Apostas EURO 2020: Os países mais e menos beneficiados com o adiamento da prova para 2021

Quem ficou mais perto do título europeu com o seu adiamento para 2021?

Como em tudo na vida, há sempre aqueles que são apanhados no meio do turbilhão quando menos desejavam e há outros que até agradecem certos acontecimentos. Claro, ninguém queria o Covid-19 no planeta, mas poderão existir selecções mais beneficiadas que outras com o adiamento do EURO 2020...

"A Inglaterra terá Harry Kane e Rashford em 2021 e um colectivo ainda mais entrosado, portanto a turma de Gareth Southgate não terá ficado aborrecida com esta adiamento..."

A UEFA confirmou esta terça-feira que não teremos Campeonato da Europa este ano, com o mesmo a transitar para para 2021 entre 11 de Junho e 11 de Julho. Quem sai a ganhar com isto, e quem sai a perder numa perspectiva meramente desportiva?

Equipas jovens em rápido crescimento


Olhando friamente ao leque de candidatos presentes no mercado para Vencedor do EURO 2020 já era possível detectar a presença de várias jovens formações que estavam a crescer a pulso no futebol europeu.

Uma das que mais me salta à vista é claramente a selecção inglesa que tem por estes dias uma quantidade de jovens jogadores talentosos realmente assustadora. Eles estavam a 7.206/1 há poucas horas e já baixaram até 6.806/1 de modo perfeitamente compreensível.

Isto deve-se ao facto de dois dos seus jogadores ofensivos mais importantes estarem lesionados e, provavelmente falhariam o EURO ou chegariam lá longe da melhor forma. Falo de Harry Kane e Marcus Rashford.

southgate_inglaterra.jpg

Além disso, Gareth Southgate tem feito um excelente trabalho no sentido de dotar todos estes talentos de um bom sentido colectivo com a camisola dos Three Lions ao peito.

Jogadores como Alexander-Arnold, Harry Maguire ou Jadon Sancho ainda estavam em fase de afirmação no contexto da seleção inglesa e podem assim acentuar o seu entrosamento por mais um ano por forma a colocarem a Inglaterra num patamar ainda mais elevado do que aquele em que já se apresenta.

Em suma, se juntarmos a recuperação de peças-chave com a evolução galopante de extraordinários jogadores eu diria que a Inglaterra é hoje mais favorita após sabermos que o EURO foi adiado para 2021.

Outra equipa que pode beneficiar com isto é a Holanda, que tem actualmente uma jovem geração de jogadores que será fortalecida por mais um ano de crescimento e experiência. Frenkie De Jong, Mathijs De Ligt, Virgil van Dijk ou Wijnaldum competem ao mais alto nível, mas outros jovens como Donyell Malen ou Myron Boadu podem ser trunfos bem mais fortes daqui por um ano.

A Holanda negoceia a 9.4017/2 e precisa ser muito seriamente tida em conta daqui por um ano e pouco.

Alemanha 9.6017/2, Espanha 9.6017/2 e Itália 14.0013/1 também atravessam um período de remodelação dos seus plantéis, mas eu diria que nenhuma dessas formações tem uma geração propriamente distinta a nascer pelo que um ano de diferença não tende a fazer grande diferença nas suas performances em 2021.

Equipas no auge que podem perder fulgor


A actual favorita a vencer o EURO 2020 ainda é a Bélgica a 6.205/1, mas esta paragem não será propriamente benéfica para eles, embora exista a boa notícia de provavelmente poderem ter Eden Hazard a 100% daqui por um ano.

Por outro lado, jogadores no auge das suas carreiras como Romelu Lukaku, Dries Mertens ou Kevin De Bruyne desejariam que a prova acontecesse este ano numa altura em que desfilam classe por esse futebol europeu.

Também o actual campeão mundial não poderá dizer que este adiamento é benéfico. Com Kylian Mbappe em estado de graça e outros jogadores nucleares como Antoine Griezmann ou Blaise Matuidi em boa forma, e ainda com Paul Pogba a caminhar para a recuperação, a França 7.006/1 estaria muito focada em conquistar uma prova que deixou fugir em 2016 de modo frustrante contra Portugal, mas parece que terá de esperar um ano, e contar com concorrência mais feroz nessa altura.

Cristiano Ronaldo terá 36 anos...


Portugal 19.0018/1 será campeão europeu por mais um ano, mas também não será uma das equipas mais favorecidas por este adiamento uma vez que a sua super-estrela já não vai para nova, e se teria 35 anos em 2020, terá mais um daqui por um ano.

portugal_ronaldo_bernardo.jpg

Sim, todos sabemos que CR7 é uma máquina física que não descura a sua boa forma, porém algum dia terá de começar a perder gás e o aproximar dos 40 não deve trazer boas novas para a nação lusitana.

Apesar de ter jovens jogadores a despontar como Bruno Fernandes e João Félix, a verdade é que ninguém marca tanto quanto Ronaldo, além do seu espírito de liderança que é tão importante para as novas gerações. Esperemos que o astro português se mantenha perto do seu melhor dentro de um ano, e que outros talentos ao mais alto nível como Bernardo Silva ou Ricardo Pereira (este irá beneficiar pois contraiu grave lesão) possam estar no seu auge nessa altura...


Lista de Favoritos Actuais a vencer o EURO 2021:
--- Bélgica 6.205/1
--- Inglaterra 6.806/1
--- França 7.006/1
--- Holanda 9.4017/2
--- Espanha 9.6017/2
--- Alemanha 9.6017/2
--- Itália 14.0013/1
--- Portugal 19.0018/1

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"