto de claro favorito mesmo após os seus problemas contra o germânico no último evento.

djokovic_nadal__wimbledon.jpg

Zverev pode competir em metade inferior do quadro


Com Djokovic como destacado favorito na metade superior do quadro como primeiro pré-designado, procurar por valor leva-nos à metade inferior do quadro como estratégia mais sólida. Já mencionei que estou tentado a evitar Federer e após outro desempenho decepcionante num grande torneio, talvez Alexander Zverev possa dar um passo em frente ao atingir a final. Ao longo dos últimos 12 meses em piso duro, Zverev apresenta registo combinados de serviço/resposta de 108.1% enquanto Federer está pouco acima nos 108.6%.

Com as dúvidas em relação à longevidade de Federer, e às condições de jogo, apostar em Zverev a preço muito superior parece lógico. O mercado de preços em geral tem o germânico a rondar os [13.00] ou [14.00], portanto assim que o mercado ganhe liquidez antes da primeira ronda do torneio, tenta corresponder uma aposta nele a cerca de [13.00] ou [14.00] para nos colocarmos numa posição que parece razoável.

Outro jogador na metade inferior do quadro com bons dados estatísticos (104.9% combinados) nos últimos seis meses, assim como uma evolução baseada na sua tenra idade, é Daniiel Medvedev. No entanto, o russo tem demonstrado clara propensão para brilhar em pisos mais rápidos, e não estou certo de que este piso duro mais lento seja do seu agrado. O seu registo em terra batida, por exemplo, é muito pobre.
Ainda assim, poderá representar alguma valia uma pequena aposta nele a [65.00] como opção de preço elevado.


APOSTA RECOMENDADA:
Alexander Zverev para vencer o ATP Miami a cerca de [13.00] ou [14.00] no Intercâmbio

Ver mercado