Euro 2012: Guia das Equipas - Espanha

Xavi é o maestro da "armada espanhola", mas conseguirá exibir-se ao seu melhor nível?

A equipa favorita a vencer o europeu teve um registo 100% vitorioso na fase de qualificação, no entanto o seu desempenho defensivo abaixo do nível habitual tem levantado algumas dúvidas. Continuam a ser uma das equipas mais fortes mas as coisas poderão não correr tão bem como em anos anteriores...

Quando analisada de perto, a campanha de qualificação da Espanha foi totalmente previsível. A selecção ganhou os oito jogos e conseguiu a primeira posição, a 11 pontos do seu rival mais próximo, a República Checa.

Caminho para o Euro 2012

Quando analisada de perto, a campanha de qualificação da Espanha foi totalmente previsível. A selecção ganhou os oito jogos e conseguiu a primeira posição, a 11 pontos do seu rival mais próximo, a República Checa. Foi interessante o facto de a equipa ter demonstrado uma fraqueza pouco comum no seu historial. Tendo em conta que os seus rivais concretizaram 12, 9, 4 e 3 golos respetivamente, foi surpreendente ver a Espanha sofrer seis tentos. Poderá parecer demasiado rigoroso, mas o nível esperado dos campeões europeus e mundiais é muito elevado. Além disso, vale a pena notar que a Lituânia marcou tanto fora como em casa, a Escócia acertou duas vezes na baliza em Glasgow e a República Checa concretizou um golo em Alicante. Assim sendo, a única seleção do grupo que não marcou contra a Espanha foi o Liechtenstein, o que leva a pensar que a aposta em golos para as duas equipas poderá não ser uma má ideia no caso da Espanha, especialmente se for uma escolha sensata em termos de preço. Continuam excelentes no ataque, mas o desempenho do Chelsea contra o Barcelona e a tática de Roberto Di Matteo não deverão ter passado despercebidos a Prandelli, Bilic e Trapattoni, pelo que o seu percurso poderá ser mais acidentado do que o esperado por muitos.

O Treinador

Luis Aragonés foi o selecionador espanhol durante o Euro 2008 e Vicente Del Bosque, que já conta com uma vitória no Mundial, não vai poupar esforços para conseguir a taça Henri Delaunay, especialmente porque, enquanto jogador (em 1980), viu a Espanha ser eliminada do Europeu sem uma única vitória. O trabalho de Del Bosque com a selecção espanhola é, sem dúvida, assombroso. Além disso, deve louvar-se a vitória da equipa nos últimos 26 jogos de qualificação, assim como a conquista dos títulos de campeão europeu e mundial. Se a isto juntarmos as duas vitórias na La Liga e na Liga dos Campeões, Del Bosque pode ser considerado, justamente, um dos melhores treinadores da história do futebol europeu. Há quem diga que a contratação para os seus vários cargos veio na altura certa, mas não devemos subestimar a pressão inerente a deter as rédeas da melhor equipa do mundo, uma função a que o estilo discreto de Del Bosque se adequa na perfeição. Não será por sua causa que a Espanha irá fracassar no Euro 2012.

A Estrela

Esta é difícil, por motivos óbvios. Como é que podemos optar entre Xavi e Andrés Iniesta, ignorando Iker Casillas, os dois Davids, Silva e Villa? Embora não seja uma ideia muito original, Xavi é o melhor e mais influente jogador da Espanha e é uma pena que a sua presença no Euro 2012 esteja ensombrada por dúvidas. O homem que tão bem determina o ritmo do Barcelona não o conseguiu fazer durante a sua eliminação da Liga dos Campeões, pelo que é essencial que Xavi regresse à sua melhor forma neste verão. O problema não reside na diminuição das suas habilidades, mas numa lesão do tendão de Aquiles. Na minha opinião, o preço da vitória da Espanha no Euro 2012 é demasiado baixo, 3.953/1, e se Xavi apresentar apenas 70% do seu rendimento habitual, o preço será ainda mais baixo. Com 32 anos, ele sabe que este poderá ser o seu último grande torneio. Vai dar tudo por tudo. Só espero que as pernas aguentem.

A Muralha

Os dois atacantes mais destacados da Liga Europa desta época estiveram na linha da frente da final. Na minha opinião, Radamel Falcao é melhor jogador do que Fernando Llorente, mas não quero subestimar a estrela do Bilbao. Llorente marcou três vezes na fase de qualificação e é o centro sólido das jogadas dos jovens médios atacantes do Athletic. Iker Muniain é o único elemento do restante quinteto atacante presente no torneio, mas o papel de Llorente na seleção poderá ser fundamental. Poderá permitir uma abordagem diferente ao jogo, uma atitude mais directa e essa diversidade será muito importante nas ocasiões em que a Espanha não deslumbre.

O Jovem

Na categoria de jovens talentosos temos o par do Bilbao, Javi Martínez e Iker Muniain, mas o jovem jogador (e, sim, ainda tem idade para ser incluído nesta lista) que desempenhará um papel importantíssimo será Sergio Busquets (23 anos). Não dá nas vistas, mas foi o rochedo do Barcelona esta época e não faltam argumentos para considerá-lo o jogador mais consistente da equipa de Guardiola. Se compararmos Busquets com outros jogadores em posições semelhantes, torna-se evidente como é valioso. Busquets interrompe as jogadas com mais eficácia do que, por exemplo, Gareth Barry, mas é também uma ameaça em frente à baliza (é mais perigoso do que, por exemplo, Daniele De Rossi). Busquets é muitos jogadores num só e distribui jogo de forma mais discreta do que Xavi e Iniesta, mas é quase tão importante para o bom desempenho da Espanha.

A Aposta

O preço da vitória da Espanha no Euro 2012 é demasiado baixo, 3.8514/5, e penso que - por poucas palavras - isso se nos remete para uma aposta contra a esse preço. No entanto, sei que a maioria dos jogadores não apostará contra a esse preço, por isso, temos de procurar uma alternativa.

Se David Villa estivesse em plena forma e tivesse um lugar garantido na equipa, o título de melhor marcador espanhol estaria quase garantido; mas se, como eu, acharem que a Espanha poderá vir a passar por dificuldades, poderá ser boa ideia procurar uma alternativa nesse mercado. David Silva marcou quatro vezes na fase de qualificação e conseguiu 15 golos em 55 internacionalizações. Antes do cansaço do final da época, demonstrou a sua garra pelo Manchester City e acho que poderá valer 12.011/1. Três golos poderá ser a aposta vencedora e ele está à altura desse resultado.