Copa Libertadores 2020 - Guia de Equipes: Santos com elenco fragilizado

Marinho vem sendo o grande destaque do Santos nessa temporada

O Santos é mais um dos times brasileiros que sempre tem ambições na Copa Libertadores, porém os problemas financeiros no clube acabaram tornando seu elenco mais vulnerável...

"A equipe continua evidenciando sérios problemas defensivos que vêm sendo mascarados pelo excelente momento de forma de seu atacante Marinho que já soma seis gols e três assistências no Brasileirão."

O Santos entrou com o pé direito na Copa Libertadores somando duas vitórias em duas partidas, porém muita coisa mudou desde então com o técnico Jesualdo Ferreira acabando demitido e vários jogadores importantes abandonando o clube reclamando salários em atraso.

Por essa razão, não surpreende que o Peixe apresente cotações altas de 16.0015/1 para vencer a Copa Libertadores 2020, prova que não vence desde 2011 quando um tal de Neymar brilhava acima de todos.

cuca_santos.jpg

Após a saída do técnico português, o Santos chegou a acordo com Cuca - técnico brasileiro de grande experiência que tentará equilibrar o time e gerir da melhor forma um reduzido elenco entre Brasileirão e Libertadores.

Momento de Forma


O Santos levou seu tempo a acertar no Brasileirão após tantas mudanças que levaram a saída de jogadores chave como Evandro, Eduardo Sasha ou Vitor Bueno.

Ainda assim, a equipe se prepara para retornar à Libertadores num bom momento após vencer suas últimas duas partidas no Brasileirão e dando um salto na tabela para os lugares de acesso à próxima Copa Libertadores.

Mas a equipe continua evidenciando sérios problemas defensivos que vêm sendo mascarados pelo excelente momento de forma de seu atacante Marinho que já soma seis gols e três assistências no Brasileirão. O jogador de 30 anos participou em nove dos 12 gols do time na Serie A e isso explica sua influência atual.

Pontos Fortes e Pontos Fracos


Esse time do Santos tem claramente sua principal força no ataque, mais especificamente no contra-ataque onde rápidos jogadores como Yeferson Soteldo, Kaio Jorge ou Marinho podem fazer grandes estragos.

marinho_Santos.jpg

Por outro lado, seu setor defensivo deixa algo a desejar e as opções além dos titulares parecem fracas para partidas tão exigentes quanto a Libertadores. Assim, o principal foco de Cuca estará em solidificar seu setor mais recuado a fim de dar estabilidade à equipe para os desafios que se seguem.

Notícias sobre Transferências


Como já mencionei acima, o Santos sofreu bastante durante a pandemia do Covid-19 ao revelar grandes dificuldades para cumprir seus pagamentos com a maioria dos jogadores. Isso originou uma pequena debandada de jogadores importantes que, naturalmente fragilizou seu elenco.

A incapacidade do time em recrutar novos jogadores nessa fase acabou os colocando numa posição secundária na lista de favoritos à CONMEBOL Libertadores e tudo indica que nada se alterará nessa fase difícil para a maioria dos clubes mundiais.

Jogadores a ter em conta...


Marinho e mais dez: Até esse momento, Marinho é claramente o jogador em destaque na equipe. Ele faz muitos gols de bola corrida e faltas, mas também é exímio no passe para finalizações de seus companheiros, então, muito do eventual sucesso do time na competição passará por seus pés.

Pequeno Soteldo: O jovem talentoso venezuelano continua confirmando sua grande qualidade, no entanto, fica atrás de Marinho no destaque por conta de sua fraca capacidade goleadora. Ele cria muito jogo para a sua equipe e transporta muita bola, mas ainda tem alguma falta de gol em seu jogo.

***

Acesse os Guias de Equipe para a CONMEBOL Libertadores aqui