Netherlands

Euro 2012: Onno Hansum sobre a Holanda

Que Van Persie vamos ter? o que brilhou esta época no Arsenal, ou aquele que foi decepcionante na África do Sul há dois anos atrás?

Esta equipa Holandesa está entre duas gerações. E estão no grupo mais difícil do lote com a Dinamarca, Alemanha e Portugal.


Apostar Contra Holanda para Qualificar no Grupo B @ 1.68/13

A Holanda é clara favorita a passar no Grupo B e uma das três maiores candidatas a vencer o Euro, no entanto há problemas com o equilíbrio desta equipa até porque há bastante desconfiança em Van Persie após a sua pobre prestação na África do Sul, argumento Onno Hansum.

Qual é a expectativa para apostar na selecção holandesa? O que é que o país/você pensa sobre ser possível uma Holanda campeã da europa?

Os Holandeses esperam um Euro 2012 muito complicado. Claro que somos optimistas sempre que o país se veste de laranja. Temos nomes suficientemente grandes, especialmente no meio campo e no ataque. Mas serão suficientes para um grupo com nomes como a Dinamarca, Alemanha e Portugal? Alguns jogadores estão a envelhecer e a defesa é uma preocupação constante. Depois de algumas desilusões contra o Bayern Munique e a Bulgária nos últimos dias, muitos adeptos têm sérias dúvidas.

O treinador é acarinhado pelos adeptos/jogadores?

Não há dúvida acerca da posição de Bert van Marwijk. Ele é muito popular tanto entre jogadores como entre os adeptos. Além disso, ele ganhou muito crédito durante o Mundial. Mas depois da derrota contra a Bulgária, Van Marwijk ficou bastante chateado depois de uma série de perguntas na conferência de imprensa relacionadas com Marco van Basten e Ruud Gullit. Fomos os únicos que vimos que estava errado, portanto não há motivos de preocupação.
Logo Van Marwijk também vai ter que fazer uma série de decisões importantes. Jogadores de renome vão ter que se contentar com um lugar no banco. A grande dúvida é: será que ele confia nos mesmos nomes e tácticas de há dois anos atrás?

Quais foram os grandes pontos de interesse relativamente à escolha dos jogadores e tácticas ao longo do ano passado?

Bem, na Holanda muitas pessoas ainda dizem que jogámos o último mundial com 10 jogadores porque Robin Van Persie estava claramente fora de forma. Obviamente que Van Marwijk não o vai evitar depois da temporada que atravessou, mas ele terá que demonstrar uma grande vontade para nos ajudar a esquecer o que aconteceu há dois anos.
A formação será a mesma que tem sido ao longo dos anos: 4-2-3-1 com Mark van Bommel e Nigel de Jong como jogadores do meio-campo defensivo. Mas este sistema pode não ser o adequado a Robin van Persie. Outro comentário que tem sido feito é o facto de muitos jogadores terem jogado muito pouco devido a lesões (Afellay) ou sendo menos rentáveis para o novo treinador nos respectivos clubes (Nigel de Jong, Dirk Kuyt).
Os 23 nomes são os mais lógicos com algumas surpresas à mistura, como os jovens Jetro Willems (PSV) e Luciano Narsingh, do Heerenveen.

Que jogador é que é a Holanda não poderá perder por nenhuma razão?

Qualquer um da defesa. Se alguma coisa acontecer aos defesas centrais Johnny Heitinga ou Joris Mathijssen, cujos níveis físicos estão muito instáveis neste momento, os holandeses terão um grande problema. A posição de lateral-esquerdo é de longe o elo mais fraco. O médio do Sporting, Stijn Schaars muito provavelmente irá ocupar esse papel. As alternativas, ambos do PSV, são muito inexperientes Jetro Willems (18 anos) ou Wilfred Bouma (33 anos), que costuma ocupar a posição de defesa central.
Maarten Stekelenburg, primeiro guarda-redes, não está 100 por cento apto e apenas treinou para este campeonato. Mas em Inglaterra toda a gente está familiarizada com as qualidades de Michel Vorm (Swansea) e Tim Krul (Newcastle).

Quais são os pontos fortes da equipa? E pontos fracos?

Podem já ter ouvido falar de Huntelaar ou da questão Van Persie. Será que Van Marwijk se atreve a colocar o grande goleador da Bundesliga e o da Premier League? E sobre Van der Vaar, Sneijder, Kuyt e Robben? Pelo menos dois destes "Grandes Seis" não irão aparecer no primeiro line-up.
Marcar golos não será um problema. As maiores preocupações são sem dúvida na defesa. Cada adversário que se atreva a pôr pressão nas posições de defesa-lateral holandesas vão facilmente encontrar um caminho para o golo.
Os jogadores no banco podem ser uma grande força. Mas novamente isto conta apenas para jogadores de meio-campo e avançados. Ibrahim Afellay, do Barcelona, está muito ansioso para mostrar as suas qualificações depois de ter feito uma lesão dos ligamentos, e tanto Luciano Nartsingh como Luuk de Jong conseguem facilmente fazer golo caso entrem em campo como substitutos.

Apostas para o torneio

Esta equipa Holandesa está entre duas gerações. E estão no grupo mais difícil do lote com a Dinamarca, Alemanha e Portugal. Adicionar um sistema que não se encaixe em Robin van Persie pode levar a Holanda a falhar na qualificação do Grupo B.