Rivalidades da Copa América: Brasil se distanciando dos argentinos nos últimos anos

Qual dos dois amigos irá sorrir mais na Final da Copa América?

A Final da Copa América será um clássico do futebol sul-americano com Brasil e Argentina se enfrentando pela 107ª em sua história...

"Desde 2005, e excluindo amistosos, são cinco vitórias para o Brasil e dois empates. Isso reforça a ideia de que o Brasil vem se destacando dos demais no futebol sul-americano há pelo menos duas décadas."

Brasil com ligeiro ascendente histórico


Apesar da Argentina liderar no que diz respeito a título de Copa América por 14 a 9, a verdade é que as estatísticas totais de confrontos entre as duas nações colocam o Brasil com uma pequena vantagem que vem alargando nas últimas décadas.

Atualmente, o Brasil conta com 43 vitórias em 106 confrontos contra os 38 da Argentina e 25 empates.

Já no que diz respeito aos gols as coisas estão ainda mais renhidas com o Brasil marcando por 165 vezes enquanto a Alviceleste segue muito próximo nos 158 gols, ou seja, somente sete gols atrás de seu maior rival histórico.

DESIGNS-80527_FBD_Final_Week_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg

Passado recente vem fortalecendo domínio brasileiro


Embora seja de notar que estes dados englobam partidas competitivas e também amistosos, a verdade é que o Brasil não perde para a Argentina em partidas de competição desde 2005 quando saiu derrotado por 3-1 em Buenos Aires na 15ª rodada as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

brasil_argentina_3006.jpg

Desde então, e excluindo amistosos, são cinco vitórias para o Brasil e dois empates. Isso reforça a ideia de que o Brasil vem se destacando dentro do futebol sul-americano há pelo menos duas décadas mostrando a evolução do seu futebol por comparação com seu rival mais feroz.

Copa América já foi mais da Argentina...


Se formos analisar somente o histórico de confrontos entre Brasil e Argentina na Copa América, então é a Alviceleste quem leva o ascendente com 15 vitórias contra 10 do Brasil, além de ter conquistado 14 títulos contra nove dos brasileiros.

Ainda assim, esse predomínio vem se esbatendo nas últimas décadas com o Brasil conquistando cinco dos últimos nove troféus da Copa América, período no qual a Argentina não venceu qualquer título (os argentinos estão sem troféu desde 1993).

brasil_ca2007.jpg

Durante esse período, o Brasil bateu a Argentina na Final em duas ocasiões consecutivas em 2004 e 2007. Com vitória nos pênaltis em 2004 e triunfo de 3-0 em 2007 a seleção brasileira começou a encurtar diferenças para a Argentina nessa competição, situação que reforçou em 2019 com nova conquista.

Lionel Messi e Neymar com dados similares


Analisando o desempenho das grandes estrelas atuais das duas seleções podemos concluir que as mesmas se estão equiparando em termos de gols marcados em confrontos Brasil X Argentina.

No momento, Lionel Messi segue com cinco gols marcados em 11 partidas contra os brasileiros enquanto Neymar soma menos dois gols com menos uma partida disputada, então, nenhum deles vem sendo propriamente avassalador nesse confronto tipicamente renhido e muito pegado.

pele_maradona0707.jpg

Em termos históricos, Pelé é o Rei do Clássico com 8 gols marcados em dez partidas se assumindo mais uma vez como um jogador distinto na sua era. Será que o Neymar também vai atrás desse recorde do Pelé começando já nesse Sábado com ao menos um gol para descontar nos cinco que tem em atraso?

Esse será mais um confronto histórico entre dois grandes rivais, porém o mesmo terá a aliciante extra de ser também um confronto direto entre duas estrelas mundiais como Neymar e Lionel Messi. E aí, quem você acha que vai levar o caneco?

DESIGNS-80527_FBD_Final_Week_Global_VI_CRM_600x234_BR.jpg