Guia de Equipes

Euro 2012: Guia das Equipas - Grécia

A consistência defensiva será a principal arma desta experiente formação grega.

A Grécia exibiu uma boa forma no apuramento, com força nas situações de adversidade e tem todas as possibilidades de conquistar um lugar no Quartos de Final do torneio.
Dou-lhes 2.89/5 para o apuramento.

A Grécia, vencedora do Europeu em 2004 surge na Ucrânia e Polónia com poucas responsabilidades, algo que poderá jogar a favor de uma equipa bastante entrosada e experiente.

O percurso até ao Euro 2012

Os vencedores desta competição em 2004 são constantemente menosprezados pelo público, muito embora consigam encontrar sempre uma forma de se saírem bem nas fases de apuramento. A verdade é que a vitória no seu grupo foi merecida e o facto de terem ganho quatro pontos frente a uma Croácia que uma ou duas pessoas apostava que se iria sair bem mostra que estão a levar tudo isto muito a sério. Embora não tenha sido propriamente uma surpresa, foi a força defensiva da Grécia que a sustentou e, tendo sofrido apenas cinco golos em dez jogos de apuramento, tem-se uma ideia da forma como abordam os jogos sob a batuta de Fernando Santos. Ainda que seja um treinador com uma personalidade diferente do seu antecessor, o seu estilo de futebol é semelhante, o que se adequa bem a esta equipa. Durante o apuramento, os jogos da Grécia tiveram uma média de 1,9 golos e apenas três dos dez jogos apresentaram mais de 2,5 golos. Como já referi na antevisão para a Rússia, aquela partida de 16 de Junho em Varsóvia vai certamente virar tudo do avesso.

O seleccionador

Se se tivesse ido embora quando deveria, Otto Rehhagel seria difícil de acompanhar. Contudo, a Grécia estava tão cansada da sua gestão pós-Euro 2004, que Fernando Santos foi capaz de assumir o cargo numa boa altura: e a verdade é que tem tido sucesso na sua tarefa. Sob a sua direcção, a Grécia só perdeu uma vez, mas os oito empates nesses 19 jogos mostram até que ponto a Grécia de Santos não é assim tão diferente da versão de Rehhagel. Executar bem os passes básicos, não correr riscos e esperar pelo sucesso. É um treinador com muita experiência, depois de ter estado à frente do Porto, do Sporting e do Benfica e sabe precisamente aquilo que a sua equipa tem de fazer para passar da fase de grupos. Está habituado aos êxitos com equipas mais pequenas, tendo levado o Estoril da 3ª divisão do campeonato de futebol português até ao topo. Vai precisar de toda a motivação aqui.

A estrela

Sotiris Ninis

Ninis não jogou um único jogo na fase do apuramento devido a uma lesão e tem estado parado desde então. Porém, é a frescura deste jogador que pode fazer dele o homem chave da Grécia no Euro 2012. Ninis chamou a atenção de uma série de clubes italianos e juntou-se ao Parma para a próxima época, a braços com a quase inevitável partida de Sebastian Giovinco. Ninis nasceu na Albânia, filho de pais gregos e tornou-se o mais jovem goleador de sempre da Grécia ao marcar um golo cinco minutos após a sua estreia internacional contra o Chipre. Com a lesão, a sua trajectória de ascensão não tem continuado ao ritmo que gostaria, mas não se deixem enganar - trata-se de um verdadeiro talento. É verdade que tem de melhorar o rácio de marcação de golos, tendo apenas conseguido marcar 10 em 88 pelo Panathanaikos e 2 nas suas 19 internacionalizações, mas estará certamente fresco para o Euro 2012 e poderá ter impacto.

O rochedo

Sokratis

Este jogador de 23 anos joga na defesa com a atitude resistente de um homem mais velho. Ele e Avraam Papadopoulos procuram fixar o coração da defesa grega e esse vai ser o ponto central do seu desafio. Sokratis tem tido uma época sensacional emprestado pelo Genoa ao inconsistente Werder Bremen e vai certamente florescer num enquadramento mais defensivo. Fez duas aparições nas fases de grupos do Campeonato Mundial de 2010 e essa experiência vai ajudá-lo: na minha opinião, é melhor jogador que os defesas gregos que apareceram nos últimos anos. É um jogador interessante, a manter debaixo de olho nos mercados de apostas. A Grécia é uma equipa indisciplinada, com mais cartões do que qualquer outro dos 16 finalistas no apuramento, e Sokratis foi admoestado 13 vezes nas suas 31 aparições no Bremen no último ano, tendo sido expulso na vitória de apuramento com Malta.


O jovem

Giannis Fetfatzidis é um bom exemplo de um jogador que divide as opiniões: o seu treinador no Olympiakos esforça-se por arranjar uma posição habitual para este jovem de 21 anos, mas Santos gosta dele e fez dele um habitué na equipa nacional. Não me parece que vá passar a jogar muitos jogos, mas é certamente capaz de ter impacto a partir do banco. Tem aquela qualidade rara na equipa grega de conseguir bater um jogador e criar uma situação, e a verdade é que marcou duas vezes nas suas sete presenças para o apuramento. Já venceu dois títulos da liga e uma Taça com o Olympiakos e o facto de ter goleado nas suas duas últimas aparições da época mostra que chega ao Euro 2012 em boa forma.

A aposta para o torneio

Ainda que nova vitória grega no campeonato da Europa seja, como é óbvio, extremamente improvável, o que é interessante neste desafio é que o resultado do sorteio dá-lhes uma hipótese. A Grécia exibiu uma boa forma no apuramento, com força nas situações de adversidade e tem todas as possibilidades de conquistar um lugar no Quartos de Final do torneio. Penso que as pessoas menosprezam esta equipa porque a vêem como aborrecida. E é, mas muitas equipas aborrecidas conseguiram o apuramento a partir da fase de grupos do Campeonato Europeu que são bem mais difíceis do que este e a Grécia ganhou o Euro 2004 a jogar desta forma. Fico estarrecido com a vontade demonstrada em estar contra eles. O mais provável é que a sorte deles acabe porque, independentemente do que aconteça com os Grupos A e B em termos de lugares finais, a Grécia terá certamente de enfrentar a Alemanha, a Holanda ou Portugal. Dava-lhes hipóteses contra Portugal, mas mais do que isso não. Por isso, acho que a viagem deles terminará na fase dos quartos de final. Dou-lhes 2.89/5 para o apuramento e esta é a aposta http://sports.betfair.com/futebol/market?id=1.104466454.

*texto de Dave Farrar