Euro 2012: Markus Theil sobre a Alemanha

Lahm é um jogador fundamental na equipa, como jogador e capitão. Estará recuperado do choque da Liga dos Campeões?

A derrota do Bayern na final da Liga dos Campeões foi um enorme golpe na confiança de jogadores base da selecção que militam na equipa germânica. Neste momento, o "staff" da Mannschaft já trabalha arduamente para reabilitar estes jogadores e garantir que esta geração de ouro irá utilizar o seu talento para, finalmente conquistar troféus.

Se a selecção germânica acertar defensivamente, e melhorar a moral dos jogadores do Bayern, eles estarão com o caminho aberto para alcançar a Final da prova.

Alemanha para chegar à Final a 2.546/4

A Preparação

A missão de Joachim Low não tem sido fácil no sentido de preparar a sua equipa para o Euro 2012. A final da Taça da Alemanha, o tardio final da Liga Espanhola e a Final da Liga dos Campeões forçou "Jogi" a dispor de apenas metade do plantel durante demasiado tempo, pelo que o plano de trabalhos não estará com a eficiência desejada.


A "Ressaca" da Liga dos Campeões e outros problemas

A condição mental dos jogadores do Bayern após a dolorosa derrota na Liga dos Campeões é um problema claro. Para piorar a situação a equipa bávara ainda teve de efectuar um encontro frente à Holanda antes da partida para estágio, com três títulos perdidos em mente.

De qualquer das formas Joachim Low manifestou a sua confiança na força mental de Schweinsteiger e companhia para deixarem as suas frustrações para trás, já o povo alemão não pensa assim e teme que o seu desempenho seja afectado pelas desilusões a nível de clube.
Será interessante obter o "feed-back" do psicólogo da selecção após as primeiras conversas com esses "martrizados" jogadores.

Outro dos potenciais problemas poderá ser a crescente rivalidade entre jogadores de Bayern e Dortmund, tal teve um epicentro na Bundesliga e na Taça desta temporada. A realidade é que ao longo dos tempos os jogadores germânicos são conhecidos pela sua capacidade de assumir responsabilidades e deixarem para trás quaisquer "desaguisados".

Optimismo

Os adeptos alemães esperam muitos golos da sua selecção (34 nos 10 jogos de qualificação) tendo em conta o desempenho ofensivo dos médios e atacantes nos seus clubes durante a temporada.
Miroslav Klose brilhou na Lazio, Mario Gomez marcou 40 golos no Bayern, Podolski foi o único jogador credível do recém-relegado Colónia e um elemento muito competente sempre que foi chamado à selecção.
Para além dos atacantes, Schweinsteiger, Thomas Muller, Ozil, Toni Kroos e Gotze, a revelação do ano, são sempre jogadores perigosos frente à baliza e podem criar "magia extra" sempre que necessário.

A Muralha

A defesa é o sector onde os fãs estão mais incertos. Philip Lahm é o único elemento que dispensa desconfiança. A questão é entender onde irá o capitão actuar, no lado direito ou no lado esquerdo da defesa.
Low estará a rezar para que o lateral não seja suspenso em nenhum encontro pois é um descanso te-lo em campo a comandar as tropas.


Löw em altas

O técnico da selecção alemã desenvolveu uma enorme auto-confiança na equipa desde que a assumiu em detrimento de Jurgen Klinsmann, onde já era o mestre da táctica. Low implementou o "Futebol Vertical" que consiste em passar a bola rapidamente até ao ataque sem recorrer ao futebol lateralizado a meio-campo.
E, na verdade os futebolistas alemães deixaram de ser vistos como tanques ou máquinas de guerra empenhados em cumprir as suas missões, passando a ter reputação de jogadores criativos com muito carácter. Não custa, portanto perceber o porquê da selecção alemã ser, actualmente tão adorada pelo seu povo.

Incentivo adicional

para além do meticuloso palno de jogo e preparação de Joachim Low, existe outro importante ponto a favor que deve ser mencionado: Klose e Podolski são de origem polaca e estarão ansiosos por brilhar diante da sua "casa mãe", se/quando a Alemanha jogar os Quartos de Final. Infelizmente, a Alemanha jogará a sua fase de grupos na Ucrânia, mas quem sabe se a motivação de jogarem os Quartos de Final na Polónia não irá adicionar uma motivação extra nestes dois elementos.


Aposta para o Torneio

A Alemanha é muito respeitada pelos seus adversário no Grupo A. Porém, os germânicos já forma humilhados pelas três equipas em causa em Fases Finais (Holanda 1988, Dinamarca 1992, Portugal 2000)mas ainda assim parece existir qualidade suficiente para superar (pelo menos) Dinamarca e Portugal. Todos os jogadores têm o título como grande objectivo e acreditam nisso. Se a selecção germânica acertar defensivamente, e melhorar a moral dos jogadores do Bayern, eles estarão com o caminho aberto para alcançar a Final da prova. Qualquer outro desfecho será uma desilusão para os seus adeptos na Alemanha.

Alemanha para chegar à Final a 2.546/4

*Markus Theil