Apostas Tour de France - Etapa 15: Bernal assumirá liderança na Team Ineos
"No entanto, não se prevê que isso signifique necessariamente que irá favorecer aqueles que dominaram no Tourmalet: eles podem dar-se bem, mas em altitude bem inferior, esta etapa representa outro tipo de desafio."
Mais uma etapa muito aberta onde os esforços do dia anterior podem custar caro aos favoritos, escreve Jack Houghton, que pensa que Bernal é aquele que mais provavelmente pode manter o nível...
Que tipo de etapa nos espera?
Com quase 5.000 metros de acumulado vertical em ascensão compactado em somente 185.5kms, esta será outra etapa dura. Os ciclistas que esvaziaram os seus tanques no contra-relógio da Etapa 13 e no Tourmalet na Etapa 14 estarão mais vulneráveis quando tiverem de voltar a andar a pico.
A rota conterá quatro subidas categorizadas, com três contagens de Primeira Categoria a chegarem nos últimos 70 quilómetros. O final inclui uma ascensão de 12kms com média de 7% até Prat d'Albis - será uma estreia na Volta a França - em mais uma chegada em alto.
Para encorajar os ataques antes da subida final, os organizadores colocaram alguns segundos de bónus disponíveis na penúltima subida do dia até ao Mur de Peguere, que contém secções de 18%.
Mas será a última subida a providenciar a acção principal. É uma subida apertada e ondulante, o que dará uma sensação de isolamento. No entanto, não se prevê que isso signifique necessariamente que irá favorecer aqueles que dominaram no Tourmalet: eles podem dar-se bem, mas em altitude bem inferior, esta etapa representa outro tipo de desafio.
Quem são os favoritos?
Após a sua redenção na Etapa 14, Thibaut Pinot é o favorito óbvio para uma repetição com cotações de cerca de 7.006/1. Ele certamente terá motivação para tentar. Ele ainda está a mais de três minutos na Classificação Geral e esta é uma das três ou quatro oportunidades que lhe restam no Tour para ganhar o tempo necessário aos rivais que estão acima de si.
O problema é que, apesar do óbvio desejo e momento de forma de Pinot, ele necessitará de dias sucessivos de esforço intenso e poderá ficar vulnerável face a ciclistas mais frescos.
Que ciclistas podem surpreender?
Podemos argumentar a favor de qualquer deste ciclista que estiveram na selecção final da Etapa 14. Julian Alaphilippe 14.0013/1 está cada vez a dar mais sinais de poder ser a surpresa na Classificação Geral, com a única questão a ser se terá capacidade de manter os seus esforços por mais uma semana.
Egan Bernal 16.0015/1 pareceu subir sem grande esforço e talvez até pudesse ter reclamado uma vitória sem a confusão ou se tivesse a liberdade para correr como um só. Emanuel Buchmann 30.0029/1 e Steven Kruijswijk 24.0023/1 estão ambos a fazer corridas extremamente competentes e podem optar por tentar deixar a sua marca antes do dia de descanso, enquanto Mikel Landa 16.0015/1, Rigoberto Uran 50.0049/1 e Warren Barguil 21.0020/1 todos mostraram estar em boa forma, mesmo que não tenham conseguido aguentar até ao fim o ritmo de Pinot no último quilómetro do Tourmalet.
E não ignoremos Geraint Thomas 20.0019/1. Seria fácil pensar que a sua capitulação na Etapa 14 foi uma evidência de que ele está em perda de força, mas ele não ficoi muito longe, vinha de um contra-relógio onde se doou bastante, e pode simplesmente ter sofrido mais do que os outros em altitude.
Para complicar ainda mais as coisas, temos agora uma grande quantidade de ciclistas anteriormente candidatos à Geral fora dessa luta, mas todos eles capazes de vencer neste tipo de etapas montanhosas. Romain Bardet 40.0039/1 irá provavelmente tentar entrar em acção para agradar o seu adorado povo francês, Nairo Quintana 50.0049/1 pode facilmente reaparecer como um ciclista temível após um dia para esquecer no Tourmalet, e Simon Yates 11.0010/1 pode agora perseguir mais glória com o seu irmão Adam claramente fora de forma para tentar lutar pela Camisola Amarela.
Noutra etapa aberta, eu vou ter algum interesse em Egan Bernal a 16.0015/1. Se Thomas estiver em sofrimento, a Team Ineos tenderá a reimprimir o seu domínio, e a subida para Foix Prat parece assentar aos intentos do colombiano.
Que efeito terá a etapa nos mercados de longo prazo?
Peter Sagan tentará estar novamente numa fuga madrugadora, tentando ultrapassar a primeira subida do dia com o máximo de pontos em vista no sprint intermédio em Tarascon. Ele está agora a cerca de 1.071/14 na luta pela Camisola Verde, o que são cotações que reflectem que ele só está dependente de chegar a Paris, pois nenhum outro ciclista o pode desafiar na estrada neste momento.
Mas a maioria dos olhares estarão focados na luta pela Camisola Amarela, onde a narrativa chave se desenrolará em torno de se Julian Alaphilippe pode manter-se neste nível de esforço.
APOSTA RECOMENDADA:
Egan Bernal para vencer Etapa 15 @ 16.0015/1 no Intercâmbio