Copa Libertadores 2020 - Guia de Equipes: Grêmio chega em má fase a sua competição favorita

Diego Souza vem contribuindo no ataque gremista

A Copa Libertadores retorna já nessa semana e está na hora de analisarmos o momento do Tricolor Imortal antes do recomeço de uma competição onde têm sido exímios em anos anteriores...

"Esta equipe do Grêmio é especialista na Copa Libertadores e seus resultados nos últimos três anos exemplificam isso na perfeição. A equipe possui uma defensiva muito estável e experiente que permite tomar poucos gols em jogos de decisão, então sempre tem boas chances de qualificar."

O Grêmio foi Campeão da CONMEBOL Libertadores em 2017 sob o comando do atual técnico Renato Gaúcho e voltou a brigar pelo título nos anos seguintes acabando eliminado nas semifinais da prova nas últimas duas temporadas.

Assim, o Tricolor Imortal é claramente um time que precisa ser levado em conta na briga pelo título surgindo atualmente com cotações de 13.0012/1 para erguer a taça três anos depois da última conquista.

renato_gaucho_gremio.JPG

De qualquer forma, o Grêmio vive hoje um momento algo conturbado no Campeonato Brasileiro da Série A e isso pode retirar algum foco à equipe nessa competição, embora Renato Gaúcho nos venha acostumando a focar sua maior ambição nas provas de eliminatórias.

Momento de Forma


Como já mencionei acima, o Grêmio não vem nada bem nesse começo de Brasileirão, e mesmo não tendo Libertadores para estorvar, a equipe segue numa dececionante 12ª colocação com apenas 12 pontos somados ao cabo de 9 rodadas.

Já na Copa Libertadores, o começo em Março havia sido positivo com vitória na Colômbia frente ao América de Cali e empate em casa no GreNal.

O que mais vem preocupando o time do Grêmio é sua dificuldade para marcar gols, pois ao fim de nove rodadas no Campeonato Brasileiro só conseguiu marcar por oito vezes, numa média inferior a um gol por partida. Sem Everton Cebolinha ou Luan para desequilibrar na frente, a equipe tem sentido grandes problemas ofensivos.

Pontos Fortes e Pontos Fracos


Esta equipe do Grêmio é especialista na Copa Libertadores e seus resultados nos últimos três anos exemplificam isso na perfeição. A equipe possui uma defensiva muito estável e experiente que permite tomar poucos gols em jogos de decisão, então sempre tem boas chances de qualificar.

Além disso, o estilo de jogo de Renato Gaúcho faz com que o Grêmio tenha muita posse de bola em seus jogos, assim retirando a chance a seus oponentes de amassarem o Tricolor Imortal no ataque.

Como fraqueza, não há como negar que o Grêmio está sofrendo bastante para ser forte no ataque. Diego Souza foi uma boa contratação mas tem estado muito desacompanhado lá na frente, enquanto Thiago Neves se revelou uma grande desilusão e já rescindiu com o clube. Uma eventual melhorada ofensiva da equipe é crucial para que possam ter mais uma boa campanha.

Notícias de Transferências


Desde as primeiras duas partidas em Março, o Grêmio viu partir importante peças ofensivas como Everton Cebolinha e Luciano, não tendo ainda encontrado substitutos à altura. Ainda assim, as chegadas de Everton e Robinho podem ser importantes apesar dos jogadores não terem ainda criado o impacto desejado no clube.

A diretoria do clube continua buscando um centroavante que possa adicionar qualidade ao ataque da equipe, porém, de momento ainda não há novidades e o time segue com o elenco disponível.

Jogadores a ter em conta...

geromel_gremio.jpg

Eixo defensivo: Grande parte do sucesso recente do Grêmio vem de sua coesão defensiva. O experiente e capitão Pedro Geromel tem formado boa parceria com o argentino Kannemann e a chegada do goleiro Vanderlei também deve acrescentar qualidade ao time em 2020.

Diego Souza: No ataque, Diego Souza chegou para acrescentar mais gols a uma carreira recheada deles. Aos 35 anos de idade, e com muitos gols no Brasileirão e Libertadores ele pode ser peça chave no ataque gremista na Libertadores.

***

Acesse os Guias de Equipe para a CONMEBOL Libertadores aqui